Bem-estar subjectivo em alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Flora Alexandra Mesquita
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2079
Resumo: Estudos atuais definem o bem-estar subjetivo como um fenómeno que inclui um conjunto de indicadores de respostas emocionais, domínios de satisfação e os julgamentos globais de satisfação de vida. O objetivo deste estudo foi avaliar diversos indicadores de bem-estar subjetivo (satisfação com a vida, satisfação com suporte social, qualidade de vida e tonalidade emocional) em alunos com Perturbação de hiperatívidade e défice de Atenção. Participaram neste estudo 371 alunos, 16 com Perturbação hiperatividade e défice de atenção e 355 sem necessidades educativas especiais. Os resultados demonstram que os alunos com PHDA possuem índices menores de bem-estar subjetivo, incluindo uma tonalidade emocional mais negativa, uma menor satisfação com a vida, índices mais baixos de qualidade de vida, mas estão mais satisfeitos com o suporte social global. Estes resultados são congruentes com outros estudos, juntando-se às evidências de que crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais apresentam níveis mais baixos de bem-estar subjetivo.
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