A influência do modelo de aceitação da tecnologia na utilização da rede social Facebook na perspetiva do perfil pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daniela Bárbara de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/5057
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação do Mestre José Duarte Santos
id RCAP_018b2d550ed2c18b552ee4f30d758e38
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/5057
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do modelo de aceitação da tecnologia na utilização da rede social Facebook na perspetiva do perfil pessoalRedes SociaisModelo de aceitação da tecnologiaFacebookInternetSocial networksTechnology acceptance modelDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação do Mestre José Duarte SantosAtualmente, a Internet faz parte do nosso quotidiano destacando-se a utilização das redes sociais. É neste contexto que a rede social Facebook, criada em 2004 por Mark Zuckerberg, atinge níveis de utilização e de notoriedade bastante altos. Considerando que o Facebook não pode ser menosprezado pelo Marketing e que o seu uso, por parte dos utilizadores pessoais, pode ser condicionado por alguns fatores, neste estudo procuramos obter informações acerca de variáveis que poderão influenciar a utilização da rede social Facebook na perspetiva do perfil pessoal, tendo como base de partida para a investigação o TAM - Technology Acceptance Model e outros modelos que evoluíram a partir do primeiro. Assim, apresentamos a proposta de um novo modelo, incorporando nove dimensões, sendo quatro resultantes da preocupação em contemplar as características e funcionalidades do Facebook. Para validar o modelo e as catorze hipóteses apresentadas efetuou-se um estudo empírico de natureza quantitativa, com recurso a um questionário online, que permitiu verificar que a utilização do Facebook, na perspetiva do perfil pessoal, é influenciada por variáveis que têm por base o modelo de aceitação da tecnologia e outras dimensões encontradas e aceites –idade e confiança/segurança – que contemplam as especificidades do Facebook. Com este trabalho, proporciona-se, também, uma oportunidade para futuramente explorar de forma mais intensiva as variáveis que foram especificamente identificadas como influenciadoras na aceitação da tecnologia usada pelos utilizadores das redes sociais.Currently, the Internet is part of our daily lives including the use of social networks. It is in this context that the social network Facebook, founded in 2004 by Mark Zuckerber, achieved high notoriety and usage levels. Considering that Facebook cannot be neglected by Marketing and that its use by personal users, can be influenced by some factors, in this study we seek information about variables that may influence the use of social network Facebook from the perspective of the personal profile, having as starting point for investigating the TAM-Technology Acceptance Model and other models that have evolved from the first. Thus, we present the proposal for a new model, incorporating nine dimensions, being four resulting from concern to contemplate the characteristics and functionality of Facebook. To validate the model and the fourteen possibilities presented conducted an empirical study of quantitative nature, using an online questionnaire, which has shown that the use of Facebook, from the perspective of the personal profile, is influenced by variables that are based on the technology acceptance model and other dimensions have been found and accepted – age and trust/security – that contemplate the specificities of Facebook. With this work, provides also an opportunity to further explore more intensive variables which have been specifically identified as more at acceptance of the technology used by users of social networks.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoSantos, José DuarteRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Daniela Bárbara de Sousa2014-10-16T14:24:59Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/5057TID:201633809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:45:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/5057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:50.096148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do modelo de aceitação da tecnologia na utilização da rede social Facebook na perspetiva do perfil pessoal
title A influência do modelo de aceitação da tecnologia na utilização da rede social Facebook na perspetiva do perfil pessoal
spellingShingle A influência do modelo de aceitação da tecnologia na utilização da rede social Facebook na perspetiva do perfil pessoal
Ferreira, Daniela Bárbara de Sousa
Redes Sociais
Modelo de aceitação da tecnologia
Facebook
Internet
Social networks
Technology acceptance model
title_short A influência do modelo de aceitação da tecnologia na utilização da rede social Facebook na perspetiva do perfil pessoal
title_full A influência do modelo de aceitação da tecnologia na utilização da rede social Facebook na perspetiva do perfil pessoal
title_fullStr A influência do modelo de aceitação da tecnologia na utilização da rede social Facebook na perspetiva do perfil pessoal
title_full_unstemmed A influência do modelo de aceitação da tecnologia na utilização da rede social Facebook na perspetiva do perfil pessoal
title_sort A influência do modelo de aceitação da tecnologia na utilização da rede social Facebook na perspetiva do perfil pessoal
author Ferreira, Daniela Bárbara de Sousa
author_facet Ferreira, Daniela Bárbara de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Duarte
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Daniela Bárbara de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais
Modelo de aceitação da tecnologia
Facebook
Internet
Social networks
Technology acceptance model
topic Redes Sociais
Modelo de aceitação da tecnologia
Facebook
Internet
Social networks
Technology acceptance model
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação do Mestre José Duarte Santos
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16T14:24:59Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/5057
TID:201633809
url http://hdl.handle.net/10400.22/5057
identifier_str_mv TID:201633809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131352625315840