O corpo, a ruina e o tempo : fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Luisa Kuhl
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8784
Resumo: This thesis presents a reflection on the images of the human body in the work of the brazilian artist Miguel Rio Branco (1946-). Looking for the contaminations among documentary photography and art, the work proposes an analysis of works of the artist from the ruin (of the human body and the landscape) and the relations with the multiple temporalities. The works are analyzed from different ways of exposure: the photographic series “Satelites” published in the Malasartes Art Magazine (1976), the exhibition “Negativo Sujo” placed in Parque Laje in 1978, the photobooks “Dulce Sudor Amargo” (1985) and “Silent Book” (1998), the exhibition and the movie Nada levarei quando morrer aqueles que mim deve cobrarei no inferno (1980), the “Barroco” polyptych (1994), the art installations “Diálogo com Amaú” (1983) and “Out of Nowhere” (1994). The aim of studying different media is the main restlessness: as the field of photodocumentarism, throughout the 1970s and 1980s, has undergone some changes, thus providing the creation of works that have in art and documentary photography substance for creation of hybrid poetics. We realize that the images of the human body in the work of Rio Branco are the common thread in the constitution of a poetic that has in documentary photography and in art its expression. Thus, the main objective of the work is to analyze the visual poetics of Miguel Rio Branco from the images of the human body, based on concepts related to ruin and temporality.
id P_RS_95bfb0e328f2fbf8a9f4b1f609890c3a
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/8784
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Monteiro, Charleshttp://lattes.cnpq.br/7314978347718720http://lattes.cnpq.br/7971865654656427Brasil, Luisa Kuhl2019-07-05T11:49:49Z2019-03-28http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8784This thesis presents a reflection on the images of the human body in the work of the brazilian artist Miguel Rio Branco (1946-). Looking for the contaminations among documentary photography and art, the work proposes an analysis of works of the artist from the ruin (of the human body and the landscape) and the relations with the multiple temporalities. The works are analyzed from different ways of exposure: the photographic series “Satelites” published in the Malasartes Art Magazine (1976), the exhibition “Negativo Sujo” placed in Parque Laje in 1978, the photobooks “Dulce Sudor Amargo” (1985) and “Silent Book” (1998), the exhibition and the movie Nada levarei quando morrer aqueles que mim deve cobrarei no inferno (1980), the “Barroco” polyptych (1994), the art installations “Diálogo com Amaú” (1983) and “Out of Nowhere” (1994). The aim of studying different media is the main restlessness: as the field of photodocumentarism, throughout the 1970s and 1980s, has undergone some changes, thus providing the creation of works that have in art and documentary photography substance for creation of hybrid poetics. We realize that the images of the human body in the work of Rio Branco are the common thread in the constitution of a poetic that has in documentary photography and in art its expression. Thus, the main objective of the work is to analyze the visual poetics of Miguel Rio Branco from the images of the human body, based on concepts related to ruin and temporality.Esta tese apresenta uma reflexão sobre as imagens do corpo na obra do artista brasileiro Miguel Rio Branco (1946-). Buscando as contaminações entre fotografia documental e arte, o trabalho propõe uma análise de obras do artista a partir da ruína (do corpo e da paisagem) e das relações com as múltiplas temporalidades. São analisadas obras com diferentes meios de exposição: a série fotográfica Satélites publicada na revista de arte Malasartes (1976), a exposição Negativo Sujo realizada no Parque Laje em 1978, os fotolivros Dulce Sudor Smargo (1985) e Silent Book (1998), a exposição e o filme Nada levarei quando morrer aqueles que mim deve cobrarei no inferno (1980), o políptico Barroco (1994), as instalações Diálogos com Amaú (1983) e Out of nowhere (1994). O objetivo em estudar diferentes suportes está na inquietação principal: como o campo do fotodocumentarismo, ao longo das décadas de 1970 e 1980, sofreu algumas mudanças, proporcionando, assim, a criação de obras que tem na arte e na fotografia documental