Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16856 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano1.º ciclo do ensino básicoDidática do PortuguêsOrtografiaConsciência FonológicaPrimary schoolPortuguese didacticsOrthographyPhonological awarenessRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte deste relatório apresenta a caraterização das práticas nos dois ciclos, tendo a de 1.º Ciclo ocorrido numa turma de 1º. ano e a de 2.º Ciclo em duas turmas de 6.º ano. Na segunda parte, o estudo empírico incide sobre a intervenção realizada numa turma de 1.º ano. Esta int ervenção teve como objetivos: i) conceber um programa de intervenção especificamente orientado para o desenvolvimento da competência ortográfica de alunos de 1.º ano, com recurso a estratégias de ludificação e ii) avaliar o impacto deste programa no desempenho ortográfico dos alunos . A metodologia do estudo é de natureza qualitativa, com recurso a dados quantitativos (estatística descritiva) . O design do estudo envolve: i) Pré-Teste; ii) implementação de um programa de intervenção orientado para o desenvolvimento da competência ortográfica; ii) Pós-Teste. A recolha de dados envolveu a observação participante, recorrendo-se à gravação áudio entre pares e ao registo fotográfico. Os resultados revelam um ligeiro aumento da taxa de acerto na escrita de palavras no Pós-teste, assim como a tendência para o aumento desta taxa nos casos em que existem regras ortográficas, exploradas durante a intervenção, que permitem excluir outras potenciais opções gráficas. Por fim, é de destacar que a implementação deste tipo de atividades lúdicas com os alunos promoveu a sua motivação para a aprendizagem.This report has been developed within the unit of Supervised Teaching Practice II, which belongs in the second-year plan of studies of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The first part of this report begins with the description of the pedagogical practices in both cycles. The practice of the first cycle happened in a first-year class, and the practice of the second cycle was developed in two classes of year 6. In the second part, the study relates to the intervention in a first-year class. This intervention had the following objectives: i) to conceive an intervention program specifically oriented to the development of the orthographic capacities with the resource of ludic strategies and ii) to evaluate the impact of the program in the students’ orthographic performance. The stud y’s methodology has a qualitative nature, resorting to quanti tative data (descriptive statistics). The stud y’s design relates to: i) Pre -Test; ii) application of an intervention program oriented to the development of the orthographic capacities and iii) Post -Test. The gathering of data happened through participant observation, audio recording among pairs and photographic registration. The results reveal a slight increase of the correct tax in the writing of words in the Post -Test, such as the tendency to the increase of this tax in the cases that exist orthographic rules, explored during the intervention, that allow to conclude other graphic options. Lastly, the implementation of ludic activities with students promoted their motivation for learning.Cardoso, AdrianaRCIPLElias, Rita Nobre de Carvalho2024-01-11T11:35:57Z2023-09-252023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16856TID:203374452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:58.758212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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