Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Madalena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2740
Resumo: Introdução: A alfabetização para a cidadania ativa é responsabilidade da academia científica, daí ser pertinente o professor contemporâneo obter informação sobre os valores dos estudantes a quem educa. Objetivo: Avaliar os conhecimentos sobre os valores. Metodologia: Estudo descritivo e transversal realizado numa mostra não probabilística com 85 estudantes da Licenciatura do ensino superior português, (média de idades de 20,96 anos). Aplicou-se o Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético (QMCE, Cunha, M. et al, 2013). O alfa de Cronbach revelou boa consistência interna, (alfa=.839/.870). Resultados: Os estudantes apresentaram maioritariamente (55.3%) conhecimentos positivos sobre os valores, sendo bons em 40.0% e suficientes em 15.3%. Os homens apresentaram melhores conhecimentos do que as mulheres (♂76.9% vs ♀51.4%), mais representadas no grupo com conhecimentos insuficientes (♀48.6% vs ♂23.1%), contudo sem significância estatística (Chi-Square=2.949: p=.229). Os estudantes com maior formação manifestaram melhores conhecimentos. Conclusões: As propriedades psicométricas do QMCE certificam a sua qualidade, enquanto instrumento a utilizar para a avaliação dos valores em estudantes do ensino superior. Os resultados sugerem que os estudantes possuíam conhecimentos sobre os valores adequados ao ciclo de formação que frequentam, mostrando que a alfabetização de que são alvo promove a capacitação para a futura profissão.
id RCAP_0022b8068d5e508796dc652a52368dd5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superiorestudiantesconocimientosvaloresestudantesconhecimentosalfabetizaciónalfabetizaçãoensino superioreducación superiorIntrodução: A alfabetização para a cidadania ativa é responsabilidade da academia científica, daí ser pertinente o professor contemporâneo obter informação sobre os valores dos estudantes a quem educa. Objetivo: Avaliar os conhecimentos sobre os valores. Metodologia: Estudo descritivo e transversal realizado numa mostra não probabilística com 85 estudantes da Licenciatura do ensino superior português, (média de idades de 20,96 anos). Aplicou-se o Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético (QMCE, Cunha, M. et al, 2013). O alfa de Cronbach revelou boa consistência interna, (alfa=.839/.870). Resultados: Os estudantes apresentaram maioritariamente (55.3%) conhecimentos positivos sobre os valores, sendo bons em 40.0% e suficientes em 15.3%. Os homens apresentaram melhores conhecimentos do que as mulheres (♂76.9% vs ♀51.4%), mais representadas no grupo com conhecimentos insuficientes (♀48.6% vs ♂23.1%), contudo sem significância estatística (Chi-Square=2.949: p=.229). Os estudantes com maior formação manifestaram melhores conhecimentos. Conclusões: As propriedades psicométricas do QMCE certificam a sua qualidade, enquanto instrumento a utilizar para a avaliação dos valores em estudantes do ensino superior. Os resultados sugerem que os estudantes possuíam conhecimentos sobre os valores adequados ao ciclo de formação que frequentam, mostrando que a alfabetização de que são alvo promove a capacitação para a futura profissão.Resumen: Introducción: La Alfabetización para una ciudadanía activa es también responsabilidad de la academia científica, por lo que es pertinente al maestro contemporáneo obtener información acerca de los valores de los estudiantes que educa. Objetivo: Para evaluar el conocimiento de los valores. Metodología: Estudio descriptivo, transversal realizado en una muestra no probabilística de 85 estudiantes el Grado de educación superior portugués (edad media 20,96 años). Aplicado el Cuestionario de Mapeo de Conocimiento Ético (QMCE, Cunha, M. et al., 2013).El alfa de Cronbach reveló buena consistencia interna (alfa=.839/.870). Resultados: Los estudiantes presentan en su mayoría (55,3%) conocimiento positivo de los valores, lo que es bueno en el 40,0% y suficiente en el 15,3%. Los hombres tenien mejor conocimiento que las mujeres (♂76.9% vs ♀51.4%), más representado en el grupo con un conocimiento insuficiente (♀48.6% vs ♂23.1%), aunque no estadísticamente significativa (Chi-Cuadrado=2.949: p=.229). Los estudiantes con la educación superior mostraron mejor