Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires,Magna Natalia Marin
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva,Karina Alessandra Pessoa da, Gomes,Joice Caroline Sander Pierobon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500154
Resumo: Resumo Este artigo tem por objetivo discutir como um grupo colaborativo de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental auxilia na formação em Modelagem Matemática de seus participantes. Para isso apresentamos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto de extensão configurado como um grupo colaborativo. Fundamentamo-nos na Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica e no entendimento da formação de professores em um grupo colaborativo a partir de três eixos aprender sobre, aprender por meio e ensinar usando Modelagem Matemática. Por meio da análise dos diálogos e das ações de nove professoras nos episódios selecionados, construímos árvores de associação de ideias que nos revelou que as ações de desenvolver, planejar, analisar e fazer sugestões em conjunto em um grupo colaborativo auxiliam na formação de professores em Modelagem Matemática.
id RCAP_088aa3e78f09f15a41fb268d4e07ebbf
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84742021000500154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemáticaeducação matemáticamodelagem matemáticaformação de professoresanos iniciais do ensino fundamentalgrupo colaborativoResumo Este artigo tem por objetivo discutir como um grupo colaborativo de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental auxilia na formação em Modelagem Matemática de seus participantes. Para isso apresentamos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto de extensão configurado como um grupo colaborativo. Fundamentamo-nos na Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica e no entendimento da formação de professores em um grupo colaborativo a partir de três eixos aprender sobre, aprender por meio e ensinar usando Modelagem Matemática. Por meio da análise dos diálogos e das ações de nove professoras nos episódios selecionados, construímos árvores de associação de ideias que nos revelou que as ações de desenvolver, planejar, analisar e fazer sugestões em conjunto em um grupo colaborativo auxiliam na formação de professores em Modelagem Matemática.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500154Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500154Pires,Magna Natalia MarinSilva,Karina Alessandra Pessoa daGomes,Joice Caroline Sander Pieroboninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:21Zoai:scielo:S2182-84742021000500154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:19.914317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática
title Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática
spellingShingle Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática
Pires,Magna Natalia Marin
educação matemática
modelagem matemática
formação de professores
anos iniciais do ensino fundamental
grupo colaborativo
title_short Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática
title_full Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática
title_fullStr Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática
title_full_unstemmed Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática
title_sort Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática
author Pires,Magna Natalia Marin
author_facet Pires,Magna Natalia Marin
Silva,Karina Alessandra Pessoa da
Gomes,Joice Caroline Sander Pierobon
author_role author
author2 Silva,Karina Alessandra Pessoa da
Gomes,Joice Caroline Sander Pierobon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires,Magna Natalia Marin
Silva,Karina Alessandra Pessoa da
Gomes,Joice Caroline Sander Pierobon
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática
modelagem matemática
formação de professores
anos iniciais do ensino fundamental
grupo colaborativo
topic educação matemática
modelagem matemática
formação de professores
anos iniciais do ensino fundamental
grupo colaborativo
description Resumo Este artigo tem por objetivo discutir como um grupo colaborativo de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental auxilia na formação em Modelagem Matemática de seus participantes. Para isso apresentamos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto de extensão configurado como um grupo colaborativo. Fundamentamo-nos na Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica e no entendimento da formação de professores em um grupo colaborativo a partir de três eixos aprender sobre, aprender por meio e ensinar usando Modelagem Matemática. Por meio da análise dos diálogos e das ações de nove professoras nos episódios selecionados, construímos árvores de associação de ideias que nos revelou que as ações de desenvolver, planejar, analisar e fazer sugestões em conjunto em um grupo colaborativo auxiliam na formação de professores em Modelagem Matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500154
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137392384278528