Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40387 |
Resumo: | A linguagem pode ser vista, entre outros aspectos, como a forma com que o indivíduo se comunica com o seu meio, sendo assim, a linguagem oral é um dos instrumentos pela qual é transmitida a mensagem entre as pessoas. O sujeito se constitui através das suas relações com o mundo e com o outro e é a linguagem que permite essa construção por meio das relações estabelecidas no meio onde está inserido. A pandemia do Covid-19, impactou toda sociedade do mundo atual, incluindo o grupo de crianças em período de desenvolvimento da linguagem. Este trabalho consiste em revisão integrativa das alterações do desenvolvimento da linguagem infantil durante o período de distanciamento social, causado pela pandemia. Foram utilizadas três bases de dados, sendo elas Google Acadêmico, Scielo, e Lilacs. foram encontrados 7 artigos que preenchiam os critérios estabelecidos. Os resultados apontam fatores contribuintes para o atraso de linguagem associados à pandemia de covid 19. A revisão integrativa apresentou três eixos principais no âmbito da pesquisa, que foram: distanciamento social, impacto da covid-19 no desenvolvimento da linguagem infantil e natureza dialógica ao distanciamento social, entre outros fatores atrelados, contudo o estudo pôde mostrar a necessidade da ampliação de pesquisas no campo de atrasos de linguagem infantil pós Covid-19. Nesse estudo, conclui-se que a revisão integrativa fortalece e comprova que há de fato uma relação direta do impacto da pandemia no desenvolvimento da linguagem infantil |
id |
PUC_SP-1_cb51c4dad9794d2552760e61854dd892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/40387 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Maria Cecilia dehttp://lattes.cnpq.br/2647375101078968Azevedo, Debora Santos2023-12-08T18:49:03Z2023-12-08T18:49:03Z2023-12-01Azevedo, Debora Santos. Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40387A linguagem pode ser vista, entre outros aspectos, como a forma com que o indivíduo se comunica com o seu meio, sendo assim, a linguagem oral é um dos instrumentos pela qual é transmitida a mensagem entre as pessoas. O sujeito se constitui através das suas relações com o mundo e com o outro e é a linguagem que permite essa construção por meio das relações estabelecidas no meio onde está inserido. A pandemia do Covid-19, impactou toda sociedade do mundo atual, incluindo o grupo de crianças em período de desenvolvimento da linguagem. Este trabalho consiste em revisão integrativa das alterações do desenvolvimento da linguagem infantil durante o período de distanciamento social, causado pela pandemia. Foram utilizadas três bases de dados, sendo elas Google Acadêmico, Scielo, e Lilacs. foram encontrados 7 artigos que preenchiam os critérios estabelecidos. Os resultados apontam fatores contribuintes para o atraso de linguagem associados à pandemia de covid 19. A revisão integrativa apresentou três eixos principais no âmbito da pesquisa, que foram: distanciamento social, impacto da covid-19 no desenvolvimento da linguagem infantil e natureza dialógica ao distanciamento social, entre outros fatores atrelados, contudo o estudo pôde mostrar a necessidade da ampliação de pesquisas no campo de atrasos de linguagem infantil pós Covid-19. Nesse estudo, conclui-se que a revisão integrativa fortalece e comprova que há de fato uma relação direta do impacto da pandemia no desenvolvimento da linguagem infantilporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAAlteração de linguagem infantilCOVID-19Distanciamento socialAtraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDEBORA SANTOS AZEVEDO.pdfapplication/pdf282360https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40387/1/DEBORA%20SANTOS%20AZEVEDO.pdf51099c4fa6c1546d6bf30f729cde0f6bMD51TEXTDEBORA SANTOS AZEVEDO.pdf.txtDEBORA SANTOS AZEVEDO.pdf.txtExtracted texttext/plain35464https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40387/2/DEBORA%20SANTOS%20AZEVEDO.pdf.txt3fd0cd54497150cf114092f2edbfa856MD52THUMBNAILDEBORA SANTOS AZEVEDO.pdf.jpgDEBORA SANTOS AZEVEDO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40387/3/DEBORA%20SANTOS%20AZEVEDO.pdf.jpgf1df35c1e0f7c9c0fab034b5dc1f47cdMD53handle/403872023-12-09 01:04:15.133oai:repositorio.pucsp.br:handle/40387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-12-09T04:04:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19) |
title |
Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19) |
spellingShingle |
Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19) Azevedo, Debora Santos CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Alteração de linguagem infantil COVID-19 Distanciamento social |
title_short |
Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19) |
title_full |
Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19) |
title_fullStr |
Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19) |
title_full_unstemmed |
Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19) |
title_sort |
Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19) |
author |
Azevedo, Debora Santos |
author_facet |
Azevedo, Debora Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura, Maria Cecilia de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2647375101078968 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Debora Santos |
contributor_str_mv |
Moura, Maria Cecilia de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Alteração de linguagem infantil COVID-19 Distanciamento social |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alteração de linguagem infantil COVID-19 Distanciamento social |
description |
A linguagem pode ser vista, entre outros aspectos, como a forma com que o indivíduo se comunica com o seu meio, sendo assim, a linguagem oral é um dos instrumentos pela qual é transmitida a mensagem entre as pessoas. O sujeito se constitui através das suas relações com o mundo e com o outro e é a linguagem que permite essa construção por meio das relações estabelecidas no meio onde está inserido. A pandemia do Covid-19, impactou toda sociedade do mundo atual, incluindo o grupo de crianças em período de desenvolvimento da linguagem. Este trabalho consiste em revisão integrativa das alterações do desenvolvimento da linguagem infantil durante o período de distanciamento social, causado pela pandemia. Foram utilizadas três bases de dados, sendo elas Google Acadêmico, Scielo, e Lilacs. foram encontrados 7 artigos que preenchiam os critérios estabelecidos. Os resultados apontam fatores contribuintes para o atraso de linguagem associados à pandemia de covid 19. A revisão integrativa apresentou três eixos principais no âmbito da pesquisa, que foram: distanciamento social, impacto da covid-19 no desenvolvimento da linguagem infantil e natureza dialógica ao distanciamento social, entre outros fatores atrelados, contudo o estudo pôde mostrar a necessidade da ampliação de pesquisas no campo de atrasos de linguagem infantil pós Covid-19. Nesse estudo, conclui-se que a revisão integrativa fortalece e comprova que há de fato uma relação direta do impacto da pandemia no desenvolvimento da linguagem infantil |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-08T18:49:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-08T18:49:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Azevedo, Debora Santos. Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40387 |
identifier_str_mv |
Azevedo, Debora Santos. Atraso no desenvolvimento de linguagem infantil em período de pandemia (COVID-19). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Fonoaudiologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40387/1/DEBORA%20SANTOS%20AZEVEDO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40387/2/DEBORA%20SANTOS%20AZEVEDO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40387/3/DEBORA%20SANTOS%20AZEVEDO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51099c4fa6c1546d6bf30f729cde0f6b 3fd0cd54497150cf114092f2edbfa856 f1df35c1e0f7c9c0fab034b5dc1f47cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1791080611054616576 |