Impacto da formação na prática pedagógica dos professores : estudo de uma ação de formação integrada no PNEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Isabel Maria Dias Albuquerque da, 1957-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9089
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_01848d916d2d89dbcc325230b8dd98e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Impacto da formação na prática pedagógica dos professores : estudo de uma ação de formação integrada no PNEPEnsino da leituraFormação contínua de professoresAvaliação da formaçãoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O papel dos professores de 1ºciclo no desenvolvimento das competências da leitura, desde sempre fundamental, tem sido nos últimos anos confrontado com a necessidade de introduzir novas práticas capazes de despertar ou manter vivo o estímulo dos alunos para a aprendizagem da leitura. Os resultados obtidos em estudos internacionais que revelaram ser a fraca competência leitora, uma das razões explicativas para os baixos índices de literacia revelados, fizeram com que se organizasse um plano de formação a nível nacional com vista a uma melhoria no ensino da leitura e da escrita. Neste sentido, debruçámo-nos neste estudo sobre uma ação de formação integrada neste plano, tentando compreender o impacto que esta originou nos seus formandos. Entendemos que as conceções destes professores sobre a importância da leitura e o ensino desta aos alunos, seriam as temáticas mais adequadas para percebermos os efeitos da formação nas suas práticas pedagógicas. Sustentando a ideia da ocorrência de uma mudança, procurámos saber como é que estes professores avaliaram a formação recebida. Destacámos no nosso estudo as representações que considerámos mais relevantes para o problema de investigação que traçámos, o qual incidiu sobre o impacto da ação de formação integrada no PNEP, na prática pedagógica dos professores. No nosso estudo verificámos que a formação contínua é essencial para o desenvolvimento do professor independentemente do seu tempo na carreira e que a ação de formação para o ensino do português, destinada a professores de 1º ciclo, foi, na opinião das nossas entrevistadas, de grande importância para colmatar lacunas da formação inicial ou para introduzir novos conceitos e novas práticas no ensino e na promoção da leitura. Verificámos também que o tempo de duração de uma formação e a forma como esta é acompanhada, assim como o contexto em que se desenvolve, são fatores de relevo na sua avaliação.K-4 teachers' role in the development of reading skills during the first school years has always been considered fundamental. Recently teachers have been confronted with the fact that new practices need to be introduced to maintain students interest in the acquisition of reading skills. International studies have shown that large numbers of children were reading below their age level (One of the reasons why illiteracy level was so high). Consequently teacher practice development plans were implemented nationwide in an attempt to raise the reading and writing standards. We focused our attention on a particular course included on this plan and studied it's impact on the teachers' practices. We assumed that the teacher's inner believes about the importance of reading and writing for their students were the core issue to begin to understand the impact of the course on their practices. Believing that there was in fact a change on their practice we tried to understand how these teachers assessed what they had learned. We highlighted some representations that we considered relevant for our study, such as the impact of the PNEP’s course on the teachers’ practice. We found that regardless of the teachers’ years of experience this kind of teacher training is essential to good practices in the classroom. According to the interviewees it was very important on their performance not only by learning new concepts or clearing some concepts acquired during the initial teacher formation. We also learned that the duration of the courses, how it is planned and the context in wish is developed are important factors in it’s evaluation.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaSilveira, Isabel Maria Dias Albuquerque da, 1957-2013-09-06T13:36:52Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:05:49ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da formação na prática pedagógica dos professores : estudo de uma ação de formação integrada no PNEP
title Impacto da formação na prática pedagógica dos professores : estudo de uma ação de formação integrada no PNEP
spellingShingle Impacto da formação na prática pedagógica dos professores : estudo de uma ação de formação integrada no PNEP
Silveira, Isabel Maria Dias Albuquerque da, 1957-
Ensino da leitura
Formação contínua de professores
Avaliação da formação
Teses de mestrado - 2011
title_short Impacto da formação na prática pedagógica dos professores : estudo de uma ação de formação integrada no PNEP
title_full Impacto da formação na prática pedagógica dos professores : estudo de uma ação de formação integrada no PNEP
title_fullStr Impacto da formação na prática pedagógica dos professores : estudo de uma ação de formação integrada no PNEP
title_full_unstemmed Impacto da formação na prática pedagógica dos professores : estudo de uma ação de formação integrada no PNEP
title_sort Impacto da formação na prática pedagógica dos professores : estudo de uma ação de formação integrada no PNEP
author Silveira, Isabel Maria Dias Albuquerque da, 1957-
author_facet Silveira, Isabel Maria Dias Albuquerque da, 1957-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ângela, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Isabel Maria Dias Albuquerque da, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da leitura
Formação contínua de professores
Avaliação da formação
Teses de mestrado - 2011
topic Ensino da leitura
Formação contínua de professores
Avaliação da formação
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-09-06T13:36:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9089
url http://hdl.handle.net/10451/9089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303274938957824