Educação e formação para a inclusão digital em estabelecimentos prisionais em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/15332 |
Resumo: | Considerando o compromisso da União Europeia de aumentar substancialmente o envolvimento da população adulta em processos de Aprendizagem ao Longo da Vida, proporcionando, assim, o aumento do nível de qualificação através do desenvolvimento de competências-chave como a competência digital, o estudo em foco neste artigo envolveu duas prisões portuguesas e teve como objetivos identificar potencialidades e limitações da formação com recursos tecnológicos para o desenvolvimento de competências digitais e de cidadania e perceber quais as motivações dos/as reclusos/as em participar em formações apoiadas por tecnologias digitais e com que expectativas o fazem. Do ponto de vista empírico, o estudo recorreu a questionários e entrevistas a adultos/as reclusos/as que frequentaram ações de formação no âmbito de dois projetos em curso em Portugal. O estudo identificou vantagens na frequência de cursos de formação híbridos, com componente à distância, como a superação de barreiras geográficas e temporais, a flexibilidade de horários e a responsabilidade na construção do conhecimento, contribuindo ainda para o desenvolvimento de competências digitais, comunicação, interatividade, partilha, autonomia e ocupação do tempo. No entanto, foram também identificadas limitações relacionadas com a falta de acesso à Internet, as rotinas estabelecidas nas prisões e a desmotivação. |
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Educação e formação para a inclusão digital em estabelecimentos prisionais em PortugalEducation and training for digital inclusion in prisonsin PortugalEducação e FormaçãoTecnologias digitaisInclusão digitalAprendizagem ao Longo da VidaPrisõesEducation and TrainingDigital technologiesDigital inclusionLifelong learningPrisonODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasODS::10:Reduzir as DesigualdadesConsiderando o compromisso da União Europeia de aumentar substancialmente o envolvimento da população adulta em processos de Aprendizagem ao Longo da Vida, proporcionando, assim, o aumento do nível de qualificação através do desenvolvimento de competências-chave como a competência digital, o estudo em foco neste artigo envolveu duas prisões portuguesas e teve como objetivos identificar potencialidades e limitações da formação com recursos tecnológicos para o desenvolvimento de competências digitais e de cidadania e perceber quais as motivações dos/as reclusos/as em participar em formações apoiadas por tecnologias digitais e com que expectativas o fazem. Do ponto de vista empírico, o estudo recorreu a questionários e entrevistas a adultos/as reclusos/as que frequentaram ações de formação no âmbito de dois projetos em curso em Portugal. O estudo identificou vantagens na frequência de cursos de formação híbridos, com componente à distância, como a superação de barreiras geográficas e temporais, a flexibilidade de horários e a responsabilidade na construção do conhecimento, contribuindo ainda para o desenvolvimento de competências digitais, comunicação, interatividade, partilha, autonomia e ocupação do tempo. No entanto, foram também identificadas limitações relacionadas com a falta de acesso à Internet, as rotinas estabelecidas nas prisões e a desmotivação.Considering the European Union’s commitment to substantially increase the involvement of the adult population in Lifelong Learning processes, thus providing an increase in the level of qualification through the development of key competences such as digital competence, the study in focus in this article involved two Portuguese prisons and aimed to identify the potential and limitations of training with technological resources for the development of digital and citizenship competences and to understand the motivations of inmates in participating in training supported by digital technologies and with what expectations they do so. From an empirical point of view, the study used questionnaires and interviews with adult inmates who had attended training sessions as part of two ongoing projects in Portugal. The study identified advantages in attending hybrid training courses with a distance component, such as overcoming geographical and time barriers, flexible schedules and responsibility in the construction of knowledge, as well as contributing to the development of digital skills, communication, interactivity, sharing, autonomy and occupation of time. However, limitations related to lack of Internet access, prison routines and lack of motivation were also identified.Universidade Aberta | Universidade Estadual do MaranhãoRepositório AbertoMachado, AnaMonteiro, Angélica2023-12-29T17:01:19Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15332porMachado, A., & Monteiro, A. (2023). Educação e formação para a inclusão digital em estabelecimentos prisionais em Portugal. Video Journal of Social and Human Research, 2(2), 29–39. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.312795-5745https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.31info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:25Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:58.364733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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