Characterization of open universities of the Third Age: systematic review study in the Brazilian scenario

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Daniela Bertoncello de
Publication Date: 2022
Other Authors: Wanderbroocke, Ana Claudia Nunes de Souza
Format: Article
Language: por
Source: Revista Kairós (Online)
Download full: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/46407
Summary: O acesso do idoso à educação, através da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), carece de padronização em sua estrutura e funcionamento. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura para conhecer o estado da arte em relação às características das UATI brasileiras, nos aspectos estruturais, quanto aos fatores metodológicos, de recursos e programáticos. Os resultados revelaram que as UATI descritas, não obedeciam a uma estruturação padrão e pré-definida.
id PUC_SP-3_f91e42cc7bf61a83804128c8b14397c1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46407
network_acronym_str PUC_SP-3
network_name_str Revista Kairós (Online)
repository_id_str
spelling Characterization of open universities of the Third Age: systematic review study in the Brazilian scenarioCaracterización de las universidades abiertas para la Tercera Edad: un estudio de revisión sistemática en el escenario brasileñoCaracterização das universidades abertas da Terceira Idade: estudo de revisão sistemática no cenário brasileiroUniversidade Aberta da Terceira IdadeidosoeducaçãoUniversidade Aberta da Terceira IdadeidosoeducaçãoOpen University of the Third AgeElderlylow educationOpen University of the Third AgeElderlyEducationUniversidad Abierta de la Tercera EdadEducaciónAncianoUniversidad Abierta de la Tercera EdadEducaciónAncianoO acesso do idoso à educação, através da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), carece de padronização em sua estrutura e funcionamento. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura para conhecer o estado da arte em relação às características das UATI brasileiras, nos aspectos estruturais, quanto aos fatores metodológicos, de recursos e programáticos. Os resultados revelaram que as UATI descritas, não obedeciam a uma estruturação padrão e pré-definida.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/4640710.23925/2176-901X.2021v24i1p715-737Revista Kairós-Gerontologia; v. 24 n. 1 (2021); 715-7372176-901X1516-2567reponame:Revista Kairós (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/46407/38980Copyright (c) 2022 Revista Kairós-Gerontologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Daniela Bertoncello de Wanderbroocke, Ana Claudia Nunes de Souza 2021-07-13T02:54:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46407Revistahttp://revistas.pucsp.br/index.php/kairosPRIhttps://revistas.pucsp.br/kairos/oaikairos@pucsp.br||flalodo@terra.com.br|| contato@openjournalsolutions.com.br2176-901X1516-2567opendoar:2021-07-13T02:54:40Revista Kairós (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Characterization of open universities of the Third Age: systematic review study in the Brazilian scenario
Caracterización de las universidades abiertas para la Tercera Edad: un estudio de revisión sistemática en el escenario brasileño
Caracterização das universidades abertas da Terceira Idade: estudo de revisão sistemática no cenário brasileiro
title Characterization of open universities of the Third Age: systematic review study in the Brazilian scenario
spellingShingle Characterization of open universities of the Third Age: systematic review study in the Brazilian scenario
Oliveira, Daniela Bertoncello de
Universidade Aberta da Terceira Idade
idoso
educação
Universidade Aberta da Terceira Idade
idoso
educação
Open University of the Third Age
Elderly
low education
Open University of the Third Age
Elderly
Education
Universidad Abierta de la Tercera Edad
Educación
Anciano
Universidad Abierta de la Tercera Edad
Educación
Anciano
title_short Characterization of open universities of the Third Age: systematic review study in the Brazilian scenario
title_full Characterization of open universities of the Third Age: systematic review study in the Brazilian scenario
title_fullStr Characterization of open universities of the Third Age: systematic review study in the Brazilian scenario
title_full_unstemmed Characterization of open universities of the Third Age: systematic review study in the Brazilian scenario
title_sort Characterization of open universities of the Third Age: systematic review study in the Brazilian scenario
author Oliveira, Daniela Bertoncello de
author_facet Oliveira, Daniela Bertoncello de
Wanderbroocke, Ana Claudia Nunes de Souza
author_role author
author2 Wanderbroocke, Ana Claudia Nunes de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniela Bertoncello de
Wanderbroocke, Ana Claudia Nunes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Aberta da Terceira Idade
idoso
educação
Universidade Aberta da Terceira Idade
idoso
educação
Open University of the Third Age
Elderly
low education
Open University of the Third Age
Elderly
Education
Universidad Abierta de la Tercera Edad
Educación
Anciano
Universidad Abierta de la Tercera Edad
Educación
Anciano
topic Universidade Aberta da Terceira Idade
idoso
educação
Universidade Aberta da Terceira Idade
idoso
educação
Open University of the Third Age
Elderly
low education
Open University of the Third Age
Elderly
Education
Universidad Abierta de la Tercera Edad
Educación
Anciano
Universidad Abierta de la Tercera Edad
Educación
Anciano
description O acesso do idoso à educação, através da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), carece de padronização em sua estrutura e funcionamento. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura para conhecer o estado da arte em relação às características das UATI brasileiras, nos aspectos estruturais, quanto aos fatores metodológicos, de recursos e programáticos. Os resultados revelaram que as UATI descritas, não obedeciam a uma estruturação padrão e pré-definida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/46407
10.23925/2176-901X.2021v24i1p715-737
url https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/46407
identifier_str_mv 10.23925/2176-901X.2021v24i1p715-737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/46407/38980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Kairós-Gerontologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Kairós-Gerontologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Kairós-Gerontologia; v. 24 n. 1 (2021); 715-737
2176-901X
1516-2567
reponame:Revista Kairós (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Revista Kairós (Online)
collection Revista Kairós (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kairós (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv kairos@pucsp.br||flalodo@terra.com.br|| contato@openjournalsolutions.com.br
_version_ 1799128694189457408