Determinantes da adoção de sistemas de business intelligence and analytics como ferramentas de apoio à gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Pedro André Salgado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9171
Resumo: O facto de as empresas e/ou organizações produzirem, a todo o instante, informações, através da consecução dos múltiplos processos organizacionais, exige, consequentemente, uma gestão adequada dessa mesma informação. Ora, como tal, tornar-se-á imprescindível a utilização ajustada de ferramentas de apoio à gestão estratégica de uma organização, a saber: os Sistemas de Informação. Assim, neste contexto, uma das soluções que se impõem para o apoio à gestão e à decisão das empresas são os sistemas de Business Intelligence & Analytics. Diga-se que, no decorrer dos últimos anos, estes sistemas têm vindo a tornar-se parte integral de muitas empresas, dos mais variados setores e têm demonstrado proporcionar benefícios e vantagens significativas. Contudo, apesar das vantagens relativas ao uso destes sistemas, o processo de adoção e implementação destes é bastante complexo, o que dificulta sobremaneira a sua implementação. Posto isto, a presente dissertação pretende entender quais as variáveis que influenciam o processo de adoção das tecnologias de Business Intelligence & Analytics por parte das empresas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de literatura sobre o tema de adoção de tecnologias de informação, sendo os artigos científicos resultantes desta fase inicial filtrados e revistos, de acordo com o tema de adoção de tecnologias de apoio à gestão das empresas. Após esta filtragem, foram retiradas dos artigos científicos as informações relevantes ao tema, sendo estas variáveis - modelos de adoção e abordagens. Após a análise destas variáveis, foi considerado um conjunto de outras, justificadas com base na literatura e que poderão influenciar e auxiliar as empresas, no processo de adoção das tecnologias de Business Intelligence & Analytics.
id RCAP_0609f8d1443e3c7e1887f3eb3e2c1ae7
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9171
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes da adoção de sistemas de business intelligence and analytics como ferramentas de apoio à gestãobusiness intelligence & analyticsadoção de tecnologiassistemas de informaçõestecnologias de informaçãoO facto de as empresas e/ou organizações produzirem, a todo o instante, informações, através da consecução dos múltiplos processos organizacionais, exige, consequentemente, uma gestão adequada dessa mesma informação. Ora, como tal, tornar-se-á imprescindível a utilização ajustada de ferramentas de apoio à gestão estratégica de uma organização, a saber: os Sistemas de Informação. Assim, neste contexto, uma das soluções que se impõem para o apoio à gestão e à decisão das empresas são os sistemas de Business Intelligence & Analytics. Diga-se que, no decorrer dos últimos anos, estes sistemas têm vindo a tornar-se parte integral de muitas empresas, dos mais variados setores e têm demonstrado proporcionar benefícios e vantagens significativas. Contudo, apesar das vantagens relativas ao uso destes sistemas, o processo de adoção e implementação destes é bastante complexo, o que dificulta sobremaneira a sua implementação. Posto isto, a presente dissertação pretende entender quais as variáveis que influenciam o processo de adoção das tecnologias de Business Intelligence & Analytics por parte das empresas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de literatura sobre o tema de adoção de tecnologias de informação, sendo os artigos científicos resultantes desta fase inicial filtrados e revistos, de acordo com o tema de adoção de tecnologias de apoio à gestão das empresas. Após esta filtragem, foram retiradas dos artigos científicos as informações relevantes ao tema, sendo estas variáveis - modelos de adoção e abordagens. Após a análise destas variáveis, foi considerado um conjunto de outras, justificadas com base na literatura e que poderão influenciar e auxiliar as empresas, no processo de adoção das tecnologias de Business Intelligence & Analytics.The fact that companies or organizations are daily producing information through the realization of the various organizational processes, requires adequate information management. For such management, it becomes important to use tools to support the strategic management of an organization, Information Systems. One of the solutions for the support to the management and support to the decision of the companies, are the systems of Business Intelligence & Analytics. These systems have come over the past few years to become an integral part of many companies in various industries and provide significant benefits and advantages. Despite