conocimiento. Conclusiones: Las propiedades psicométricas de QMCE certifican su calidad como una herramienta que debe utilizarse para la evaluación de los valores en los estudiantes de educación superior. Los resultados sugieren que los estudiantes tenían un conocimiento de los valores adecuado al ciclo de formación que asisten, lo que demuestra que la alfabetización que están dirigidos promueve la formación para la futura profesión.Sello Editor Educación Cubana, Ministerio de EducaciónRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCunha, Madalena2015-03-24T09:38:47Z2015-01-262015-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2740spaCunha, M. (2015). Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superior. In Memórias, Pedagogía 2015, Encuentro Internacional por La Unidad de los Educadores. Palacio de Convenciones de La Havana, Cuba de 26 a 30 de Enero de 2015. p. 146–154. ISBN 978-959-18-1099-1978-959-18-1099-1metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:50.384063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superior
title Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superior
spellingShingle Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superior
Cunha, Madalena
estudiantes
conocimientos
valores
estudantes
conhecimentos
alfabetización
alfabetização
ensino superior
educación superior
title_short Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superior
title_full Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superior
title_fullStr Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superior
title_full_unstemmed Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superior
title_sort Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superior
author Cunha, Madalena
author_facet Cunha, Madalena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv estudiantes
conocimientos
valores
estudantes
conhecimentos
alfabetización
alfabetização
ensino superior
educación superior
topic estudiantes
conocimientos
valores
estudantes
conhecimentos
alfabetización
alfabetização
ensino superior
educación superior
description Introdução: A alfabetização para a cidadania ativa é responsabilidade da academia científica, daí ser pertinente o professor contemporâneo obter informação sobre os valores dos estudantes a quem educa. Objetivo: Avaliar os conhecimentos sobre os valores. Metodologia: Estudo descritivo e transversal realizado numa mostra não probabilística com 85 estudantes da Licenciatura do ensino superior português, (média de idades de 20,96 anos). Aplicou-se o Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético (QMCE, Cunha, M. et al, 2013). O alfa de Cronbach revelou boa consistência interna, (alfa=.839/.870). Resultados: Os estudantes apresentaram maioritariamente (55.3%) conhecimentos positivos sobre os valores, sendo bons em 40.0% e suficientes em 15.3%. Os homens apresentaram melhores conhecimentos do que as mulheres (♂76.9% vs ♀51.4%), mais representadas no grupo com conhecimentos insuficientes (♀48.6% vs ♂23.1%), contudo sem significância estatística (Chi-Square=2.949: p=.229). Os estudantes com maior formação manifestaram melhores conhecimentos. Conclusões: As propriedades psicométricas do QMCE certificam a sua qualidade, enquanto instrumento a utilizar para a avaliação dos valores em estudantes do ensino superior. Os resultados sugerem que os estudantes possuíam conhecimentos sobre os valores adequados ao ciclo de formação que frequentam, mostrando que a alfabetização de que são alvo promove a capacitação para a futura profissão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-24T09:38:47Z
2015-01-26
2015-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2740
url http://hdl.handle.net/10400.19/2740
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv Cunha, M. (2015). Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superior. In Memórias, Pedagogía 2015, Encuentro Internacional por La Unidad de los Educadores. Palacio de Convenciones de La Havana, Cuba de 26 a 30 de Enero de 2015. p. 146–154. ISBN 978-959-18-1099-1
978-959-18-1099-1
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sello Editor Educación Cubana, Ministerio de Educación
publisher.none.fl_str_mv Sello Editor Educación Cubana, Ministerio de Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130884928962560