Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551 |
Resumo: | Este estudo pretende traduzir um esforço de enriquecimento teórico associado com a prática de magistério da autora do trabalho em ambiente de ensino virtual. Interatividade e mediação pedagógica na EAD expressa a abordagem de um tema atual e da maior importância, posto que está no cerne dos cursos virtuais, que vêm assumindo, cada vez mais, um papel de significativa expressividade no panorama educacional brasileiro, em razão do desenvolvimento dessa modalidade de ensino constituir-se numa proposta consistente, legítima, necessária e eminentemente impulsionada pelo emprego da moderna tecnologia de informação e de comunicação a serviço da inovação educativa. O campo da pesquisa centrou-se no 1º Curso de Pós-graduação em Supervisão Escolar a distância do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da PUCRS em parceria com a PUCRS VIRTUAL. A investigação delineou-se no propósito de desvelar como a interatividade e a mediação são concebidas e realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem para, a partir das vivências dos professores e alunos entrevistados, elaborar propostas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. No intuito de atingir os fins colimados, a pesquisa estabeleceu como objetivos específicos: Explicitar as significações que os entrevistados têm sobre interatividade e mediação pedagógica no processo de EAD. Analisar o ambiente virtual e os espaços interativos proporcionados pelo curso no que se refere à temática proposta. Descrever como é operacionalizada a interatividade e a mediação pedagógica expressadas nas experiências positivas ou negativas vivenciadas pelos alunos e professores do curso em estudo. O alcance dos objetivos oportunizou a confirmação da tese: A interatividade é uma exigência do processo educativo em contextos virtuais, implicando mediação pedagógica do professor. Na abordagem da problemática, optou-se pela pesquisa qualitativa-descritivainterpretativa, consubstanciada nos testemunhos de professores e alunos do curso em estudo, enriquecida pelas contribuições buscadas na Análise de Conteúdo preconizada por Moraes (1999, 2001a e 2001b), em função de considerar-se a mais apropriada ao estudo dos fenômenos analisados com o intuito de descrevê-los e interpretá-los. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista aberta e semi-estruturada, visando permitir maior liberdade de expressão dos sujeitos entrevistados e, por via de conseqüência, auferir maior grau de autenticidade/credibilidade às informações por eles fornecidas. As questões que nortearam a pesquisa foram: Quais as significações que os entrevistados têm sobre interatividade e mediação pedagógica? Como professores e alunos utilizam os ambientes e espaços interativos no curso de EAD em estudo? Quais as evidências de interatividade e de mediação pedagógica vivenciadas por professores e alunos no referido curso? Analisou-se, a partir das questões da pesquisa, as dimensões: interatividade, mediação pedagógica, ambiente virtual e espaço interativo, facilidades/experiências positivas, restrições/experiências negativas e alternativas/sugestões. Ao longo do texto e, especialmente, no capítulo conclusivo, é apresentada a contribuição pessoal da pesquisadora que procura demonstrar a real necessidade de qualificar cada vez mais a interatividade entre os atores, aí compreendidos os professores, alunos, monitores, tutores e coordenação, a par dos meios disponíveis, dos quais deverão ter domínio de emprego e evidência de sua utilização de forma didático-pedagógica, a fim de obter melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. Revela-se, por igual, o papel fundamental desempenhado pelo professor no ambiente virtual de ensino, no qual, mais do que na sala de aula convencional, é realçada a sua intervenção como mediador pedagógico, que auxilia na constituição de uma efetiva comunidade de aprendizagem. |
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No intuito de atingir os fins colimados, a pesquisa estabeleceu como objetivos específicos: Explicitar as significações que os entrevistados têm sobre interatividade e mediação pedagógica no processo de EAD. Analisar o ambiente virtual e os espaços interativos proporcionados pelo curso no que se refere à temática proposta. Descrever como é operacionalizada a interatividade e a mediação pedagógica expressadas nas experiências positivas ou negativas vivenciadas pelos alunos e professores do curso em estudo. O alcance dos objetivos oportunizou a confirmação da tese: A interatividade é uma exigência do processo educativo em contextos virtuais, implicando mediação pedagógica do professor. 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