Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-Escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gatinho, Ana Rita dos Santos, Fernandes, Carla, Veríssimo, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7091
Resumo: Poucas são as investigações sobre o autoconceito realizadas com crianças de idade pré-escolar. Neste estudo procuramos contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento normativo do autoconceito, no período pré-escolar, nomeadamente, através da análise dos efeitos que o sexo e a idade têm no mesmo. Tratando-se de um estudo longitudinal, a amostra foi composta por 83 crianças portuguesas, avaliadas no seu autoconceito aos quatro e aos cinco anos de idade, através da Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children – PSPCSA. As crianças apresentaram resultados muito elevados em todos os domínios do autoconceito, em ambas as idades Os dados parecem indicar que os elevados valores do autoconceito começam a declinar já no fi m do período pré-escolar, pelo menos em alguns domínios, sugerindo, dessa forma, um desenvolvimento diferenciado do autoconceito, consoante os diferentes domínios avaliados. Finalmente, parecem existir diferenças no autoconceito relacionadas com o sexo das crianças, favorecendo os rapazes. Os nossos resultados contribuem para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento do autoconceito
id RCAP_0213d7774ac1132a4e11a971be3839fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-EscolaresAutoconceitoPré-escolarGéneroSelf-conceptPreschoolGenderPoucas são as investigações sobre o autoconceito realizadas com crianças de idade pré-escolar. Neste estudo procuramos contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento normativo do autoconceito, no período pré-escolar, nomeadamente, através da análise dos efeitos que o sexo e a idade têm no mesmo. Tratando-se de um estudo longitudinal, a amostra foi composta por 83 crianças portuguesas, avaliadas no seu autoconceito aos quatro e aos cinco anos de idade, através da Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children – PSPCSA. As crianças apresentaram resultados muito elevados em todos os domínios do autoconceito, em ambas as idades Os dados parecem indicar que os elevados valores do autoconceito começam a declinar já no fi m do período pré-escolar, pelo menos em alguns domínios, sugerindo, dessa forma, um desenvolvimento diferenciado do autoconceito, consoante os diferentes domínios avaliados. Finalmente, parecem existir diferenças no autoconceito relacionadas com o sexo das crianças, favorecendo os rapazes. Os nossos resultados contribuem para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento do autoconceitoABSTRACT: There are few investigations on the self-concept of preschool children. The aim of this study is to contribute to a better understanding of the normative development of self-concept in preschool children, particularly by analyzing the effects of gender and age. In a longitudinal study, our sample consisted of 83 Portuguese children, and data were collected at four and fi ve years old. Self-concept was measured by the Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children - PSPCSA. Children presented very high results in all areas of self-concept at both ages. Data seem to indicate that self-concept starts to decline towards the end of the preschool period, at least in some areas. Results suggest a differentiated process of self-development, according to the different domains assessed. Finally, there seem to be differences in self-concept related to the children’s gender, favoring boys. Our results contribute to a better understanding of the developmental process of self-concept.Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCTRepositório do ISPAPinto, Alexandra Maria Pereira Inácio SequeiraGatinho, Ana Rita dos SantosFernandes, CarlaVeríssimo, Manuela2019-07-12T15:13:10Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7091porPsicologia Reflexão e Crítica, 28(3), 632-638 Doi: 10.1590/1678-7153.2015283221678-715310.1590/1678-7153.201528322info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:47Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:55.354070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-Escolares
title Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-Escolares
spellingShingle Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-Escolares
Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira
Autoconceito
Pré-escolar
Género
Self-concept
Preschool
Gender
title_short Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-Escolares
title_full Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-Escolares
title_fullStr Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-Escolares
title_full_unstemmed Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-Escolares
title_sort Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-Escolares
author Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira
author_facet Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira
Gatinho, Ana Rita dos Santos
Fernandes, Carla
Veríssimo, Manuela
author_role author
author2 Gatinho, Ana Rita dos Santos
Fernandes, Carla
Veríssimo, Manuela
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira
Gatinho, Ana Rita dos Santos
Fernandes, Carla
Veríssimo, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconceito
Pré-escolar
Género
Self-concept
Preschool
Gender
topic Autoconceito
Pré-escolar
Género
Self-concept
Preschool
Gender
description Poucas são as investigações sobre o autoconceito realizadas com crianças de idade pré-escolar. Neste estudo procuramos contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento normativo do autoconceito, no período pré-escolar, nomeadamente, através da análise dos efeitos que o sexo e a idade têm no mesmo. Tratando-se de um estudo longitudinal, a amostra foi composta por 83 crianças portuguesas, avaliadas no seu autoconceito aos quatro e aos cinco anos de idade, através da Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children – PSPCSA. As crianças apresentaram resultados muito elevados em todos os domínios do autoconceito, em ambas as idades Os dados parecem indicar que os elevados valores do autoconceito começam a declinar já no fi m do período pré-escolar, pelo menos em alguns domínios, sugerindo, dessa forma, um desenvolvimento diferenciado do autoconceito, consoante os diferentes domínios avaliados. Finalmente, parecem existir diferenças no autoconceito relacionadas com o sexo das crianças, favorecendo os rapazes. Os nossos resultados contribuem para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento do autoconceito
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2019-07-12T15:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7091
url http://hdl.handle.net/10400.12/7091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia Reflexão e Crítica, 28(3), 632-638 Doi: 10.1590/1678-7153.201528322
1678-7153
10.1590/1678-7153.201528322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130111109234688