Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Rita Nobre de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16856
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_054f1c3bc2913d4d4b8183e5ceec1134
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano1.º ciclo do ensino básicoDidática do PortuguêsOrtografiaConsciência FonológicaPrimary schoolPortuguese didacticsOrthographyPhonological awarenessRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte deste relatório apresenta a caraterização das práticas nos dois ciclos, tendo a de 1.º Ciclo ocorrido numa turma de 1º. ano e a de 2.º Ciclo em duas turmas de 6.º ano. Na segunda parte, o estudo empírico incide sobre a intervenção realizada numa turma de 1.º ano. Esta int ervenção teve como objetivos: i) conceber um programa de intervenção especificamente orientado para o desenvolvimento da competência ortográfica de alunos de 1.º ano, com recurso a estratégias de ludificação e ii) avaliar o impacto deste programa no desempenho ortográfico dos alunos . A metodologia do estudo é de natureza qualitativa, com recurso a dados quantitativos (estatística descritiva) . O design do estudo envolve: i) Pré-Teste; ii) implementação de um programa de intervenção orientado para o desenvolvimento da competência ortográfica; ii) Pós-Teste. A recolha de dados envolveu a observação participante, recorrendo-se à gravação áudio entre pares e ao registo fotográfico. Os resultados revelam um ligeiro aumento da taxa de acerto na escrita de palavras no Pós-teste, assim como a tendência para o aumento desta taxa nos casos em que existem regras ortográficas, exploradas durante a intervenção, que permitem excluir outras potenciais opções gráficas. Por fim, é de destacar que a implementação deste tipo de atividades lúdicas com os alunos promoveu a sua motivação para a aprendizagem.This report has been developed within the unit of Supervised Teaching Practice II, which belongs in the second-year plan of studies of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The first part of this report begins with the description of the pedagogical practices in both cycles. The practice of the first cycle happened in a first-year class, and the practice of the second cycle was developed in two classes of year 6. In the second part, the study relates to the intervention in a first-year class. This intervention had the following objectives: i) to conceive an intervention program specifically oriented to the development of the orthographic capacities with the resource of ludic strategies and ii) to evaluate the impact of the program in the students’ orthographic performance. The stud y’s methodology has a qualitative nature, resorting to quanti tative data (descriptive statistics). The stud y’s design relates to: i) Pre -Test; ii) application of an intervention program oriented to the development of the orthographic capacities and iii) Post -Test. The gathering of data happened through participant observation, audio recording among pairs and photographic registration. The results reveal a slight increase of the correct tax in the writing of words in the Post -Test, such as the tendency to the increase of this tax in the cases that exist orthographic rules, explored during the intervention, that allow to conclude other graphic options. Lastly, the implementation of ludic activities with students promoted their motivation for learning.Cardoso, AdrianaRCIPLElias, Rita Nobre de Carvalho2024-01-11T11:35:57Z2023-09-252023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16856TID:203374452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:58.758212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano
title Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano
spellingShingle Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano
Elias, Rita Nobre de Carvalho
1.º ciclo do ensino básico
Didática do Português
Ortografia
Consciência Fonológica
Primary school
Portuguese didactics
Orthography
Phonological awareness
title_short Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano
title_full Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano
title_fullStr Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano
title_full_unstemmed Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano
title_sort Desenvolvimento da competência ortográfica através do jogo: intervenção numa turma de 1.º ano
author Elias, Rita Nobre de Carvalho
author_facet Elias, Rita Nobre de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Adriana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias, Rita Nobre de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º ciclo do ensino básico
Didática do Português
Ortografia
Consciência Fonológica
Primary school
Portuguese didactics
Orthography
Phonological awareness
topic 1.º ciclo do ensino básico
Didática do Português
Ortografia
Consciência Fonológica
Primary school
Portuguese didactics
Orthography
Phonological awareness
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-25
2023-09-25T00:00:00Z
2024-01-11T11:35:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16856
TID:203374452
url http://hdl.handle.net/10400.21/16856
identifier_str_mv TID:203374452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945713971200