A IMPORTÂNCIA DO TEMPO GEOLÓGICO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE 12-13 ANOS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS NAS ZONAS CENTRO E NORTE DE PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonito, Jorge
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marques, Luis, Morgado, Margarida, Rebelo, Dorinda, Medina, Jorge, McDade, Graça, Martins, Luisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8364
Resumo: A percepção do tempo é influenciada por vários factores, incluindo os de natureza afectiva. Uma pessoa organiza e interpreta, naturalmente, as suas impressões sensoriais, atribuindo-lhes significado. Compreender, adequadamente, o tempo geológico é um processo complexo, que resulta do cérebro humano estar preparado, apenas, para abranger uma determinada dimensão do tempo, consequência da duração média da vida humana. Considerando este quadro teórico, o presente estudo procurou conhecer as concepções de alunos de 12-13 anos sobre os critérios para a construção da escala de tempo geológico, as noções de idades relativa e absoluta, assim como a importância atribuída aos factores que condicionam a compreensão do conceito de tempo geológico. Foram inquiridos, através de um questionário de auto-relato, 432 alunos que frequentavam em 2008-2009 o ensino básico português (40,5% com 12 anos e 44,2% com 13 anos de idade) em escolas das zonas Centro e Norte do continente, sendo 51,4% do sexo masculino e vivendo 49,3% em zonas urbanas. Os resultados revelam que os alunos têm dificuldade em situar fenómenos geológicos articulados com acontecimentos sociais (31,5% de respostas válidas) e em raciocinar sobre a idade relativa (42,4% de resposta válidas), pese embora, com base em imagens, 81,6% consiga ordenar, correctamente, a sucessão cronológica de acontecimentos geológicos. Cerca de 89% dos alunos considera que a partir da idade relativa não é possível inferir a idade absoluta, porém, apenas 31,7% justifica adequadamente essa posição. O estudo permitiu, ainda, perceber que 66,7% considera os acontecimentos da história humana como critério usado na elaboração da escala de tempo geológico, que é, por sua vez, resultado de divisões equitativas do tempo (59,0%). O registo fóssil foi o critério mais defendido para a elaboração do tempo geológico (72,2%), ainda que a extinção de espécies de seres vivos tenha recebido menos 3,5 pontos percentuais. Em síntese, os alunos consideram que todos os critérios apontados no questionário prevalecem na construção da escala de tempo geológico (mesmo que alguns não sejam, efectivamente, válidos), embora atribuindo mais importância a uns relativamente a outros. Os alunos percebem que o tempo geológico relata acontecimentos cronologicamente muito distantes de si (72,7%), não presenciados pela espécie humana (65,0%), sendo um conceito demasiado complexo (62,0%), que usa números muito grandes (60,1%). Estes resultados sugerem que os factores que condicionam a compreensão do conceito de tempo geológico são a proximidade temporal e a abstracção do conceito, ou seja, quanto mais afastado, do ponto de vista temporal, estiver um acontecimento geológico mais difícil é a sua compreensão. Por outro lado, quanto mais abstracto for um acontecimento/fenómeno geológico mais difícil se torna para o aluno a sua compreensão. Em síntese, os resultados obtidos revelam a complexidade da compreensão do conceito, no seu todo, e a necessidade de elaborar materiais didácticos que facilitem a compreensão da extensão e a localização de acontecimentos marcantes da história da Terra.
