Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Maria Nunes Martins Salvador
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2763
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
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spelling Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentesAdolescênciaRegulação emocionalRaivaEmotional regulationAngerAdolescenceDissertação de Mestrado em Psicologia Clínica apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioConsiderando a importância da regulação emocional para o funcionamento adaptativo e para o desenvolvimento psicológico saudável e também as específicas necessidades de compreensão e regulação da raiva, emoção com funções adaptativas, mas também associada a doença e comportamentos agressivos, estranha-se a pouca investigação relativamente à adolescência, bem como os poucos instrumentos de avaliação destes constructos em adolescentes comparativamente aos adultos. Assim, o presente trabalho pretendeu estudar as estratégias e a qualidade da regulação emocional e a experiência, a expressão e o controlo da raiva em adolescentes, alunos do terceiro ciclo do ensino básico, e verificar a possibilidade de existência de diferenças significativas em função do sexo, da idade e do ano de escolaridade. Para tal, procedeu-se à tradução e adaptação dos instrumentos ERQ-CA e STAXI-NA e ao uso de uma versão portuguesa do ERICA, tendo sido aplicados a uma amostra de 170 adolescentes de uma escola secundária da área da grande Lisboa, dos 7º, 8º e 9º anos escolares. Verificouse a fiabilidade de todas as subescalas dos instrumentos, menos de uma, e a congruência das relações entre as subescalas com as dos instrumentos originais. Concluiu-se a influência significativa do sexo nas variáveis “Temperamento de raiva, “Expressão da raiva (in),“Raiva reativa” e “Responsividade situacional”, em favor das raparigas, e a influência significativa do ano de escolaridade nas variáveis “Controlo da raiva (in)” e “Reavaliação cognitiva”. Havendo diferenças nestes resultados, quanto à literatura, propõem-se estudos integrando também avaliação qualitativa, visando a obtenção de uma compreensão mais aprofundada, na adolescência, dos ditos constructos.ABSTRACT: Considering the importance of emotional regulation for the adaptive functioning and healthy psychological development as well as the specific need of understanding and regulating anger, a type of emotion with adaptive functions, also associated with illness and aggressive behavior, it is strange to find scarce research regarding adolescence as well as very few assessment measures of these constructs in adolescents compared to adults. Thus, this work aimed at studying the strategies and the quality of emotional regulation and anger experience, anger expression and anger control in adolescents, students of the third cycle of basic education, to verify the possibility of finding significant differences according to gender, age and grade they are attending. To do this, we proceeded to the translation and adaptation of ERQ-CA and STAXI-NA and we used a Portuguese version of ERICA in the assessment of 170 adolescents from a secondary school in the outskirts of Lisbon, from the 7th, 8th and 9th grade. The reliability of all subscales, less than one, were confirmed and also the congruence of the subscales relations with the original measures. There were significant differences in the scales levels of “Anger-Trait temperament”, “Anger-Trait reaction”, “Anger-expression (in),” and "Situational responsiveness" where girls had higher scores than boys, and the results also pointed to grade interference in the scales levels of "Anger-control (in)" and “Reappraisal”. Since these results are somewhat different from those reported, we propose studies integrating qualitative assessment, in order to obtain a deeper understanding of the referred constructs in adolescence.ISPA - Instituto UniversitárioSantos, António JoséRepositório do ISPANunes, Ana Maria Nunes Martins Salvador2014-04-08T19:38:29Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2763201087111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:40ZPortal AgregadorONG
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