A SOLIDÃO DA AMÉRICA LATINA NA GRANDE IMPRENSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alexandre
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11688
Resumo: Neste artigo, investigam-se os fatores que dão pouco espaço qualitativo e quantitativo para a América Latina no noticiário da grande imprensa, fundamentados em dois eixos: o ambiente socio-histórico e o jornalístico. É, por meio da intersecção desses campos que se monta o cenário de solidão da América Latina. A pesquisa mostra que o continente latino-americano é cindido por processos históricos, definidos como América Latina oficial e América Latina popular. Enquanto a grande imprensa representa o aparelho ideológico da “América Latina oficial”, a imprensa alternativa desempenha esse papel em relação à “América Latina popular”. Diante disso, desfaz-se o mito da imparcialidade e conclui-se que, para a América Latina não ser condenada à solidão, é preciso desenvolver e estudar os movimentos sociais latino-americanos, incluindo seus processos de comunicação.
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