Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA,Flávia Danielle Sordi Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: PRÍNCIPE,Giovana Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000401089
Resumo: RESUMO Este artigo discute a adoção da perspectiva de gêneros discursivos na esfera escolar, enfocando um trabalho didático desenvolvido com o gênero oral debate deliberativo, em uma sequência didática, conforme modelo proposto pelo grupo de Genebra, trabalhada com alunos de Ensino Técnico Integrado ao Médio. Os resultados dessa prática nos proporcionaram reflexões teóricas importantes, indicando que, embora haja problemáticas ao se didatizar gêneros em situações de ensino-aprendizagem; há também possibilidades de ensino, que podem promover trabalhos contextualizados com a língua materna. Os dados possibilitaram também a descrição do gênero pelo eixo da multimodalidade para fomentar seus usos em sala de aula.
id PUC_SP-4_d9256c9a78e1a2e2864406b90394e8f2
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-44502017000401089
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didáticagênerosdebatemultimodalidade, ensinoRESUMO Este artigo discute a adoção da perspectiva de gêneros discursivos na esfera escolar, enfocando um trabalho didático desenvolvido com o gênero oral debate deliberativo, em uma sequência didática, conforme modelo proposto pelo grupo de Genebra, trabalhada com alunos de Ensino Técnico Integrado ao Médio. Os resultados dessa prática nos proporcionaram reflexões teóricas importantes, indicando que, embora haja problemáticas ao se didatizar gêneros em situações de ensino-aprendizagem; há também possibilidades de ensino, que podem promover trabalhos contextualizados com a língua materna. Os dados possibilitaram também a descrição do gênero pelo eixo da multimodalidade para fomentar seus usos em sala de aula.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000401089DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.33 n.4 2017reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/0102-445076053913104446info:eu-repo/semantics/openAccessMIRANDA,Flávia Danielle Sordi SilvaPRÍNCIPE,Giovana Siqueirapor2018-01-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-44502017000401089Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaONGhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-01-23T00:00DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática
title Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática
spellingShingle Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática
MIRANDA,Flávia Danielle Sordi Silva
gêneros
debate
multimodalidade, ensino
title_short Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática
title_full Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática
title_fullStr Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática
title_full_unstemmed Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática
title_sort Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática
author MIRANDA,Flávia Danielle Sordi Silva
author_facet MIRANDA,Flávia Danielle Sordi Silva
PRÍNCIPE,Giovana Siqueira
author_role author
author2 PRÍNCIPE,Giovana Siqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA,Flávia Danielle Sordi Silva
PRÍNCIPE,Giovana Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv gêneros
debate
multimodalidade, ensino
topic gêneros
debate
multimodalidade, ensino
description RESUMO Este artigo discute a adoção da perspectiva de gêneros discursivos na esfera escolar, enfocando um trabalho didático desenvolvido com o gênero oral debate deliberativo, em uma sequência didática, conforme modelo proposto pelo grupo de Genebra, trabalhada com alunos de Ensino Técnico Integrado ao Médio. Os resultados dessa prática nos proporcionaram reflexões teóricas importantes, indicando que, embora haja problemáticas ao se didatizar gêneros em situações de ensino-aprendizagem; há também possibilidades de ensino, que podem promover trabalhos contextualizados com a língua materna. Os dados possibilitaram também a descrição do gênero pelo eixo da multimodalidade para fomentar seus usos em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000401089
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000401089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-445076053913104446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.33 n.4 2017
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1752127685196251136