matéria para a criação de poéticas híbridas. Percebemos que as imagens do corpo na obra de Rio Branco são o fio condutor na constituição de uma poética que tem na fotografia documental e na arte sua expressão. Assim, o objetivo principal do trabalho é analisar a poética visual de Miguel Rio Branco a partir das imagens do corpo, tendo como base conceitos relacionados à ruína e à temporalidade.Submitted by PPG História (historia-pg@pucrs.br) on 2019-07-03T13:53:55Z No. of bitstreams: 1 Versão final O CORPO A RUÍNA E O TEMPO FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTE NA OBRA DE MIGUEL RIO BRANCO (002).pdf: 6760866 bytes, checksum: bfae70dbd6c8bf9dc78b198ef7036aa9 (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2019-07-05T11:44:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versão final O CORPO A RUÍNA E O TEMPO FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTE NA OBRA DE MIGUEL RIO BRANCO (002).pdf: 6760866 bytes, checksum: bfae70dbd6c8bf9dc78b198ef7036aa9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-05T11:49:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão final O CORPO A RUÍNA E O TEMPO FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTE NA OBRA DE MIGUEL RIO BRANCO (002).pdf: 6760866 bytes, checksum: bfae70dbd6c8bf9dc78b198ef7036aa9 (MD5) Previous issue date: 2019-03-28Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175864/Vers%c3%a3o%20final%20O%20CORPO%20A%20RU%c3%8dNA%20E%20O%20TEMPO%20FOTOGRAFIA%20DOCUMENTAL%20E%20ARTE%20NA%20OBRA%20DE%20MIGUEL%20RIO%20BRANCO%20%28002%29.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPUCRSBrasilEscola de HumanidadesFotografiaCorpoRuinaTempoMiguel Rio BrancoCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAO corpo, a ruina e o tempo : fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Brancoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTrabalho não apresenta restrição para publicação2600208937974908513500500500600-6557531471218110192-38409219363320405913590462550136975366info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILVersão final O CORPO A RUÍNA E O TEMPO FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTE NA OBRA DE MIGUEL RIO BRANCO (002).pdf.jpgVersão final O CORPO A RUÍNA E O TEMPO FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTE NA OBRA DE MIGUEL RIO BRANCO (002).pdf.jpgimage/jpeg5624http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8784/4/Vers%C3%A3o+final+O+CORPO+A+RU%C3%8DNA+E+O+TEMPO+FOTOGRAFIA+DOCUMENTAL+E+ARTE+NA+OBRA+DE+MIGUEL+RIO+BRANCO+%28002%29.pdf.jpgf0d030a02e9e02671ce30e3d4ecefc9bMD54TEXTVersão final O CORPO A RUÍNA E O TEMPO FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTE NA OBRA DE MIGUEL RIO BRANCO (002).pdf.txtVersão final O CORPO A RUÍNA E O TEMPO FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTE NA OBRA DE MIGUEL RIO BRANCO (002).pdf.txttext/plain365366http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8784/3/Vers%C3%A3o+final+O+CORPO+A+RU%C3%8DNA+E+O+TEMPO+FOTOGRAFIA+DOCUMENTAL+E+ARTE+NA+OBRA+DE+MIGUEL+RIO+BRANCO+%28002%29.pdf.txt41dfca8fb1750b70363bcbc1491eff61MD53ORIGINALVersão final O CORPO A RUÍNA E O TEMPO FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTE NA OBRA DE MIGUEL RIO BRANCO (002).pdfVersão final O CORPO A RUÍNA E O TEMPO FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E ARTE NA OBRA DE MIGUEL RIO BRANCO (002).pdfapplication/pdf6760866http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8784/2/Vers%C3%A3o+final+O+CORPO+A+RU%C3%8DNA+E+O+TEMPO+FOTOGRAFIA+DOCUMENTAL+E+ARTE+NA+OBRA+DE+MIGUEL+RIO+BRANCO+%28002%29.pdfbfae70dbd6c8bf9dc78b198ef7036aa9MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8784/1/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD51tede/87842019-07-05 12:00:39.941oai:tede2.pucrs.br:tede/8784QXV0b3JpemE/P28gcGFyYSBQdWJsaWNhPz9vIEVsZXRyP25pY2E6IENvbSBiYXNlIG5vIGRpc3Bvc3RvIG5hIExlaSBGZWRlcmFsIG4/OS42MTAsIGRlIDE5IGRlIGZldmVyZWlybyBkZSAxOTk4LCBvIGF1dG9yIEFVVE9SSVpBIGEgcHVibGljYT8/byBlbGV0cj9uaWNhIGRhIHByZXNlbnRlIG9icmEgbm8gYWNlcnZvIGRhIEJpYmxpb3RlY2EgRGlnaXRhbCBkYSBQb250aWY/Y2lhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBDYXQ/bGljYSBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIFN1bCwgc2VkaWFkYSBhIEF2LiBJcGlyYW5nYSA2NjgxLCBQb3J0byBBbGVncmUsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gU3VsLCBjb20gcmVnaXN0cm8gZGUgQ05QSiA4ODYzMDQxMzAwMDItODEgYmVtIGNvbW8gZW0gb3V0cmFzIGJpYmxpb3RlY2FzIGRpZ2l0YWlzLCBuYWNpb25haXMgZSBpbnRlcm5hY2lvbmFpcywgY29ucz9yY2lvcyBlIHJlZGVzID9zIHF1YWlzIGEgYmlibGlvdGVjYSBkYSBQVUNSUyBwb3NzYSBhIHZpciBwYXJ0aWNpcGFyLCBzZW0gP251cyBhbHVzaXZvIGFvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgYSB0P3R1bG8gZGUgZGl2dWxnYT8/byBkYSBwcm9kdT8/byBjaWVudD9maWNhLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2019-07-05T15:00:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O corpo, a ruina e o tempo : fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Branco
