Totalidade ontológica em Hegel : o problema da metafísica na Phänomenologie des geistes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2795 |
Resumo: | Este trabalho propõe defender que a Phänomenologie des Geistes de 1807 de Hegel é obra metafísica e não gnosiológica. O saber que é o objeto da mesma não é o Princípio Lógico que a sustenta, e sim a substância que, apresentada pelas figuras-de-espírito, permite à consciência compreender que seu reconhecimento passa pela indissociabilidade entre externo e interno e que o saber deve se filiar a essa concepção monista estendida ao dualismo. Esse pressuposto teórico de Hegel é o que permite o surgimento de novo direcionamento ao saber contemporâneo. E isso só se torna sustentável uma vez elaborada uma concepção metafísica dialética, realizada por Hegel em sua Phänomenologie des Geistes. Trata-se de obra estrutural que tanto se lança à exterioridade do discurso válido quanto expressa a interioridade veraz da consciência enquanto consciência-de-si. De maneira que seu desdobramento se apresenta no objeto em si como essência espiritual, no espírito como universalidade do saber e como consciente de sua razão objetiva e efetiva até alcançar a totalidade ontológica. A metafísica dialética erigida por Hegel é apresentada na seção Religião, na qual ocorre a reunião da Consciência / Razão com a Consciência-de-si / Espírito, de forma que a consciência-de-si como espírito se põe como consciência da essência absoluta em geral. A seção Religião, ao mesmo tempo em que anuncia a metafísica dialética hegeliana, na reunião entre objetividade e efetividade, ainda não ultrapassa sua consciência como tal ou falta a ela elevar-se à efetividade de sua consciência-de-si ao objeto de sua consciência. Resta a ela o momento da sua absolutez ou a junção entre forma e conteúdo como espírito absoluto. No Saber Absoluto, o saber conceituante é apresentado. Hegel tenta resolver o problema da metafísica retornando a Heráclito e a Parmênides; contrapõe-se à herança moderna ao conjugar ontologia e totalidade de forma crítica, movido pela inseparabilidade lógica principial entre externo e interno. Esta, assentada no espírito que se sabe enquanto figuras-de-espírito, fundamenta a metafísica dialética defendida por Hegel e possibilita outra estrutura conceitual distinta da dicotomia moderna fundamento filosófico da ciência generalista e dá suporte à ciência complexa. |
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