Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA,Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000100181
Resumo: RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday 1994; Halliday e Matthiessen 2004) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005; Martin e Rose 2003) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico-gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas.
id PUC_SP-4_773319278df2d8c2d5c14bb55b35a3e2
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-44502018000100181
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividadecomentáriosblogssistema de avaliatividadegramática sistêmico-funcionalRESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday 1994; Halliday e Matthiessen 2004) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005; Martin e Rose 2003) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico-gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000100181DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.34 n.1 2018reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/0102-445006750933759944info:eu-repo/semantics/openAccessALMEIDA,Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreirapor2018-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-44502018000100181Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaONGhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-05-24T00:00DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
title Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
spellingShingle Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
ALMEIDA,Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
comentários
blogs
sistema de avaliatividade
gramática sistêmico-funcional
title_short Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
title_full Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
title_fullStr Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
title_full_unstemmed Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
title_sort Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade
author ALMEIDA,Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
author_facet ALMEIDA,Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA,Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
dc.subject.por.fl_str_mv comentários
blogs
sistema de avaliatividade
gramática sistêmico-funcional
topic comentários
blogs
sistema de avaliatividade
gramática sistêmico-funcional
description RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday 1994; Halliday e Matthiessen 2004) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005; Martin e Rose 2003) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico-gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000100181
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502018000100181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-445006750933759944
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.34 n.1 2018
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1752127685226659840