A voz da criança em creche e jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41658 |
Resumo: | O presente relatório de investigação, com o título “A voz da criança em creche e jardim de infância”, teve como principal objetivo compreender que estratégias podem ser utilizadas para fomentar a voz da criança em Educação de Infância e qual o papel do educador de infância neste processo. A observação e a escuta das crianças desempenharam um papel primordial nesta investigação, tanto em momentos espontâneos, como em momentos mais dirigidos, de forma a dar resposta à questão de partida – “Como observar e escutar a voz das crianças em creche e em jardim de infância?”. Para isso, foi fundamental compreender a criança enquanto ser ativo e competente, para que a sua voz fosse um aspeto vital durante o período de investigação e como esta voz pode ser articulada com a do/a educador/a de infância. O presente estudo realizou-se nas duas valências de Educação de Infância, creche e jardim de infância, em três momentos distintos. Relativamente à abordagem metodológica, o presente estudo é realizado a partir das características da investigação qualitativa e segue os princípios da investigação-ação. Durante o estudo, foram utilizados vários procedimentos de recolha e tratamento da informação, tais como: observação participante, notas de campo, registos fotográficos/áudio e entrevista realizada às educadoras de infância e às crianças da valência de jardim de infância. Neste estudo são apresentadas e interpretadas cinco intervenções realizadas nos locais de estágio, explicando, detalhadamente, como a observação e a escuta da voz das crianças foram fundamentais no decorrer destas intervenções. O presente relatório permitiu-me perceber a importância da voz da criança em articulação com o papel do educador, de forma a desenvolver uma prática democrática, onde a participação das crianças deve se privilegiada, compreendendo como estes momentos podem ter um grande impacto no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. |
id |
RCAP_02a84a309ebb26023de20f8c747a7f31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41658 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A voz da criança em creche e jardim de infânciaVozDemocraciaParticipaçãoObservaçãoCooperaçãoVoiceDemocracyParticipationObservationCooperationO presente relatório de investigação, com o título “A voz da criança em creche e jardim de infância”, teve como principal objetivo compreender que estratégias podem ser utilizadas para fomentar a voz da criança em Educação de Infância e qual o papel do educador de infância neste processo. A observação e a escuta das crianças desempenharam um papel primordial nesta investigação, tanto em momentos espontâneos, como em momentos mais dirigidos, de forma a dar resposta à questão de partida – “Como observar e escutar a voz das crianças em creche e em jardim de infância?”. Para isso, foi fundamental compreender a criança enquanto ser ativo e competente, para que a sua voz fosse um aspeto vital durante o período de investigação e como esta voz pode ser articulada com a do/a educador/a de infância. O presente estudo realizou-se nas duas valências de Educação de Infância, creche e jardim de infância, em três momentos distintos. Relativamente à abordagem metodológica, o presente estudo é realizado a partir das características da investigação qualitativa e segue os princípios da investigação-ação. Durante o estudo, foram utilizados vários procedimentos de recolha e tratamento da informação, tais como: observação participante, notas de campo, registos fotográficos/áudio e entrevista realizada às educadoras de infância e às crianças da valência de jardim de infância. Neste estudo são apresentadas e interpretadas cinco intervenções realizadas nos locais de estágio, explicando, detalhadamente, como a observação e a escuta da voz das crianças foram fundamentais no decorrer destas intervenções. O presente relatório permitiu-me perceber a importância da voz da criança em articulação com o papel do educador, de forma a desenvolver uma prática democrática, onde a participação das crianças deve se privilegiada, compreendendo como estes momentos podem ter um grande impacto no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.This research report, entitled “The voice of the child in daycare and kindergarten”, had as main objective to understand what strategies can be used to promote the child's voice in Early Childhood Education and what is the role of the educator of childhood throughtout this process. The observation and listening of children played a key role in this investigation, both in spontaneous moments and in more directed moments, in order to give an answer to the starting question - "How to observe and listen to the voice of children in day care and in kindergarten?". For this, it was essential to understand the child as an active and competent being, so that his/her voice was a vital aspect during the research period, and how this voice can be articulated with that of the kindergarten teacher. The present study was carried out in the two areas of Early Childhood Education, day care and kindergarten, in three different moments. Regarding the methodological approach, the present study is based on the characteristics of qualitative research and follows the principles of action research. During the study, several procedures were used to collect and process information, such as: participant observation, field notes, photographic/audio recordings and interviews with kindergarten teachers and kindergarten students. This study presents and interprets five interventions carried out at the internship sites, explaining in detail how the observation and listening to the children's voice were fundamental during these interventions. This report allowed me to understand the importance of the child's voice in articulation with the role of the educator, in order to develop a democratic practice, where children's participation should be privileged, understanding how these moments can have a great impact on the development and children's learning.Matos, Maria Teresa Elvas deRepositório ComumSilva, Daniela Filipa Dias da2022-08-25T11:22:39Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41658TID:203059026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:33.853219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A voz da criança em creche e jardim de infância |
title |
A voz da criança em creche e jardim de infância |
spellingShingle |
A voz da criança em creche e jardim de infância Silva, Daniela Filipa Dias da Voz Democracia Participação Observação Cooperação Voice Democracy Participation Observation Cooperation |
title_short |
A voz da criança em creche e jardim de infância |
title_full |
A voz da criança em creche e jardim de infância |
title_fullStr |
A voz da criança em creche e jardim de infância |
title_full_unstemmed |
A voz da criança em creche e jardim de infância |
title_sort |
A voz da criança em creche e jardim de infância |
author |
Silva, Daniela Filipa Dias da |
author_facet |
Silva, Daniela Filipa Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Maria Teresa Elvas de Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Filipa Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz Democracia Participação Observação Cooperação Voice Democracy Participation Observation Cooperation |
topic |
Voz Democracia Participação Observação Cooperação Voice Democracy Participation Observation Cooperation |
description |
O presente relatório de investigação, com o título “A voz da criança em creche e jardim de infância”, teve como principal objetivo compreender que estratégias podem ser utilizadas para fomentar a voz da criança em Educação de Infância e qual o papel do educador de infância neste processo. A observação e a escuta das crianças desempenharam um papel primordial nesta investigação, tanto em momentos espontâneos, como em momentos mais dirigidos, de forma a dar resposta à questão de partida – “Como observar e escutar a voz das crianças em creche e em jardim de infância?”. Para isso, foi fundamental compreender a criança enquanto ser ativo e competente, para que a sua voz fosse um aspeto vital durante o período de investigação e como esta voz pode ser articulada com a do/a educador/a de infância. O presente estudo realizou-se nas duas valências de Educação de Infância, creche e jardim de infância, em três momentos distintos. Relativamente à abordagem metodológica, o presente estudo é realizado a partir das características da investigação qualitativa e segue os princípios da investigação-ação. Durante o estudo, foram utilizados vários procedimentos de recolha e tratamento da informação, tais como: observação participante, notas de campo, registos fotográficos/áudio e entrevista realizada às educadoras de infância e às crianças da valência de jardim de infância. Neste estudo são apresentadas e interpretadas cinco intervenções realizadas nos locais de estágio, explicando, detalhadamente, como a observação e a escuta da voz das crianças foram fundamentais no decorrer destas intervenções. O presente relatório permitiu-me perceber a importância da voz da criança em articulação com o papel do educador, de forma a desenvolver uma prática democrática, onde a participação das crianças deve se privilegiada, compreendendo como estes momentos podem ter um grande impacto no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-25T11:22:39Z 2022-07 2022-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41658 TID:203059026 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41658 |
identifier_str_mv |
TID:203059026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135398452002816 |