the advantages related to the use of these systems, the adoption and implementation process of these systems is very complex and makes it difficult for companies to adopt and implement them. Therefore, the present dissertation intends to understand which variables influence the process of adoption of Business Intelligence & Analytics technologies by companies. For this purpose, a literature search was carried out on the topic of adoption of information technologies. The scientific articles resulting from this initial phase are filtered and revised according to the theme of adoption of technologies to support business management. After this filtering the information relevant to the topic was removed from the scientific articles, being these variables, adoption models and approaches. After analyzing the variables, we considered a set of variables, based on the literature, that can influence and help companies to adopt the technologies of Business Intelligence & Analytics.2019-04-02T11:20:03Z2018-12-13T00:00:00Z2018-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9171porMartins, Pedro André Salgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:39.652443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes da adoção de sistemas de business intelligence and analytics como ferramentas de apoio à gestão
title Determinantes da adoção de sistemas de business intelligence and analytics como ferramentas de apoio à gestão
spellingShingle Determinantes da adoção de sistemas de business intelligence and analytics como ferramentas de apoio à gestão
Martins, Pedro André Salgado
business intelligence & analytics
adoção de tecnologias
sistemas de informações
tecnologias de informação
title_short Determinantes da adoção de sistemas de business intelligence and analytics como ferramentas de apoio à gestão
title_full Determinantes da adoção de sistemas de business intelligence and analytics como ferramentas de apoio à gestão
title_fullStr Determinantes da adoção de sistemas de business intelligence and analytics como ferramentas de apoio à gestão
title_full_unstemmed Determinantes da adoção de sistemas de business intelligence and analytics como ferramentas de apoio à gestão
title_sort Determinantes da adoção de sistemas de business intelligence and analytics como ferramentas de apoio à gestão
author Martins, Pedro André Salgado
author_facet Martins, Pedro André Salgado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Pedro André Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv business intelligence & analytics
adoção de tecnologias
sistemas de informações
tecnologias de informação
topic business intelligence & analytics
adoção de tecnologias
sistemas de informações
tecnologias de informação
description O facto de as empresas e/ou organizações produzirem, a todo o instante, informações, através da consecução dos múltiplos processos organizacionais, exige, consequentemente, uma gestão adequada dessa mesma informação. Ora, como tal, tornar-se-á imprescindível a utilização ajustada de ferramentas de apoio à gestão estratégica de uma organização, a saber: os Sistemas de Informação. Assim, neste contexto, uma das soluções que se impõem para o apoio à gestão e à decisão das empresas são os sistemas de Business Intelligence & Analytics. Diga-se que, no decorrer dos últimos anos, estes sistemas têm vindo a tornar-se parte integral de muitas empresas, dos mais variados setores e têm demonstrado proporcionar benefícios e vantagens significativas. Contudo, apesar das vantagens relativas ao uso destes sistemas, o processo de adoção e implementação destes é bastante complexo, o que dificulta sobremaneira a sua implementação. Posto isto, a presente dissertação pretende entender quais as variáveis que influenciam o processo de adoção das tecnologias de Business Intelligence & Analytics por parte das empresas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de literatura sobre o tema de adoção de tecnologias de informação, sendo os artigos científicos resultantes desta fase inicial filtrados e revistos, de acordo com o tema de adoção de tecnologias de apoio à gestão das empresas. Após esta filtragem, foram retiradas dos artigos científicos as informações relevantes ao tema, sendo estas variáveis - modelos de adoção e abordagens. Após a análise destas variáveis, foi considerado um conjunto de outras, justificadas com base na literatura e que poderão influenciar e auxiliar as empresas, no processo de adoção das tecnologias de Business Intelligence & Analytics.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13T00:00:00Z
2018-12-13
2019-04-02T11:20:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9171
url http://hdl.handle.net/10348/9171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137132720160768