O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Galáxia (São Paulo) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532019000300176 |
Resumo: | Resumo Aceitar a metáfora dos objetos de consumo como signos é admitir que eles estabeleçam uma relação na qual os sentidos são intercambiáveis não apenas entre objetos, mas também entre os objetos e os sujeitos. Partindo da perspectiva de Baudrillard, que os considerou como signos, propomos uma reflexão teórica em busca de uma resposta plausível para a questão de como se dá o seu processo de produção de sentidos na sociedade de consumo. Por meio de pesquisa bibliográfica, colocamos em diálogo teóricos do consumo, da linguagem e do discurso investigando a imbricada relação entre os sujeitos e os objetos de consumo. |
id |
PUC_SP-8_cdf2fd54cecf514b4dd7328ba60825ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1982-25532019000300176 |
network_acronym_str |
PUC_SP-8 |
network_name_str |
Galáxia (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursivasignosconsumoprodução de sentidosanálise do discursoResumo Aceitar a metáfora dos objetos de consumo como signos é admitir que eles estabeleçam uma relação na qual os sentidos são intercambiáveis não apenas entre objetos, mas também entre os objetos e os sujeitos. Partindo da perspectiva de Baudrillard, que os considerou como signos, propomos uma reflexão teórica em busca de uma resposta plausível para a questão de como se dá o seu processo de produção de sentidos na sociedade de consumo. Por meio de pesquisa bibliográfica, colocamos em diálogo teóricos do consumo, da linguagem e do discurso investigando a imbricada relação entre os sujeitos e os objetos de consumo.Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532019000300176Galáxia (São Paulo) n.42 2019reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/1982-25532019339057info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Ronivaldo Moreira depor2020-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S1982-25532019000300176Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2020-06-12T00:00Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva |
title |
O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva |
spellingShingle |
O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva Souza,Ronivaldo Moreira de signos consumo produção de sentidos análise do discurso |
title_short |
O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva |
title_full |
O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva |
title_fullStr |
O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva |
title_full_unstemmed |
O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva |
title_sort |
O processo de produção de sentidos no universo do consumo: uma abordagem discursiva |
author |
Souza,Ronivaldo Moreira de |
author_facet |
Souza,Ronivaldo Moreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Ronivaldo Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
signos consumo produção de sentidos análise do discurso |
topic |
signos consumo produção de sentidos análise do discurso |
description |
Resumo Aceitar a metáfora dos objetos de consumo como signos é admitir que eles estabeleçam uma relação na qual os sentidos são intercambiáveis não apenas entre objetos, mas também entre os objetos e os sujeitos. Partindo da perspectiva de Baudrillard, que os considerou como signos, propomos uma reflexão teórica em busca de uma resposta plausível para a questão de como se dá o seu processo de produção de sentidos na sociedade de consumo. Por meio de pesquisa bibliográfica, colocamos em diálogo teóricos do consumo, da linguagem e do discurso investigando a imbricada relação entre os sujeitos e os objetos de consumo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532019000300176 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-25532019000300176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-25532019339057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) n.42 2019 reponame:Galáxia (São Paulo) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Galáxia (São Paulo) |
collection |
Galáxia (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com |
_version_ |
1752127620970971136 |