Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11950 |
Resumo: | A preocupao ambiental um tema contnuo e relevante para as empresas e sociedade, no s em razo das crescentes exigncias dos governos atravs de legislao e normas especfi-cas, mas pelas presses do mercado advindas do consumidor que, a cada dia, est mais infor-mado e exigente quanto aos produtos ou servios que adquire. Este estudo mensura o grau de conscincia ecolgica do consumidor. Devido ao carter exploratrio descritivo desta pesqui-sa, utilizou-se questionrios baseados na escala Likert para mensurar o grau de conscincia ecolgica de estudantes do primeiro ao oitavo semestre do curso de administrao de uma ins-tituio particular localizada no interior do Estado de So Paulo. Foram aplicados 150 questi-onrios a alunos do segundo, quarto, sexto e oitavo semestres diurnos e aos do quinto e sti-mo semestres do perodo noturno. Para a anlise dos dados coletados, utilizou-se o software Statistic/Data Analysis (STATA). Por meio deste estudo foi possvel propor seis outros fatores de mensurao da conscincia ecolgica: o impacto no meio ambiente, consumo individual, reciclagem e utilizao, tipo e postura de consumo, caractersticas tcnicas do produto e com-prometimento no consumo. Os resultados deste trabalho permitiram constatar que a conscin-cia ecolgica pode ser mensurada de acordo com os valores e crenas dos consumidores. Alm disso, possibilitam que as organizaes se atentem s caractersticas dos subgrupos des-critas nesta pesquisa, pois apontam para novas alternativas estratgicas que as empresas po-dem utilizar, com o objetivo de conhecerem e saberem qual a melhor forma na comunicao com seu pblico-alvo. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2310 |
id |
RBM-1_2c6a209440bcb5f8280e565dd13a20b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/11950 |
network_acronym_str |
RBM-1 |
network_name_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e MarcasImpact of Ecological Awareness on Consumer Attitudes in Front of Products and BrandsEcological awareness; Consumer behavior; Marketing ecological sustainabilityA preocupao ambiental um tema contnuo e relevante para as empresas e sociedade, no s em razo das crescentes exigncias dos governos atravs de legislao e normas especfi-cas, mas pelas presses do mercado advindas do consumidor que, a cada dia, est mais infor-mado e exigente quanto aos produtos ou servios que adquire. Este estudo mensura o grau de conscincia ecolgica do consumidor. Devido ao carter exploratrio descritivo desta pesqui-sa, utilizou-se questionrios baseados na escala Likert para mensurar o grau de conscincia ecolgica de estudantes do primeiro ao oitavo semestre do curso de administrao de uma ins-tituio particular localizada no interior do Estado de So Paulo. Foram aplicados 150 questi-onrios a alunos do segundo, quarto, sexto e oitavo semestres diurnos e aos do quinto e sti-mo semestres do perodo noturno. Para a anlise dos dados coletados, utilizou-se o software Statistic/Data Analysis (STATA). Por meio deste estudo foi possvel propor seis outros fatores de mensurao da conscincia ecolgica: o impacto no meio ambiente, consumo individual, reciclagem e utilizao, tipo e postura de consumo, caractersticas tcnicas do produto e com-prometimento no consumo. Os resultados deste trabalho permitiram constatar que a conscin-cia ecolgica pode ser mensurada de acordo com os valores e crenas dos consumidores. Alm disso, possibilitam que as organizaes se atentem s caractersticas dos subgrupos des-critas nesta pesquisa, pois apontam para novas alternativas estratgicas que as empresas po-dem utilizar, com o objetivo de conhecerem e saberem qual a melhor forma na comunicao com seu pblico-alvo. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2310Environmental concern is a continuous and relevant theme to business and society, not only because of the increasing demands of governments through legislation and specific rules, but by market forces coming from consumers who are becoming more informed and are demanding environmentally conscious products and services. This study measures the degree of consumers environmental consciousness. This descriptive, exploratory study used questionnaires based on the Likert scale to measure the degree of environmental awareness of students from the first to eighth semester of a private university located within the State of Sao Paulo. One hundred and fifty questionnaires were administered to day students in the second, fourth, sixth, and eighth semesters and night students in the fifth and seventh semesters. For data analysis, we used the software Statistic / Data Analysis (STATA). Based on this study we propose six other factors to measure ecological consciousness: the impact on the environment, individual consumption, recycling and utilization, consumer type, product specifications, and commitment