Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40825
Resumo: This research aims to analyze the perception and actions of coordinators of teacher training courses for Elementary and High School (Licenciatura) from public universities regarding the role of technology and digital literacy in the realm of teaching, specifically during the initial training period. The research seeks to address the following hypotheses: is appropriate digital literacy necessary for teachers? Is the initial training period the ideal opportunity for this learning? Are there a variety of tools, platforms, and contexts recommended as possible foundations for the development of digital skills? Through the responses from 215 course coordinators across all areas of knowledge and states from an online questionnaire, a solid positive agreement was obtained for all the raised hypotheses, including the proposed foundations, regardless of the tested segmentations. A direction for adding or revising the presented foundations in public policies for teacher training is suggested
id PUC_SP-1_fb8c2526b46a361243b53c86c782f116
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/40825
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ronca, Antônio Carlos Carusohttp://lattes.cnpq.br/1748562868539196http://lattes.cnpq.br/0258524416041488Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio2024-01-27T20:58:54Z2024-01-27T20:58:54Z2023-11-17Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio. Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40825This research aims to analyze the perception and actions of coordinators of teacher training courses for Elementary and High School (Licenciatura) from public universities regarding the role of technology and digital literacy in the realm of teaching, specifically during the initial training period. The research seeks to address the following hypotheses: is appropriate digital literacy necessary for teachers? Is the initial training period the ideal opportunity for this learning? Are there a variety of tools, platforms, and contexts recommended as possible foundations for the development of digital skills? Through the responses from 215 course coordinators across all areas of knowledge and states from an online questionnaire, a solid positive agreement was obtained for all the raised hypotheses, including the proposed foundations, regardless of the tested segmentations. A direction for adding or revising the presented foundations in public policies for teacher training is suggestedEsta pesquisa visa analisar a percepção e a atuação dos coordenadores de cursos de formação de docentes do Ensino Fundamental II e Médio (Licenciaturas) de universidades públicas sobre o letramento digital na esfera da docência, especificamente no período da formação inicial. A pesquisa busca responder às seguintes hipóteses: faz-se necessário um letramento digital adequado aos docentes? O momento da formação inicial é a oportunidade ideal a se fazer essa aprendizagem? Existe uma gama de ferramentas, de plataformas e de contextos que são recomendados como possíveis bases para o desenvolvimento das competências digitais? Por meio das respostas de 215 coordenadores de cursos de todas as áreas do conhecimento e unidades federativas de um questionário online foi obtida uma concordância positiva sólida para todas as hipóteses levantadas, inclusive para as bases propostas, independentemente das segmentações testadas. Sugere-se um encaminhamento para adição ou revisão com as bases apresentadas, das políticas públicas de formação docenteporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALLetramento digitalCompetências digitaisFormação inicial docenteDigital literacyDigital skillsInitial teacher trainingLetramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLuis Eduardo Eugênio Ribeiro.pdfapplication/pdf1405393https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/1/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdfe9889aba79963ada48c1b0128338a881MD51TEXTLuis Eduardo Eugênio Ribeiro.pdf.txtLuis Eduardo Eugênio Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain293092https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/2/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdf.txtf72b432dade84a0eb920868e5661a0ecMD52THUMBNAILLuis Eduardo Eugênio Ribeiro.pdf.jpgLuis Eduardo Eugênio Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/3/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdf.jpg03b48e90673b6f0e27a8140c0dafac51MD53handle/408252024-02-05 13:26:55.089oai:repositorio.pucsp.br:handle/40825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-02-05T16:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais
title Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais
spellingShingle Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais
Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Letramento digital
Competências digitais
Formação inicial docente
Digital literacy
Digital skills
Initial teacher training
title_short Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais
title_full Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais
title_fullStr Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais
title_full_unstemmed Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais
title_sort Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais
author Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio
author_facet Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ronca, Antônio Carlos Caruso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1748562868539196
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0258524416041488
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio
contributor_str_mv Ronca, Antônio Carlos Caruso
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Letramento digital
Competências digitais
Formação inicial docente
Digital literacy
Digital skills
Initial teacher training
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento digital
Competências digitais
Formação inicial docente
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital literacy
Digital skills
Initial teacher training
description This research aims to analyze the perception and actions of coordinators of teacher training courses for Elementary and High School (Licenciatura) from public universities regarding the role of technology and digital literacy in the realm of teaching, specifically during the initial training period. The research seeks to address the following hypotheses: is appropriate digital literacy necessary for teachers? Is the initial training period the ideal opportunity for this learning? Are there a variety of tools, platforms, and contexts recommended as possible foundations for the development of digital skills? Through the responses from 215 course coordinators across all areas of knowledge and states from an online questionnaire, a solid positive agreement was obtained for all the raised hypotheses, including the proposed foundations, regardless of the tested segmentations. A direction for adding or revising the presented foundations in public policies for teacher training is suggested
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-27T20:58:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-27T20:58:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio. Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40825
identifier_str_mv Ribeiro, Luis Eduardo Eugenio. Letramento digital na formação inicial docente: uma análise da percepção e atuação dos coordenadores de cursos de Licenciatura das universidades públicas brasileiras para a construção de bases para o desenvolvimento de competências digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/1/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/2/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40825/3/Luis%20Eduardo%20Eug%c3%aanio%20Ribeiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e9889aba79963ada48c1b0128338a881
f72b432dade84a0eb920868e5661a0ec
03b48e90673b6f0e27a8140c0dafac51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1791080736618446848