id RCAP_0256a9c787db73838631cc81d2340868
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DO TEMPO GEOLÓGICO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE 12-13 ANOS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS NAS ZONAS CENTRO E NORTE DE PORTUGALtempo geológicioDidáticaperceçõesA percepção do tempo é influenciada por vários factores, incluindo os de natureza afectiva. Uma pessoa organiza e interpreta, naturalmente, as suas impressões sensoriais, atribuindo-lhes significado. Compreender, adequadamente, o tempo geológico é um processo complexo, que resulta do cérebro humano estar preparado, apenas, para abranger uma determinada dimensão do tempo, consequência da duração média da vida humana. Considerando este quadro teórico, o presente estudo procurou conhecer as concepções de alunos de 12-13 anos sobre os critérios para a construção da escala de tempo geológico, as noções de idades relativa e absoluta, assim como a importância atribuída aos factores que condicionam a compreensão do conceito de tempo geológico. Foram inquiridos, através de um questionário de auto-relato, 432 alunos que frequentavam em 2008-2009 o ensino básico português (40,5% com 12 anos e 44,2% com 13 anos de idade) em escolas das zonas Centro e Norte do continente, sendo 51,4% do sexo masculino e vivendo 49,3% em zonas urbanas. Os resultados revelam que os alunos têm dificuldade em situar fenómenos geológicos articulados com acontecimentos sociais (31,5% de respostas válidas) e em raciocinar sobre a idade relativa (42,4% de resposta válidas), pese embora, com base em imagens, 81,6% consiga ordenar, correctamente, a sucessão cronológica de acontecimentos geológicos. Cerca de 89% dos alunos considera que a partir da idade relativa não é possível inferir a idade absoluta, porém, apenas 31,7% justifica adequadamente essa posição. O estudo permitiu, ainda, perceber que 66,7% considera os acontecimentos da história humana como critério usado na elaboração da escala de tempo geológico, que é, por sua vez, resultado de divisões equitativas do tempo (59,0%). O registo fóssil foi o critério mais defendido para a elaboração do tempo geológico (72,2%), ainda que a extinção de espécies de seres vivos tenha recebido menos 3,5 pontos percentuais. Em síntese, os alunos consideram que todos os critérios apontados no questionário prevalecem na construção da escala de tempo geológico (mesmo que alguns não sejam, efectivamente, válidos), embora atribuindo mais importância a uns relativamente a outros. Os alunos percebem que o tempo geológico relata acontecimentos cronologicamente muito distantes de si (72,7%), não presenciados pela espécie humana (65,0%), sendo um conceito demasiado complexo (62,0%), que usa números muito grandes (60,1%). Estes resultados sugerem que os factores que condicionam a compreensão do conceito de tempo geológico são a proximidade temporal e a abstracção do conceito, ou seja, quanto mais afastado, do ponto de vista temporal, estiver um acontecimento geológico mais difícil é a sua compreensão. Por outro lado, quanto mais abstracto for um acontecimento/fenómeno geológico mais difícil se torna para o aluno a sua compreensão. Em síntese, os resultados obtidos revelam a complexidade da compreensão do conceito, no seu todo, e a necessidade de elaborar materiais didácticos que facilitem a compreensão da extensão e a localização de acontecimentos marcantes da história da Terra.2013-02-13T15:20:47Z2013-02-132010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8364http://hdl.handle.net/10174/8364porjbonito@uevora.ptluis@ua.ptmorgadommargarida@gmail.comdorinda.rebelo@gmail.comjmedina@ua.ptgracamonteiro88@hotmail.comluisalopesmartins@gmail.comAnais do 45.º Congresso Brasileiro de Geologia229Bonito, JorgeMarques, LuisMorgado, MargaridaRebelo, DorindaMedina, JorgeMcDade, GraçaMartins, Luisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T03:58:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO TEMPO GEOLÓGICO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE 12-13 ANOS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS NAS ZONAS CENTRO E NORTE DE PORTUGAL
title A IMPORTÂNCIA DO TEMPO GEOLÓGICO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE 12-13 ANOS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS NAS ZONAS CENTRO E NORTE DE PORTUGAL
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO TEMPO GEOLÓGICO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE 12-13 ANOS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS NAS ZONAS CENTRO E NORTE DE PORTUGAL
Bonito, Jorge
tempo geológicio
Didática
perceções
title_short A IMPORTÂNCIA DO TEMPO GEOLÓGICO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE 12-13 ANOS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS NAS ZONAS CENTRO E NORTE DE PORTUGAL
title_full A IMPORTÂNCIA DO TEMPO GEOLÓGICO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE 12-13 ANOS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS NAS ZONAS CENTRO E NORTE DE PORTUGAL
