Métodos de estudo em alunos do 1º ano da Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Rosa
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Monteiro, Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/8865
Resumo: O artigo analisa os métodos de estudo de uma amostra de alunos do 1º ano de uma Universidade de Portugal, no momento de ingresso na Universidade, maioritariamente de cursos de Engenharia. Utilizou-se o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo — IACHE, que contempla cinco sub-escalas: enfoque compreensivo; enfoque reprodutivo; percepções pessoais de competência; envolvimento no estudo; organização das actividades de estudo. A análise considera a nota de candidatura ao ensino superior e o género. Os resultados mostram que alunos com melhores classificações ao nível do ensino secundário apresentam pontuações mais altas nos itens reportados a um enfoque mais compreensivo que memorístico no estudo, assim como nos itens que traduzem percepções pessoais mais positivas de competência e de realização académica. Os alunos do sexo feminino apresentam, ainda, resultados mais elevados nas várias sub—escalas, inferindo—se níveis superiores de profundidade compreensiva e de envolvimento no estudo, assim como melhor organização das actividades escolares.
id RCAP_0116c1ab76171bd9715597e40cbf6cd7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Métodos de estudo em alunos do 1º ano da UniversidadeHigher EducationAcademic achievementStudy-habitsEnsino SuperiorRendimento académicoHábitos de estudoO artigo analisa os métodos de estudo de uma amostra de alunos do 1º ano de uma Universidade de Portugal, no momento de ingresso na Universidade, maioritariamente de cursos de Engenharia. Utilizou-se o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo — IACHE, que contempla cinco sub-escalas: enfoque compreensivo; enfoque reprodutivo; percepções pessoais de competência; envolvimento no estudo; organização das actividades de estudo. A análise considera a nota de candidatura ao ensino superior e o género. Os resultados mostram que alunos com melhores classificações ao nível do ensino secundário apresentam pontuações mais altas nos itens reportados a um enfoque mais compreensivo que memorístico no estudo, assim como nos itens que traduzem percepções pessoais mais positivas de competência e de realização académica. Os alunos do sexo feminino apresentam, ainda, resultados mais elevados nas várias sub—escalas, inferindo—se níveis superiores de profundidade compreensiva e de envolvimento no estudo, assim como melhor organização das actividades escolares.This article analises the study methods of a freshmen group of Minho University at the moment they access higher education. Most of these students are from engineering courses. The IACHE inventory of attitudes and study habits was used. This inventory consists of five sub-scales: comprehensive approach; reproductive approach; personal perceptions of competencies; study envolvement; organization of the study activities. This research takes the entrance grade and the gender of the students into account. The results confirm the expectations, as students with higher grades at high school show higher levels in items regarding the comprehensive approach on the reproductive approach. These students have also higher levels on the personal positive perceptions scales on competency and academic achievement. Higher results on several sub-scales were verified for the female students, showing higher scores on the comprehensive approach and study involvement, as well better organisation of academic activities.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Universidade do MinhoVasconcelos, RosaAlmeida, Leandro S.Monteiro, Sílvia20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/8865por"Psicologia Escolar e Educacional." ISSN 1413-8557. 9:2 (Jul./Dec. 2005) 195-202.1413-8557www.abrapee.psc.brinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:27:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:11.943196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de estudo em alunos do 1º ano da Universidade
title Métodos de estudo em alunos do 1º ano da Universidade
spellingShingle Métodos de estudo em alunos do 1º ano da Universidade
Vasconcelos, Rosa
Higher Education
Academic achievement
Study-habits
Ensino Superior
Rendimento académico
Hábitos de estudo
title_short Métodos de estudo em alunos do 1º ano da Universidade
title_full Métodos de estudo em alunos do 1º ano da Universidade
title_fullStr Métodos de estudo em alunos do 1º ano da Universidade
title_full_unstemmed Métodos de estudo em alunos do 1º ano da Universidade
title_sort Métodos de estudo em alunos do 1º ano da Universidade
author Vasconcelos, Rosa
author_facet Vasconcelos, Rosa
Almeida, Leandro S.
Monteiro, Sílvia
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
Monteiro, Sílvia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Rosa
Almeida, Leandro S.
Monteiro, Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Higher Education
Academic achievement
Study-habits
Ensino Superior
Rendimento académico
Hábitos de estudo
topic Higher Education
Academic achievement
Study-habits
Ensino Superior
Rendimento académico
Hábitos de estudo
description O artigo analisa os métodos de estudo de uma amostra de alunos do 1º ano de uma Universidade de Portugal, no momento de ingresso na Universidade, maioritariamente de cursos de Engenharia. Utilizou-se o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo — IACHE, que contempla cinco sub-escalas: enfoque compreensivo; enfoque reprodutivo; percepções pessoais de competência; envolvimento no estudo; organização das actividades de estudo. A análise considera a nota de candidatura ao ensino superior e o género. Os resultados mostram que alunos com melhores classificações ao nível do ensino secundário apresentam pontuações mais altas nos itens reportados a um enfoque mais compreensivo que memorístico no estudo, assim como nos itens que traduzem percepções pessoais mais positivas de competência e de realização académica. Os alunos do sexo feminino apresentam, ainda, resultados mais elevados nas várias sub—escalas, inferindo—se níveis superiores de profundidade compreensiva e de envolvimento no estudo, assim como melhor organização das actividades escolares.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/8865
url https://hdl.handle.net/1822/8865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia Escolar e Educacional." ISSN 1413-8557. 9:2 (Jul./Dec. 2005) 195-202.
1413-8557
www.abrapee.psc.br
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132932180279296