Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000401089 |
Resumo: | RESUMO Este artigo discute a adoção da perspectiva de gêneros discursivos na esfera escolar, enfocando um trabalho didático desenvolvido com o gênero oral debate deliberativo, em uma sequência didática, conforme modelo proposto pelo grupo de Genebra, trabalhada com alunos de Ensino Técnico Integrado ao Médio. Os resultados dessa prática nos proporcionaram reflexões teóricas importantes, indicando que, embora haja problemáticas ao se didatizar gêneros em situações de ensino-aprendizagem; há também possibilidades de ensino, que podem promover trabalhos contextualizados com a língua materna. Os dados possibilitaram também a descrição do gênero pelo eixo da multimodalidade para fomentar seus usos em sala de aula. |
id |
PUC_SP-4_d9256c9a78e1a2e2864406b90394e8f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-44502017000401089 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didáticagênerosdebatemultimodalidade, ensinoRESUMO Este artigo discute a adoção da perspectiva de gêneros discursivos na esfera escolar, enfocando um trabalho didático desenvolvido com o gênero oral debate deliberativo, em uma sequência didática, conforme modelo proposto pelo grupo de Genebra, trabalhada com alunos de Ensino Técnico Integrado ao Médio. Os resultados dessa prática nos proporcionaram reflexões teóricas importantes, indicando que, embora haja problemáticas ao se didatizar gêneros em situações de ensino-aprendizagem; há também possibilidades de ensino, que podem promover trabalhos contextualizados com a língua materna. Os dados possibilitaram também a descrição do gênero pelo eixo da multimodalidade para fomentar seus usos em sala de aula.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000401089DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.33 n.4 2017reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/0102-445076053913104446info:eu-repo/semantics/openAccessMIRANDA,Flávia Danielle Sordi SilvaPRÍNCIPE,Giovana Siqueirapor2018-01-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-44502017000401089Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaONGhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2018-01-23T00:00DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática |
title |
Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática |
spellingShingle |
Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática MIRANDA,Flávia Danielle Sordi Silva gêneros debate multimodalidade, ensino |
title_short |
Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática |
title_full |
Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática |
title_fullStr |
Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática |
title_full_unstemmed |
Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática |
title_sort |
Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática |
author |
MIRANDA,Flávia Danielle Sordi Silva |
author_facet |
MIRANDA,Flávia Danielle Sordi Silva PRÍNCIPE,Giovana Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
PRÍNCIPE,Giovana Siqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MIRANDA,Flávia Danielle Sordi Silva PRÍNCIPE,Giovana Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gêneros debate multimodalidade, ensino |
topic |
gêneros debate multimodalidade, ensino |
description |
RESUMO Este artigo discute a adoção da perspectiva de gêneros discursivos na esfera escolar, enfocando um trabalho didático desenvolvido com o gênero oral debate deliberativo, em uma sequência didática, conforme modelo proposto pelo grupo de Genebra, trabalhada com alunos de Ensino Técnico Integrado ao Médio. Os resultados dessa prática nos proporcionaram reflexões teóricas importantes, indicando que, embora haja problemáticas ao se didatizar gêneros em situações de ensino-aprendizagem; há também possibilidades de ensino, que podem promover trabalhos contextualizados com a língua materna. Os dados possibilitaram também a descrição do gênero pelo eixo da multimodalidade para fomentar seus usos em sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000401089 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000401089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0102-445076053913104446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.33 n.4 2017 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1752127685196251136 |