consumption. The results of this study showed evidence that environmental awareness can be measured in accordance with the consumers values and beliefs. Also, it showed that organizations should pay attention to the characteristics of the subgroups described, since they point to new policy alternatives that companies can use, in order to meet the needs and communicate with their target audience.Universidade Nove de Julho - Uninove2012-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1195010.5585/remark.v11i2.2310ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 11, n. 2 (2012): maio - agosto; 3-172177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11950/5574Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Thel AugustoGiuliani, Antonio CarlosPizzinatto, Nadia KassoufCunha, Christiano França da2019-06-21T14:50:38Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/11950Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-06-21T14:50:38REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas Impact of Ecological Awareness on Consumer Attitudes in Front of Products and Brands |
title |
Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas |
spellingShingle |
Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas Monteiro, Thel Augusto Ecological awareness; Consumer behavior; Marketing ecological sustainability |
title_short |
Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas |
title_full |
Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas |
title_fullStr |
Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas |
title_full_unstemmed |
Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas |
title_sort |
Impactos da Consciência Ecológica sobre Atitudes do Consumidor Diante de Produtos e Marcas |
author |
Monteiro, Thel Augusto |
author_facet |
Monteiro, Thel Augusto Giuliani, Antonio Carlos Pizzinatto, Nadia Kassouf Cunha, Christiano França da |
author_role |
author |
author2 |
Giuliani, Antonio Carlos Pizzinatto, Nadia Kassouf Cunha, Christiano França da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Thel Augusto Giuliani, Antonio Carlos Pizzinatto, Nadia Kassouf Cunha, Christiano França da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecological awareness; Consumer behavior; Marketing ecological sustainability |
topic |
Ecological awareness; Consumer behavior; Marketing ecological sustainability |
description |
A preocupao ambiental um tema contnuo e relevante para as empresas e sociedade, no s em razo das crescentes exigncias dos governos atravs de legislao e normas especfi-cas, mas pelas presses do mercado advindas do consumidor que, a cada dia, est mais infor-mado e exigente quanto aos produtos ou servios que adquire. Este estudo mensura o grau de conscincia ecolgica do consumidor. Devido ao carter exploratrio descritivo desta pesqui-sa, utilizou-se questionrios baseados na escala Likert para mensurar o grau de conscincia ecolgica de estudantes do primeiro ao oitavo semestre do curso de administrao de uma ins-tituio particular localizada no interior do Estado de So Paulo. Foram aplicados 150 questi-onrios a alunos do segundo, quarto, sexto e oitavo semestres diurnos e aos do quinto e sti-mo semestres do perodo noturno. Para a anlise dos dados coletados, utilizou-se o software Statistic/Data Analysis (STATA). Por meio deste estudo foi possvel propor seis outros fatores de mensurao da conscincia ecolgica: o impacto no meio ambiente, consumo individual, reciclagem e utilizao, tipo e postura de consumo, caractersticas tcnicas do produto e com-prometimento no consumo. Os resultados deste trabalho permitiram constatar que a conscin-cia ecolgica pode ser mensurada de acordo com os valores e crenas dos consumidores. Alm disso, possibilitam que as organizaes se atentem s caractersticas dos subgrupos des-critas nesta pesquisa, pois apontam para novas alternativas estratgicas que as empresas po-dem utilizar, com o objetivo de conhecerem e saberem qual a melhor forma na comunicao com seu pblico-alvo. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2310 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11950 10.5585/remark.v11i2.2310 |
url |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11950 |
identifier_str_mv |
10.5585/remark.v11i2.2310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11950/5574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
dc.source.none.fl_str_mv |
ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 11, n. 2 (2012): maio - agosto; 3-17 2177-5184 reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:RBM |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
RBM |
institution |
RBM |
reponame_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
collection |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository.name.fl_str_mv |
REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org |
_version_ |
1799138641408163840 |