Letramento e alfabetiza??o : sociog?nese e/ou psicog?nese, quais os caminhos da apropria??o da escrita?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Fl?via da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3674
Resumo: Esta disserta??o ? fruto de uma pesquisa qualitativa, de natureza explorat?ria, que buscou investigar como a crian?a se apropria da l?ngua escrita numa perspectiva psicogen?tica e/ou sociogen?tica. Foi realizado um estudo com cinco crian?as de uma escola p?blica municipal da rede de ensino de Alvorada. Neste estudo, os alunos foram acompanhados semanalmente, por dois semestres letivos, realizando-se ditados/sondagens de cinco palavras e uma frase, semelhante ? pesquisa realizada pela te?rica psicogen?tica Em?lia Ferreiro. Este acompanhamento, feito mediante testagens, analisou que caminhos metacognitivos as crian?as utilizaram para se apropriar da l?ngua escrita. O estudo se fundamenta nos pressupostos te?ricos de Vygotsky, Soares, Kleiman, Rojo, Smolka, Oliveira, entre outros te?ricos que embasam a teoria sociocultural que estuda a educa??o, a aprendizagem e o desenvolvimento humano numa perspectiva sociogen?tica. O relat?rio apresenta resultados que nos levam a afirmar que as hip?teses psicogen?ticas n?o s?o evidentes e universais na aquisi??o da escrita por parte da crian?a. ?, igualmente, necess?rio considerar os fatores s?cioculturais que influenciam na aprendizagem do c?digo escrito na atualidade, visto que cada sociedade vai se desenvolver diferentemente, a partir de intera??es sociais e hist?ricas que ocorrem atrav?s da cultura desta sociedade, e, isso implica o desenvolvimento humano tamb?m, pois, o desenvolvimento mental, no entendimento deste estudo, ?, em sua ess?ncia, um processo sociogen?tico; sendo assim consideramos os fatores gen?ticos e sociais no estudo desenvolvimento humano. Logo, os estudos do letramento representam uma corrente te?rica consistente para se elucidar os processos de alfabetiza??o que s?o interpretados como um fen?meno s?ciocultural.
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