title O corpo, a ruina e o tempo : fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Branco
spellingShingle O corpo, a ruina e o tempo : fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Branco
Brasil, Luisa Kuhl
Fotografia
Corpo
Ruina
Tempo
Miguel Rio Branco
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short O corpo, a ruina e o tempo : fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Branco
title_full O corpo, a ruina e o tempo : fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Branco
title_fullStr O corpo, a ruina e o tempo : fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Branco
title_full_unstemmed O corpo, a ruina e o tempo : fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Branco
title_sort O corpo, a ruina e o tempo : fotografia documental e arte na obra de Miguel Rio Branco
author Brasil, Luisa Kuhl
author_facet Brasil, Luisa Kuhl
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Charles
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7314978347718720
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7971865654656427
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Luisa Kuhl
contributor_str_mv Monteiro, Charles
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Corpo
Ruina
Tempo
Miguel Rio Branco
topic Fotografia
Corpo
Ruina
Tempo
Miguel Rio Branco
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This thesis presents a reflection on the images of the human body in the work of the brazilian artist Miguel Rio Branco (1946-). Looking for the contaminations among documentary photography and art, the work proposes an analysis of works of the artist from the ruin (of the human body and the landscape) and the relations with the multiple temporalities. The works are analyzed from different ways of exposure: the photographic series “Satelites” published in the Malasartes Art Magazine (1976), the exhibition “Negativo Sujo” placed in Parque Laje in 1978, the photobooks “Dulce Sudor Amargo” (1985) and “Silent Book” (1998), the exhibition and the movie Nada levarei quando morrer aqueles que mim deve cobrarei no inferno (1980), the “Barroco” polyptych (1994), the art installations “Diálogo com Amaú” (1983) and “Out of Nowhere” (1994). The aim of studying different media is the main restlessness: as the field of photodocumentarism, throughout the 1970s and 1980s, has undergone some changes, thus providing the creation of works that have in art and documentary photography substance for creation of hybrid poetics. We realize that the images of the human body in the work of Rio Branco are the common thread in the constitution of a poetic that has in documentary photography and in art its expression. Thus, the main objective of the work is to analyze the visual poetics of Miguel Rio Branco from the images of the human body, based on concepts related to ruin and temporality.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-05T11:49:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8784
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2600208937974908513
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -6557531471218110192
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -3840921936332040591
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 3590462550136975366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8784/4/Vers%C3%A3o+final+O+CORPO+A+RU%C3%8DNA+E+O+TEMPO+FOTOGRAFIA+DOCUMENTAL+E+ARTE+NA+OBRA+DE+MIGUEL+RIO+BRANCO+%28002%29.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8784/3/Vers%C3%A3o+final+O+CORPO+A+RU%C3%8DNA+E+O+TEMPO+FOTOGRAFIA+DOCUMENTAL+E+ARTE+NA+OBRA+DE+MIGUEL+RIO+BRANCO+%28002%29.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8784/2/Vers%C3%A3o+final+O+CORPO+A+RU%C3%8DNA+E+O+TEMPO+FOTOGRAFIA+DOCUMENTAL+E+ARTE+NA+OBRA+DE+MIGUEL+RIO+BRANCO+%28002%29.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8784/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f0d030a02e9e02671ce30e3d4ecefc9b
41dfca8fb1750b70363bcbc1491eff61
bfae70dbd6c8bf9dc78b198ef7036aa9
220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765341133340672