Interação e produção de texto: elementos para uma análise interpretativa crítica do discurso do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleiman, Angela B.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45488
Resumo: Este artigo examina os processos de produção de texto oral em uma sala de aula de alfabetização de adultos por meio de uma análise da interação professor-aluno registrada. Nosso objetivo é retratar o complexo contexto escolar, onde os tipos de relacionamentos que mantêm entre os participantes determinam, de maneira não trivial, sucesso ou fracasso. Determinamos, primeiro, o tipo de objeto textual que está em construção. Em segundo lugar, analisamos o processo de produção e compreensão da linguagem nesse contexto. Finalmente, consideramos como essa interação professor-aluno reflete uma prática discursiva em mudança.
id PUC_SP-4_f6cee74b458f80aadf008d31f4322aac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45488
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling Interação e produção de texto: elementos para uma análise interpretativa crítica do discurso do professorEste artigo examina os processos de produção de texto oral em uma sala de aula de alfabetização de adultos por meio de uma análise da interação professor-aluno registrada. Nosso objetivo é retratar o complexo contexto escolar, onde os tipos de relacionamentos que mantêm entre os participantes determinam, de maneira não trivial, sucesso ou fracasso. Determinamos, primeiro, o tipo de objeto textual que está em construção. Em segundo lugar, analisamos o processo de produção e compreensão da linguagem nesse contexto. Finalmente, consideramos como essa interação professor-aluno reflete uma prática discursiva em mudança.Pontifícia Universidade Católica de São paulo2019-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45488DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 9 n. 3 (1993): NÚMERO ESPECIAL1678-460X0102-4450reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45488/30056Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessKleiman, Angela B.2019-10-18T10:41:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45488Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2019-10-18T10:41:59DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação e produção de texto: elementos para uma análise interpretativa crítica do discurso do professor
title Interação e produção de texto: elementos para uma análise interpretativa crítica do discurso do professor
spellingShingle Interação e produção de texto: elementos para uma análise interpretativa crítica do discurso do professor
Kleiman, Angela B.
title_short Interação e produção de texto: elementos para uma análise interpretativa crítica do discurso do professor
title_full Interação e produção de texto: elementos para uma análise interpretativa crítica do discurso do professor
title_fullStr Interação e produção de texto: elementos para uma análise interpretativa crítica do discurso do professor
title_full_unstemmed Interação e produção de texto: elementos para uma análise interpretativa crítica do discurso do professor
title_sort Interação e produção de texto: elementos para uma análise interpretativa crítica do discurso do professor
author Kleiman, Angela B.
author_facet Kleiman, Angela B.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kleiman, Angela B.
description Este artigo examina os processos de produção de texto oral em uma sala de aula de alfabetização de adultos por meio de uma análise da interação professor-aluno registrada. Nosso objetivo é retratar o complexo contexto escolar, onde os tipos de relacionamentos que mantêm entre os participantes determinam, de maneira não trivial, sucesso ou fracasso. Determinamos, primeiro, o tipo de objeto textual que está em construção. Em segundo lugar, analisamos o processo de produção e compreensão da linguagem nesse contexto. Finalmente, consideramos como essa interação professor-aluno reflete uma prática discursiva em mudança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45488
url https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45488/30056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São paulo
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; v. 9 n. 3 (1993): NÚMERO ESPECIAL
1678-460X
0102-4450
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1799129304305500160