Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, M.C.H.
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Pinto, F.C., Santos, J.Q.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5954
Resumo: Com o objectivo de avaliar o possível interesse da utilização de água residual (A.R.) na rega, foi efectuado um ensaio em vasos com azevém (Lolium multiflorum Lam.) cultivado num solo Pg (pardo litólico não húmico de granito), ácido e pobre em matéria orgânica (M.O.). A água residual utilizada na rega provinha da Estacão de Tratamento de Águas Residuais de Beirolas - Lisboa, onde foi sujeita a um tratamento de nível secundário pelo processo das lamas activadas. Verificou¬-se que a rega com A.R. conduziu a aumentos significativos na produção do azevém sem afectar sensivelmente a sua qualidade, mas a sua aplicação não dispensou a adubação NPK nem a calagem. Quanto às características do solo avaliadas após o ensaio sobressaiem, como parecendo susceptíveis de apresentar mais interesse para a sua fertilidade o facto de a rega com A.R. ter provocado aumentos de condutividade. eléctrica, no teor em nitratos, boro e sódio de troca e ter diminuído o teor em potássio "assimilável". A diluição da A.R. conduziu a um decréscimo no nível de M.O. do solo bem como de sódio de troca.
id RCAP_063efbde7fe533786e966af61a1987f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.).AzevémÁgua residualFertilidade do soloPoluiçãoRegaCom o objectivo de avaliar o possível interesse da utilização de água residual (A.R.) na rega, foi efectuado um ensaio em vasos com azevém (Lolium multiflorum Lam.) cultivado num solo Pg (pardo litólico não húmico de granito), ácido e pobre em matéria orgânica (M.O.). A água residual utilizada na rega provinha da Estacão de Tratamento de Águas Residuais de Beirolas - Lisboa, onde foi sujeita a um tratamento de nível secundário pelo processo das lamas activadas. Verificou¬-se que a rega com A.R. conduziu a aumentos significativos na produção do azevém sem afectar sensivelmente a sua qualidade, mas a sua aplicação não dispensou a adubação NPK nem a calagem. Quanto às características do solo avaliadas após o ensaio sobressaiem, como parecendo susceptíveis de apresentar mais interesse para a sua fertilidade o facto de a rega com A.R. ter provocado aumentos de condutividade. eléctrica, no teor em nitratos, boro e sódio de troca e ter diminuído o teor em potássio "assimilável". A diluição da A.R. conduziu a um decréscimo no nível de M.O. do solo bem como de sódio de troca.Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior AgráriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMonteiro, M.C.H.Pinto, F.C.Santos, J.Q.2018-02-17T15:59:40Z19961996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5954porMONTEIRO, M.C.H. ; PINTO, F.C. ; SANTOS, J.Q. (1996) - Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.). Agroforum : Revista da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. ISSN 0872-2617. Ano 5:10, p. 19-25.0872-2617info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:25Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:39.364642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.).
title Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.).
spellingShingle Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.).
Monteiro, M.C.H.
Azevém
Água residual
Fertilidade do solo
Poluição
Rega
title_short Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.).
title_full Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.).
title_fullStr Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.).
title_full_unstemmed Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.).
title_sort Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.).
author Monteiro, M.C.H.
author_facet Monteiro, M.C.H.
Pinto, F.C.
Santos, J.Q.
author_role author
author2 Pinto, F.C.
Santos, J.Q.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, M.C.H.
Pinto, F.C.
Santos, J.Q.
dc.subject.por.fl_str_mv Azevém
Água residual
Fertilidade do solo
Poluição
Rega
topic Azevém
Água residual
Fertilidade do solo
Poluição
Rega
description Com o objectivo de avaliar o possível interesse da utilização de água residual (A.R.) na rega, foi efectuado um ensaio em vasos com azevém (Lolium multiflorum Lam.) cultivado num solo Pg (pardo litólico não húmico de granito), ácido e pobre em matéria orgânica (M.O.). A água residual utilizada na rega provinha da Estacão de Tratamento de Águas Residuais de Beirolas - Lisboa, onde foi sujeita a um tratamento de nível secundário pelo processo das lamas activadas. Verificou¬-se que a rega com A.R. conduziu a aumentos significativos na produção do azevém sem afectar sensivelmente a sua qualidade, mas a sua aplicação não dispensou a adubação NPK nem a calagem. Quanto às características do solo avaliadas após o ensaio sobressaiem, como parecendo susceptíveis de apresentar mais interesse para a sua fertilidade o facto de a rega com A.R. ter provocado aumentos de condutividade. eléctrica, no teor em nitratos, boro e sódio de troca e ter diminuído o teor em potássio "assimilável". A diluição da A.R. conduziu a um decréscimo no nível de M.O. do solo bem como de sódio de troca.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-01-01T00:00:00Z
2018-02-17T15:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5954
url http://hdl.handle.net/10400.11/5954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MONTEIRO, M.C.H. ; PINTO, F.C. ; SANTOS, J.Q. (1996) - Rega com água residual urbana : efeito sobre o solo e a produção do azevém (Lolium multiflorum Lam.). Agroforum : Revista da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. ISSN 0872-2617. Ano 5:10, p. 19-25.
0872-2617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior Agrária
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior Agrária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130827241553920