PROFICIÊNCIA E COMPREENSÃO DE TELENOTÍCIAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardinha, Antonio P. Berber
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43680
Resumo: O presente estudo investiga a relação entre proficiência em inglês como língua estrangeira e compreensão de telenotícias em inglês. Três aspectos das telenotícias foram investigados: uso de imagens, existência de redundância e presença de input oral e acessível. Os resultados indicam que estes três aspectos parecem auxiliar a compreensão. Os achados podem ajudar a questionar a crença entre professores de inglês que vídeos de telenotícias são adequados somente como material para alunos mais avançados. O estudo conclui, em linhas gerais, que, dependendo das características do vídeo, a compreensão por alunos menos proficientes pode ser facilitada.
id PUC_SP-4_6c253f1279ae3739a85b8f30197181e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43680
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling PROFICIÊNCIA E COMPREENSÃO DE TELENOTÍCIAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRAEnsino de línguas estrangeirasUso de vídeoCompreensão oralCompreensão visualInglês como língua estrangeiraO presente estudo investiga a relação entre proficiência em inglês como língua estrangeira e compreensão de telenotícias em inglês. Três aspectos das telenotícias foram investigados: uso de imagens, existência de redundância e presença de input oral e acessível. Os resultados indicam que estes três aspectos parecem auxiliar a compreensão. Os achados podem ajudar a questionar a crença entre professores de inglês que vídeos de telenotícias são adequados somente como material para alunos mais avançados. O estudo conclui, em linhas gerais, que, dependendo das características do vídeo, a compreensão por alunos menos proficientes pode ser facilitada.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2019-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43680DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 13 n. 2 (1997)1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43680/28996Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessSardinha, Antonio P. Berber2019-06-26T12:36:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43680Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2019-06-26T12:36:22DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFICIÊNCIA E COMPREENSÃO DE TELENOTÍCIAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
title PROFICIÊNCIA E COMPREENSÃO DE TELENOTÍCIAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
spellingShingle PROFICIÊNCIA E COMPREENSÃO DE TELENOTÍCIAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Sardinha, Antonio P. Berber
Ensino de línguas estrangeiras
Uso de vídeo
Compreensão oral
Compreensão visual
Inglês como língua estrangeira
title_short PROFICIÊNCIA E COMPREENSÃO DE TELENOTÍCIAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full PROFICIÊNCIA E COMPREENSÃO DE TELENOTÍCIAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_fullStr PROFICIÊNCIA E COMPREENSÃO DE TELENOTÍCIAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full_unstemmed PROFICIÊNCIA E COMPREENSÃO DE TELENOTÍCIAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_sort PROFICIÊNCIA E COMPREENSÃO DE TELENOTÍCIAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
author Sardinha, Antonio P. Berber
author_facet Sardinha, Antonio P. Berber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardinha, Antonio P. Berber
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas estrangeiras
Uso de vídeo
Compreensão oral
Compreensão visual
Inglês como língua estrangeira
topic Ensino de línguas estrangeiras
Uso de vídeo
Compreensão oral
Compreensão visual
Inglês como língua estrangeira
description O presente estudo investiga a relação entre proficiência em inglês como língua estrangeira e compreensão de telenotícias em inglês. Três aspectos das telenotícias foram investigados: uso de imagens, existência de redundância e presença de input oral e acessível. Os resultados indicam que estes três aspectos parecem auxiliar a compreensão. Os achados podem ajudar a questionar a crença entre professores de inglês que vídeos de telenotícias são adequados somente como material para alunos mais avançados. O estudo conclui, em linhas gerais, que, dependendo das características do vídeo, a compreensão por alunos menos proficientes pode ser facilitada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43680
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43680/28996
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 13 n. 2 (1997)
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129303613440000