Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Adelina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/446
Resumo: A utilização dos computadores e da Internet está a generalizar-se e tornou-se incontornável em todos os sectores da sociedade, incluindo o sector educativo. O desenvolvimento da World Wide Web mudou a maneira de ensinar e aprender, de aceder à informação, de comunicar e viver. Com o aparecimento do conceito Web 2.0, popularizou-se um fenómeno tecno-social a partir de algumas das suas aplicações mais populares: Wikipédia, YouTube, Flickr, Wordpress, Blogger, MySpace, Facebook, na tentativa de transformar os utilizadores em produtores de conteúdos. Actualmente, a evolução das tecnologias móveis (telemóvel, PDA, Pocket PC, Tablet PC) está a abrir caminho à entrada de ferramentas Web 2.0 em versão móvel. Neste texto pretendemos reflectir sobre práticas pedagógicas e usos de ferramentas Web 2.0 e Web 2.0 móvel, como instrumentos culturais de aprendizagem em contextos intencionais das práticas pedagógicas.
id RCAP_087318ce203093f2f3b4f18e6ab81990
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/446
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação.Web 2.0Web 2.0 móvelMobile learningColaboraçãoConstruçãoA utilização dos computadores e da Internet está a generalizar-se e tornou-se incontornável em todos os sectores da sociedade, incluindo o sector educativo. O desenvolvimento da World Wide Web mudou a maneira de ensinar e aprender, de aceder à informação, de comunicar e viver. Com o aparecimento do conceito Web 2.0, popularizou-se um fenómeno tecno-social a partir de algumas das suas aplicações mais populares: Wikipédia, YouTube, Flickr, Wordpress, Blogger, MySpace, Facebook, na tentativa de transformar os utilizadores em produtores de conteúdos. Actualmente, a evolução das tecnologias móveis (telemóvel, PDA, Pocket PC, Tablet PC) está a abrir caminho à entrada de ferramentas Web 2.0 em versão móvel. Neste texto pretendemos reflectir sobre práticas pedagógicas e usos de ferramentas Web 2.0 e Web 2.0 móvel, como instrumentos culturais de aprendizagem em contextos intencionais das práticas pedagógicas.Limite: Revista de Estudios Portugueses Y da la Lusofonía2013-08-16T12:04:28Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/446por1888-4067Moura, Adelinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:41ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação.
title Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação.
spellingShingle Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação.
Moura, Adelina
Web 2.0
Web 2.0 móvel
Mobile learning
Colaboração
Construção
title_short Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação.
title_full Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação.
title_fullStr Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação.
title_full_unstemmed Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação.
title_sort Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação.
author Moura, Adelina
author_facet Moura, Adelina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Adelina
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Web 2.0 móvel
Mobile learning
Colaboração
Construção
topic Web 2.0
Web 2.0 móvel
Mobile learning
Colaboração
Construção
description A utilização dos computadores e da Internet está a generalizar-se e tornou-se incontornável em todos os sectores da sociedade, incluindo o sector educativo. O desenvolvimento da World Wide Web mudou a maneira de ensinar e aprender, de aceder à informação, de comunicar e viver. Com o aparecimento do conceito Web 2.0, popularizou-se um fenómeno tecno-social a partir de algumas das suas aplicações mais populares: Wikipédia, YouTube, Flickr, Wordpress, Blogger, MySpace, Facebook, na tentativa de transformar os utilizadores em produtores de conteúdos. Actualmente, a evolução das tecnologias móveis (telemóvel, PDA, Pocket PC, Tablet PC) está a abrir caminho à entrada de ferramentas Web 2.0 em versão móvel. Neste texto pretendemos reflectir sobre práticas pedagógicas e usos de ferramentas Web 2.0 e Web 2.0 móvel, como instrumentos culturais de aprendizagem em contextos intencionais das práticas pedagógicas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2013-08-16T12:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/446
url http://hdl.handle.net/11328/446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1888-4067
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Limite: Revista de Estudios Portugueses Y da la Lusofonía
publisher.none.fl_str_mv Limite: Revista de Estudios Portugueses Y da la Lusofonía
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546932563968