SIMON BOLIVAR EM 'O GENERAL EM SEU LABIRINTO’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Renata Nazario
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/61728
Resumo: “Não há nada mais perigoso do que a memória escrita.” A frase falada por Simón Bolívar ao seu eterno amigo e serviçal José Palácios no romance “O General em seu labirinto” do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, talvez ajude a explicar por que o general tenha escrito em toda a sua vida por volta de mais de dez mil cartas, algo que o autor usou em sua pesquisa para escrever seu romance. Este retrata, de forma ficcional, os últimos meses de vida do general Simón Bolívar, também conhecido como “O Libertador” (24 de julho 1783 – 17 de agosto de 1850, foi um revolucionário venezuelano responsável pela independência em relação ao império espanhol de diversos países da América Latina como a Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia. A narrativa segue a sua viagem até à Europa e depende muito das memórias que o general vai evocando e das suas conversas com o seu companheiro de viagem, José Palacios. 
id PUC_SP-2_60b5712132accc8926c6b958ec387e68
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61728
network_acronym_str PUC_SP-2
network_name_str Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
repository_id_str
spelling SIMON BOLIVAR EM 'O GENERAL EM SEU LABIRINTO’ “Não há nada mais perigoso do que a memória escrita.” A frase falada por Simón Bolívar ao seu eterno amigo e serviçal José Palácios no romance “O General em seu labirinto” do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, talvez ajude a explicar por que o general tenha escrito em toda a sua vida por volta de mais de dez mil cartas, algo que o autor usou em sua pesquisa para escrever seu romance. Este retrata, de forma ficcional, os últimos meses de vida do general Simón Bolívar, também conhecido como “O Libertador” (24 de julho 1783 – 17 de agosto de 1850, foi um revolucionário venezuelano responsável pela independência em relação ao império espanhol de diversos países da América Latina como a Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia. A narrativa segue a sua viagem até à Europa e depende muito das memórias que o general vai evocando e das suas conversas com o seu companheiro de viagem, José Palacios. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2023-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/61728Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade; v. 2 n. 28 (2022): Historiofilia (Edição Especial); 10-122176-4174reponame:Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidadeinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/61728/41976 Lopes, Renata Nazarioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-22T02:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61728Revistahttps://revistas.pucsp.br/cordisPUBhttps://revistas.pucsp.br/cordis/oai||revistacordis@pucsp.br2176-41742176-4174opendoar:2023-11-22T02:43:32Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv SIMON BOLIVAR EM 'O GENERAL EM SEU LABIRINTO’
title SIMON BOLIVAR EM 'O GENERAL EM SEU LABIRINTO’
spellingShingle SIMON BOLIVAR EM 'O GENERAL EM SEU LABIRINTO’
Lopes, Renata Nazario
title_short SIMON BOLIVAR EM 'O GENERAL EM SEU LABIRINTO’
title_full SIMON BOLIVAR EM 'O GENERAL EM SEU LABIRINTO’
title_fullStr SIMON BOLIVAR EM 'O GENERAL EM SEU LABIRINTO’
title_full_unstemmed SIMON BOLIVAR EM 'O GENERAL EM SEU LABIRINTO’
title_sort SIMON BOLIVAR EM 'O GENERAL EM SEU LABIRINTO’
author Lopes, Renata Nazario
author_facet Lopes, Renata Nazario
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Renata Nazario
description “Não há nada mais perigoso do que a memória escrita.” A frase falada por Simón Bolívar ao seu eterno amigo e serviçal José Palácios no romance “O General em seu labirinto” do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, talvez ajude a explicar por que o general tenha escrito em toda a sua vida por volta de mais de dez mil cartas, algo que o autor usou em sua pesquisa para escrever seu romance. Este retrata, de forma ficcional, os últimos meses de vida do general Simón Bolívar, também conhecido como “O Libertador” (24 de julho 1783 – 17 de agosto de 1850, foi um revolucionário venezuelano responsável pela independência em relação ao império espanhol de diversos países da América Latina como a Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia. A narrativa segue a sua viagem até à Europa e depende muito das memórias que o general vai evocando e das suas conversas com o seu companheiro de viagem, José Palacios. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/61728
url https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/61728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/61728/41976
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade; v. 2 n. 28 (2022): Historiofilia (Edição Especial); 10-12
2176-4174
reponame:Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
collection Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade
repository.name.fl_str_mv Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacordis@pucsp.br
_version_ 1799128543406325760