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO TEMPO GEOLÓGICO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE 12-13 ANOS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS NAS ZONAS CENTRO E NORTE DE PORTUGAL
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO TEMPO GEOLÓGICO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE 12-13 ANOS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS NAS ZONAS CENTRO E NORTE DE PORTUGAL
title_sort A IMPORTÂNCIA DO TEMPO GEOLÓGICO PERCEBIDA PELOS ALUNOS DE 12-13 ANOS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS NAS ZONAS CENTRO E NORTE DE PORTUGAL
author Bonito, Jorge
author_facet Bonito, Jorge
Marques, Luis
Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
Medina, Jorge
McDade, Graça
Martins, Luisa
author_role author
author2 Marques, Luis
Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
Medina, Jorge
McDade, Graça
Martins, Luisa
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonito, Jorge
Marques, Luis
Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
Medina, Jorge
McDade, Graça
Martins, Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv tempo geológicio
Didática
perceções
topic tempo geológicio
Didática
perceções
description A percepção do tempo é influenciada por vários factores, incluindo os de natureza afectiva. Uma pessoa organiza e interpreta, naturalmente, as suas impressões sensoriais, atribuindo-lhes significado. Compreender, adequadamente, o tempo geológico é um processo complexo, que resulta do cérebro humano estar preparado, apenas, para abranger uma determinada dimensão do tempo, consequência da duração média da vida humana. Considerando este quadro teórico, o presente estudo procurou conhecer as concepções de alunos de 12-13 anos sobre os critérios para a construção da escala de tempo geológico, as noções de idades relativa e absoluta, assim como a importância atribuída aos factores que condicionam a compreensão do conceito de tempo geológico. Foram inquiridos, através de um questionário de auto-relato, 432 alunos que frequentavam em 2008-2009 o ensino básico português (40,5% com 12 anos e 44,2% com 13 anos de idade) em escolas das zonas Centro e Norte do continente, sendo 51,4% do sexo masculino e vivendo 49,3% em zonas urbanas. Os resultados revelam que os alunos têm dificuldade em situar fenómenos geológicos articulados com acontecimentos sociais (31,5% de respostas válidas) e em raciocinar sobre a idade relativa (42,4% de resposta válidas), pese embora, com base em imagens, 81,6% consiga ordenar, correctamente, a sucessão cronológica de acontecimentos geológicos. Cerca de 89% dos alunos considera que a partir da idade relativa não é possível inferir a idade absoluta, porém, apenas 31,7% justifica adequadamente essa posição. O estudo permitiu, ainda, perceber que 66,7% considera os acontecimentos da história humana como critério usado na elaboração da escala de tempo geológico, que é, por sua vez, resultado de divisões equitativas do tempo (59,0%). O registo fóssil foi o critério mais defendido para a elaboração do tempo geológico (72,2%), ainda que a extinção de espécies de seres vivos tenha recebido menos 3,5 pontos percentuais. Em síntese, os alunos consideram que todos os critérios apontados no questionário prevalecem na construção da escala de tempo geológico (mesmo que alguns não sejam, efectivamente, válidos), embora atribuindo mais importância a uns relativamente a outros. Os alunos percebem que o tempo geológico relata acontecimentos cronologicamente muito distantes de si (72,7%), não presenciados pela espécie humana (65,0%), sendo um conceito demasiado complexo (62,0%), que usa números muito grandes (60,1%). Estes resultados sugerem que os factores que condicionam a compreensão do conceito de tempo geológico são a proximidade temporal e a abstracção do conceito, ou seja, quanto mais afastado, do ponto de vista temporal, estiver um acontecimento geológico mais difícil é a sua compreensão. Por outro lado, quanto mais abstracto for um acontecimento/fenómeno geológico mais difícil se torna para o aluno a sua compreensão. Em síntese, os resultados obtidos revelam a complexidade da compreensão do conceito, no seu todo, e a necessidade de elaborar materiais didácticos que facilitem a compreensão da extensão e a localização de acontecimentos marcantes da história da Terra.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2013-02-13T15:20:47Z
2013-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8364
http://hdl.handle.net/10174/8364
url http://hdl.handle.net/10174/8364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv jbonito@uevora.pt
luis@ua.pt
morgadommargarida@gmail.com
dorinda.rebelo@gmail.com
jmedina@ua.pt
gracamonteiro88@hotmail.com
luisalopesmartins@gmail.com
Anais do 45.º Congresso Brasileiro de Geologia
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304586462167040