Perspectivas de professores do 1.º segmento do ensino fundamental do estado do Rio de Janeiro sobre dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Keli Cristina Silveira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80320
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
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spelling Perspectivas de professores do 1.º segmento do ensino fundamental do estado do Rio de Janeiro sobre dislexiaPerspectives of teachers of the 1st segment of elementary education in the state of rio de janeiro on dyslexiaDificuldade de aprendizagem específicaDislexiaTranstornos de aprendizagemDyslexiaLearning disordersSpecific learning disabilityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)Este estudo tem como finalidade conhecer as perspectivas de professores do 1.º segmento do ensino fundamental do Estado do Rio de Janeiro acerca da dislexia. A partir desta finalidade foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, sendo escolhido como instrumento de recolha dos dados a entrevista semiestruturada. A mesma foi realizada junto a cinco professoras do estado do Rio de Janeiro. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo. Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa, conclui-se que as professoras: 1) não têm realizado formações continuadas na área da dislexia apesar de reconhecerem a importância desse tema para a sua prática pedagógica; 2) consideram que os seus cursos de Graduação não ofertaram conhecimentos específicos sobre a dislexia, fazendo com que se sintam inseguras para identificar e intervir em possíveis casos na sala de aula; 3) mostraram ter conhecimentos sobre as diferenças entre os termos dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem; 4) relacionaram o termo dislexia com o processo da leitura e apresentaram conhecimentos corretos sobre o seu conceito, etiologia e características; 5) apesar de não terem a experiência em sala de aula com alunos com diagnósticos de dislexia compreendem a necessidade de buscarem mais conhecimentos sobre o assunto, pois pensam não estarem preparadas para assumir e intervir junto de estudantes com dislexia; 6) na sua maioria, têm conhecimento sobre possíveis intervenções para serem aplicadas junto aos alunos com dislexia; 7) indicaram dificuldade de se avaliar os alunos com dificuldades de aprendizagem; 8) a existência de uma equipe multidisciplinar nas escolas, facilitaria a identificação precoce e a intervenção adequada junto a estudantes com dislexia; 9) identificam a sua função e a função de cada outro profissional na equipe multidisciplinar e consideram que a sua existência na escola promoveria uma dinâmica diária que facilitaria a observação de um possível caso de dislexia. Através das conclusões, fica evidente o quanto a Educação ainda precisa caminhar para que haja a inclusão dos alunos com dislexia na escola e na sociedade. Tais caminhos devem ser percorridos com a participação da família, da escola, das universidades e do poder público, garantindo investimentos em modelos educativos com triagem universal, intervenções multinível e formação permanente e em contexto para os professores e outros intervenientes da comunidade educativa.This study aims to know the perspectives of teachers of the 1st segment of elementary education in the State of Rio de Janeiro about dyslexia. Based on this purpose, a study of a qualitative nature was developed, and the semi-structured interview was chosen as a data collection instrument. The same was carried out with five teachers from the State of Rio de Janeiro. Data were analyzed using content analysis. In view of the results obtained in this research, it is concluded that the teachers: 1) have not carried out continuing education in the area of dyslexia despite recognizing the importance of this topic for their pedagogical practice; 2) they consider that their undergraduate courses did not offer specific knowledge about dyslexia, making them feel insecure to identify and intervene in possible cases in the classroom; 3) they showed knowledge about the differences between the terms learning difficulties and learning disorders; 4) related the term dyslexia with the reading process and presented correct knowledge about its concept, etiology and characteristics; 5) despite not having classroom experience with students diagnosed with dyslexia, they understand the need to seek more knowledge on the subject, as they think they are not prepared to assume and intervene with students with dyslexia; 6) most of them are aware of possible interventions to be applied to students with dyslexia; 7) indicated difficulty in evaluating students with learning difficulties; 8) the existence of a multidisciplinary team in school would facilitate early identification and adequate intervention with student with dyslexia; 9) identify their role and the role of each other professional in the multidisciplinary team and consider that existence at school would promote a daily dynamic that would facilitate the observation of a possible case of dyslexia. Through the conclusions, it is evident how much Education still needs to go so that is the inclusion of students with dyslexia in school and in society. Such path must be followed with the participation of the family, school, universities and public authorities, guaranteeing investments in educational models with universal screening, multilevel interventions and ongoing and in-context training for teachers and other stakeholders in the educational community.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoMoraes, Keli Cristina Silveira de20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80320por203013751info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:03.417555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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