“Seeing the unseen”: epistemological conditions for the construction of collective knowledge and language reflection in a school context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires-Santos, Maria Elena
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lunardelli, Mariangela Garcia, Jung, Neiva Maria, Silva, Regina Coeli Machado e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/22219
Resumo: Temos como objetivo discutir a construção de conhecimento em Linguística Aplicada focalizando o letramento e considerando as tensões entre o conhecimento local, o campo acadêmico e os programas governamentais como o Observatório da Educação. Descrevemos um processo de formação de professores no âmbito desse programa voltado para a Educação Básica e realizado em um colégio público da Tríplice Fronteira (Brasil/Paraguai/Argentina). Em termos teóricos e metodológicos, os resultados de nossas reflexões sobre práticas de letramento, sustentadas em inserção etnográfica, evidenciaram as possibilidades de reverter as dissonâncias daí advindas em condições epistemológicas para a construção de conhecimento coletivo, reflexivo e crítico. A língua(gem) como prática social, portanto, expressiva das lutas e diferenças entre grupos sociais, constitui um dos grandes desafios para a construção de saberes compartilhados em Linguística Aplicada.
id PUC_SP-4_a015309ad8e6dde4794b0c2cd3d39b51
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22219
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling “Seeing the unseen”: epistemological conditions for the construction of collective knowledge and language reflection in a school context“Vendo o que não se enxergava”: condições epistemológicas para construção de conhecimento coletivo e reflexivo da língua(gem) em contexto escolarTemos como objetivo discutir a construção de conhecimento em Linguística Aplicada focalizando o letramento e considerando as tensões entre o conhecimento local, o campo acadêmico e os programas governamentais como o Observatório da Educação. Descrevemos um processo de formação de professores no âmbito desse programa voltado para a Educação Básica e realizado em um colégio público da Tríplice Fronteira (Brasil/Paraguai/Argentina). Em termos teóricos e metodológicos, os resultados de nossas reflexões sobre práticas de letramento, sustentadas em inserção etnográfica, evidenciaram as possibilidades de reverter as dissonâncias daí advindas em condições epistemológicas para a construção de conhecimento coletivo, reflexivo e crítico. A língua(gem) como prática social, portanto, expressiva das lutas e diferenças entre grupos sociais, constitui um dos grandes desafios para a construção de saberes compartilhados em Linguística Aplicada.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/22219DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 31 n. 4 (2015): Número Especial1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/22219/17981Pires-Santos, Maria ElenaLunardelli, Mariangela GarciaJung, Neiva MariaSilva, Regina Coeli Machado einfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-16T14:55:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22219Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2016-08-16T14:55:58DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Seeing the unseen”: epistemological conditions for the construction of collective knowledge and language reflection in a school context
“Vendo o que não se enxergava”: condições epistemológicas para construção de conhecimento coletivo e reflexivo da língua(gem) em contexto escolar
title “Seeing the unseen”: epistemological conditions for the construction of collective knowledge and language reflection in a school context
spellingShingle “Seeing the unseen”: epistemological conditions for the construction of collective knowledge and language reflection in a school context
Pires-Santos, Maria Elena
title_short “Seeing the unseen”: epistemological conditions for the construction of collective knowledge and language reflection in a school context
title_full “Seeing the unseen”: epistemological conditions for the construction of collective knowledge and language reflection in a school context
title_fullStr “Seeing the unseen”: epistemological conditions for the construction of collective knowledge and language reflection in a school context
title_full_unstemmed “Seeing the unseen”: epistemological conditions for the construction of collective knowledge and language reflection in a school context
title_sort “Seeing the unseen”: epistemological conditions for the construction of collective knowledge and language reflection in a school context
author Pires-Santos, Maria Elena
author_facet Pires-Santos, Maria Elena
Lunardelli, Mariangela Garcia
Jung, Neiva Maria
Silva, Regina Coeli Machado e
author_role author
author2 Lunardelli, Mariangela Garcia
Jung, Neiva Maria
Silva, Regina Coeli Machado e
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires-Santos, Maria Elena
Lunardelli, Mariangela Garcia
Jung, Neiva Maria
Silva, Regina Coeli Machado e
description Temos como objetivo discutir a construção de conhecimento em Linguística Aplicada focalizando o letramento e considerando as tensões entre o conhecimento local, o campo acadêmico e os programas governamentais como o Observatório da Educação. Descrevemos um processo de formação de professores no âmbito desse programa voltado para a Educação Básica e realizado em um colégio público da Tríplice Fronteira (Brasil/Paraguai/Argentina). Em termos teóricos e metodológicos, os resultados de nossas reflexões sobre práticas de letramento, sustentadas em inserção etnográfica, evidenciaram as possibilidades de reverter as dissonâncias daí advindas em condições epistemológicas para a construção de conhecimento coletivo, reflexivo e crítico. A língua(gem) como prática social, portanto, expressiva das lutas e diferenças entre grupos sociais, constitui um dos grandes desafios para a construção de saberes compartilhados em Linguística Aplicada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/22219
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/22219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/22219/17981
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 31 n. 4 (2015): Número Especial
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129300757118976