A SOLIDÃO DA AMÉRICA LATINA NA GRANDE IMPRENSA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11688 |
Resumo: | Neste artigo, investigam-se os fatores que dão pouco espaço qualitativo e quantitativo para a América Latina no noticiário da grande imprensa, fundamentados em dois eixos: o ambiente socio-histórico e o jornalístico. É, por meio da intersecção desses campos que se monta o cenário de solidão da América Latina. A pesquisa mostra que o continente latino-americano é cindido por processos históricos, definidos como América Latina oficial e América Latina popular. Enquanto a grande imprensa representa o aparelho ideológico da “América Latina oficial”, a imprensa alternativa desempenha esse papel em relação à “América Latina popular”. Diante disso, desfaz-se o mito da imparcialidade e conclui-se que, para a América Latina não ser condenada à solidão, é preciso desenvolver e estudar os movimentos sociais latino-americanos, incluindo seus processos de comunicação. |
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A SOLIDÃO DA AMÉRICA LATINA NA GRANDE IMPRENSATHE SOLITUDE OF LATIN AMERICA IN THE GREAT PRESSComunicação na América Latina. Imprensa alternativa. Jornalismo latino americano. Noticiário de grande imprensa. Movimentos sociais latino-americanos.Neste artigo, investigam-se os fatores que dão pouco espaço qualitativo e quantitativo para a América Latina no noticiário da grande imprensa, fundamentados em dois eixos: o ambiente socio-histórico e o jornalístico. É, por meio da intersecção desses campos que se monta o cenário de solidão da América Latina. A pesquisa mostra que o continente latino-americano é cindido por processos históricos, definidos como América Latina oficial e América Latina popular. Enquanto a grande imprensa representa o aparelho ideológico da “América Latina oficial”, a imprensa alternativa desempenha esse papel em relação à “América Latina popular”. Diante disso, desfaz-se o mito da imparcialidade e conclui-se que, para a América Latina não ser condenada à solidão, é preciso desenvolver e estudar os movimentos sociais latino-americanos, incluindo seus processos de comunicação.In this article, it is investigated the reasons why Latin America has a little qualitative and quantitative space in great press. This study is based on sociohistorical and journalistic aspects. This research demonstrates that the Latin-American continent is separated, because of historical processes, in the “official Latin America” and the “popular Latin America”. While the great press represents the “official Latin America”, the “popular Latin America” is represented by the alternative press. Thus, the myth of the impartiality is broken and it is concluded that, in order to not condemn Latin America to the solitude, it is necessary to develop and study the Latin-American social movements, including its communication processes.Universidade Nove de Julho - Uninove2007-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1168810.5585/remark.v6i1.140ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 6, n. 1 (2007); 21-302177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11688/5339Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Alexandre2019-06-14T20:07:07Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/11688Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-06-14T20:07:07REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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Neste artigo, investigam-se os fatores que dão pouco espaço qualitativo e quantitativo para a América Latina no noticiário da grande imprensa, fundamentados em dois eixos: o ambiente socio-histórico e o jornalístico. É, por meio da intersecção desses campos que se monta o cenário de solidão da América Latina. A pesquisa mostra que o continente latino-americano é cindido por processos históricos, definidos como América Latina oficial e América Latina popular. Enquanto a grande imprensa representa o aparelho ideológico da “América Latina oficial”, a imprensa alternativa desempenha esse papel em relação à “América Latina popular”. Diante disso, desfaz-se o mito da imparcialidade e conclui-se que, para a América Latina não ser condenada à solidão, é preciso desenvolver e estudar os movimentos sociais latino-americanos, incluindo seus processos de comunicação. |
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