Jogo e protagonismo da criança na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Assis, Lívia Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mello, André da Silva, Neto, Amarílio Ferreira, dos Santos, Wagner, Schneider, Omar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.7050
Resumo: Neste artigo, analisamos os usos e as apropriações que as crianças fazem do jogo em um Centro de Educação Infantil de Vitória/ES/Brasil, para compreender o protagonismo que elas estabelecem nas relações com essa manifestação cultural. Para tanto, utilizamos os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos por meio de narrativas e observação participante, durante quatro meses de inserção na escola. As análises revelam que o jogo é vivenciado pelas crianças em situações espontâneas e, sobretudo, nas aulas de Educação Física. No primeiro caso, as crianças organizam suas próprias práticas, com predomínio dos jogos simbólicos; já nas aulas, elas agem taticamente, alterando os jogos propostos pelo professor segundo os seus interesses e necessidades. Em ambos os casos, a perspectiva sócio-histórica, de Vygotsky, e o conceito de consumo produtivo, de Certeau, evidenciaram a produção cultural das crianças nas relações que estabelecem com o jogo, denotando o seu protagonismo.   Palavras-chave: Jogo; Educação Física; Educação infantil; Protagonismo
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spelling Jogo e protagonismo da criança na educação infantilJeux et Protagonisme des enfants dans la Petit EnfanceJogo e protagonismo da criança na educação infantilArtigosNeste artigo, analisamos os usos e as apropriações que as crianças fazem do jogo em um Centro de Educação Infantil de Vitória/ES/Brasil, para compreender o protagonismo que elas estabelecem nas relações com essa manifestação cultural. Para tanto, utilizamos os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos por meio de narrativas e observação participante, durante quatro meses de inserção na escola. As análises revelam que o jogo é vivenciado pelas crianças em situações espontâneas e, sobretudo, nas aulas de Educação Física. No primeiro caso, as crianças organizam suas próprias práticas, com predomínio dos jogos simbólicos; já nas aulas, elas agem taticamente, alterando os jogos propostos pelo professor segundo os seus interesses e necessidades. Em ambos os casos, a perspectiva sócio-histórica, de Vygotsky, e o conceito de consumo produtivo, de Certeau, evidenciaram a produção cultural das crianças nas relações que estabelecem com o jogo, denotando o seu protagonismo.   Palavras-chave: Jogo; Educação Física; Educação infantil; ProtagonismoIn this article, it is analyzed how children appropriate and use playful activities(games) in a Children’s Education Center located in the city of Vitória/ES/Brazil, in order to understand the role they establish in the relations with such cultural forms of expression. To do so, the Studies with the Daily Lifewere used as a methodological assumption. Data was produced through narratives and participant observations, for a four-month period of school insertion. The analyzes reveal that the game is lived by children inspontaneous situations and, above all, in Physical Education classes. In the first case, the children organize their own practices, predominantly of symbolic games; whereas in the classes, they act tactically, altering the games proposed by teachers according to their interests and needs. In both cases,Vygotsky social-historical perspective and Certeau’s concept of productive consumption highlighted the cultural production of the children in the relationsthey establish with the game, denoting its main role.   Keywords: Game; Physical Education; Children’s education; ProtagonismDans cet article nous analysons les habitudes et les appropriations que les enfants prennent du jeu dans un Centre d’Éducation Infantile deVitória/ES/Brésil pour comprendre le "protagonisme" qu’ils établissent dansles rapports ayant cette manifestation culturelle. Pour ce faire, nous avonsutilisé les Études avec le Quotidien comme présupposé théorique/méthodologique. Les données ont été produites au moyen de narrations et d’observations de participants pendant quatre mois d’insertion dans l’école. Les analyses révèlent que le jeu est vécu par les enfants dans des situations spontanées et surtout dans les cours d’Éducation Physique. Dans le premier cas, les enfants organisent leurs propres pratiques avec l’ascendance des jeux symboliques; mais, lors des cours, ils agissent tactiquement, modifiant les jeux proposés par le professeur selon leurs intérêtset leurs besoins. Dans les deux cas, la perspective socio-historique, de Vygotsky, et le concept de consommation productive, de Certeau, ont mis enrelief la production culturelle des enfants dans les rapports qu’ils établissentavec le jeu, marquant, par là, leur "protagonisme".   Mots-clé: Jeu; Éducation Physique; Éducation infantile; "Protagonisme"Instituto de Educação - Universidade do Minho2015-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7050por2183-04520871-9187de Assis, Lívia CarvalhoMello, André da SilvaNeto, Amarílio Ferreirados Santos, WagnerSchneider, Omarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:43.590732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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