O impacto das propriedades fonológicas das palavras em tarefas de consciência fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Roberta Freitas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mezzomo,Carolina Lisbôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000400409
Resumo: RESUMO Este estudo teve como objetivo investigar o impacto da extensão de palavra, da complexidade silábica e das propriedades segmentais - modo articulatório (MA) em tarefas de consciência fonológica, em crianças com desenvolvimento fonológico típico e com desvio fonológico. Participaram 80 sujeitos, na faixa etária dos 6:0, divididos em: grupo com desenvolvimento fonológico típico (GDFT) e grupo com desvio fonológico (GDF). Elaborou-se duas tarefas de consciência fonológica: segmentação silábica e identificação segmental. Foram analisadas a extensão de palavra, a complexidade silábica e as propriedades segmentais (MA). Utilizou-se o teste Qui-Quadrado, significância de 5%. Para extensão de palavra, os resultados foram significantes para os dois grupos, com segmentações corretas, principalmente, para dissílabas. Para a complexidade silábica, palavras formadas por onset complexo foram significantemente segmentadas corretamente, apenas pelo GDFT. Quanto às propriedades segmentais (MA), palavras com coda formada por líquida não lateral foram segmentadas de forma correta pelo GDFT. O GDFT obteve porcentagens de acertos, significantemente, maiores para a tarefa silábica e o total de acertos comparado ao GDF. As propriedades fonológicas analisadas influenciaram no desempenho das tarefas de consciência fonológica aplicadas. O grupo GDF obteve resultados inferiores nas tarefas aplicadas comparado ao grupo GDFT.
id PUC_SP-4_12472874d61d9f86acb81fd886d17a42
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-44502019000400409
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling O impacto das propriedades fonológicas das palavras em tarefas de consciência fonológicaCriançaLinguísticaComportamento VerbalPercepção da FalaRESUMO Este estudo teve como objetivo investigar o impacto da extensão de palavra, da complexidade silábica e das propriedades segmentais - modo articulatório (MA) em tarefas de consciência fonológica, em crianças com desenvolvimento fonológico típico e com desvio fonológico. Participaram 80 sujeitos, na faixa etária dos 6:0, divididos em: grupo com desenvolvimento fonológico típico (GDFT) e grupo com desvio fonológico (GDF). Elaborou-se duas tarefas de consciência fonológica: segmentação silábica e identificação segmental. Foram analisadas a extensão de palavra, a complexidade silábica e as propriedades segmentais (MA). Utilizou-se o teste Qui-Quadrado, significância de 5%. Para extensão de palavra, os resultados foram significantes para os dois grupos, com segmentações corretas, principalmente, para dissílabas. Para a complexidade silábica, palavras formadas por onset complexo foram significantemente segmentadas corretamente, apenas pelo GDFT. Quanto às propriedades segmentais (MA), palavras com coda formada por líquida não lateral foram segmentadas de forma correta pelo GDFT. O GDFT obteve porcentagens de acertos, significantemente, maiores para a tarefa silábica e o total de acertos comparado ao GDF. As propriedades fonológicas analisadas influenciaram no desempenho das tarefas de consciência fonológica aplicadas. O grupo GDF obteve resultados inferiores nas tarefas aplicadas comparado ao grupo GDFT.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000400409DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.35 n.4 2019reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/1678-460x2019350410info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Roberta FreitasMezzomo,Carolina Lisbôapor2019-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-44502019000400409Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaONGhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2019-11-28T00:00DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das propriedades fonológicas das palavras em tarefas de consciência fonológica
title O impacto das propriedades fonológicas das palavras em tarefas de consciência fonológica
spellingShingle O impacto das propriedades fonológicas das palavras em tarefas de consciência fonológica
Dias,Roberta Freitas
Criança
Linguística
Comportamento Verbal
Percepção da Fala
title_short O impacto das propriedades fonológicas das palavras em tarefas de consciência fonológica
title_full O impacto das propriedades fonológicas das palavras em tarefas de consciência fonológica
title_fullStr O impacto das propriedades fonológicas das palavras em tarefas de consciência fonológica
title_full_unstemmed O impacto das propriedades fonológicas das palavras em tarefas de consciência fonológica
title_sort O impacto das propriedades fonológicas das palavras em tarefas de consciência fonológica
author Dias,Roberta Freitas
author_facet Dias,Roberta Freitas
Mezzomo,Carolina Lisbôa
author_role author
author2 Mezzomo,Carolina Lisbôa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Roberta Freitas
Mezzomo,Carolina Lisbôa
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Linguística
Comportamento Verbal
Percepção da Fala
topic Criança
Linguística
Comportamento Verbal
Percepção da Fala
description RESUMO Este estudo teve como objetivo investigar o impacto da extensão de palavra, da complexidade silábica e das propriedades segmentais - modo articulatório (MA) em tarefas de consciência fonológica, em crianças com desenvolvimento fonológico típico e com desvio fonológico. Participaram 80 sujeitos, na faixa etária dos 6:0, divididos em: grupo com desenvolvimento fonológico típico (GDFT) e grupo com desvio fonológico (GDF). Elaborou-se duas tarefas de consciência fonológica: segmentação silábica e identificação segmental. Foram analisadas a extensão de palavra, a complexidade silábica e as propriedades segmentais (MA). Utilizou-se o teste Qui-Quadrado, significância de 5%. Para extensão de palavra, os resultados foram significantes para os dois grupos, com segmentações corretas, principalmente, para dissílabas. Para a complexidade silábica, palavras formadas por onset complexo foram significantemente segmentadas corretamente, apenas pelo GDFT. Quanto às propriedades segmentais (MA), palavras com coda formada por líquida não lateral foram segmentadas de forma correta pelo GDFT. O GDFT obteve porcentagens de acertos, significantemente, maiores para a tarefa silábica e o total de acertos comparado ao GDF. As propriedades fonológicas analisadas influenciaram no desempenho das tarefas de consciência fonológica aplicadas. O grupo GDF obteve resultados inferiores nas tarefas aplicadas comparado ao grupo GDFT.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000400409
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000400409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-460x2019350410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.35 n.4 2019
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1752127685586321408