Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, José
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5051
Resumo: O texto propõe uma reflexão acerca da ligação entre a existência de software e de recursos educativos digitais de qualidade e os processos efetivos de integração das tecnologias na escola, no currículo e na sala de aula. Esta ligação é o ponto de partida para uma incursão no território conceptual e prático no campo do software e dos recursos educativos digitais, abordando aspetos como o estado atual do conceito e a necessidade de o reinventar, a quantidade e qualidade de recursos, as metodologias de conceção e desenvolvimento, os repositórios e a organização dos recursos e, finalmente, propondo uma reflexão sobre as práticas de criação de recursos educativos digitais.
id RCAP_022e277589c109ce263509357eaece76
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos educativos digitais: reflexões sobre a práticarecursos educativos digitaisinovação educativaO texto propõe uma reflexão acerca da ligação entre a existência de software e de recursos educativos digitais de qualidade e os processos efetivos de integração das tecnologias na escola, no currículo e na sala de aula. Esta ligação é o ponto de partida para uma incursão no território conceptual e prático no campo do software e dos recursos educativos digitais, abordando aspetos como o estado atual do conceito e a necessidade de o reinventar, a quantidade e qualidade de recursos, as metodologias de conceção e desenvolvimento, os repositórios e a organização dos recursos e, finalmente, propondo uma reflexão sobre as práticas de criação de recursos educativos digitais.Ministério da Educação e Ciência/DGIDC2012-03-08T17:14:12Z2012-03-082011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5051http://hdl.handle.net/10174/5051porRamos, J.L., Teodoro, V.D.e Ferreira, F. M.( 2011) Recursos educativos digitais. Refexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF VII. p.11-34. Ministério da Educação e Ciência/DGIDC.1646-263Departamento de Pedagogia e Educaçãojlramos@uevora.pt229Ramos, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:06.577326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática
title Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática
spellingShingle Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática
Ramos, José
recursos educativos digitais
inovação educativa
title_short Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática
title_full Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática
title_fullStr Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática
title_full_unstemmed Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática
title_sort Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática
author Ramos, José
author_facet Ramos, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, José
dc.subject.por.fl_str_mv recursos educativos digitais
inovação educativa
topic recursos educativos digitais
inovação educativa
description O texto propõe uma reflexão acerca da ligação entre a existência de software e de recursos educativos digitais de qualidade e os processos efetivos de integração das tecnologias na escola, no currículo e na sala de aula. Esta ligação é o ponto de partida para uma incursão no território conceptual e prático no campo do software e dos recursos educativos digitais, abordando aspetos como o estado atual do conceito e a necessidade de o reinventar, a quantidade e qualidade de recursos, as metodologias de conceção e desenvolvimento, os repositórios e a organização dos recursos e, finalmente, propondo uma reflexão sobre as práticas de criação de recursos educativos digitais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-08T17:14:12Z
2012-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5051
http://hdl.handle.net/10174/5051
url http://hdl.handle.net/10174/5051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, J.L., Teodoro, V.D.e Ferreira, F. M.( 2011) Recursos educativos digitais. Refexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF VII. p.11-34. Ministério da Educação e Ciência/DGIDC.
1646-263
Departamento de Pedagogia e Educação
jlramos@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação e Ciência/DGIDC
publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação e Ciência/DGIDC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136483800514560