Sensibilizar para a “não discriminação por incapacidade”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Filipa Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13201
Resumo: Sendo a escola um lugar ideal para formar cidadãos é importante que ela acolha toda a população escolar, numa perspetiva de escola para todos, indo ao encontro de uma educação inclusiva, respeitando e valorizando as diferenças. Assim, torna-se um desafio atender à diversidade da população escolar, principalmente dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), promovendo um ambiente de aceitação, partilha, reflexão e interajuda através de relações interpessoais de qualidade. Nesta linha de pensamento, o presente trabalho, desenvolvido numa turma do 1.º ciclo do ensino básico, teve como principais objetivos sensibilizar as crianças de um 2.º ano de escolaridade para as questões da não discriminação, procurando proporcionar-lhes a vivência de diversas situações relacionadas com as incapacidades auditiva, visual e motora, no sentido de educar a sua compreensão e empatia em relação a tais situações. Procurou-se, ainda, perceber o impacto de diversas estratégias pedagógicas/didáticas de sensibilização à não discriminação por incapacidade nas aprendizagens das crianças. Concluímos assim, que os alunos revelaram bastante sensibilidade para a problemática das pessoas com deficiência, uma vez que, ao longo das sessões foram demonstrando, cada vez mais, atitudes de respeito para com aqueles que, por alguma razão, são “diferentes”.
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