O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glória, Franco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Roazzi, Antonio, Santos, Natalie Nóbrega
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3496
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar as vantagens e os contributos em contexto escolar do Teste de Compreensão Emocional (TEC) para a população portuguesa, desenvolvido a partir da versão brasileira, que tem por base o instrumento desenvolvido por Harris, Pons e seus colaboradores. No nosso estudo participaram 766 crianças (381 raparigas), com idades compreendidas entre 3 e 13 anos (M = 7.21, DP = 1.95), de diferentes extratos socioeconómicos. Os resultados mostram que o instrumento tem consistência interna aceitável e que é possível isolar as diferentes fases de desenvolvimento emocional propostas pelos autores. Os componentes que medem relacionam-se com diferentes variáveis importantes em contexto escolar (idade, estatuto socioeconómico, inteligência fluída), e explicam uma parte do rendimento académico e da retenção escolar.
id RCAP_08b3b14cd11937e72b56054e7485a930
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesaThe Test of Emotional Comprehension (TEC): psychometric studies in a portuguese populationInteligência emocionalDesenvolvimento emocionalRendimento académicoEnsino fundamentalPsicometriaEmotional intelligenceEmotional developmentAcademic performanceElementary educationPsychometrics.Faculdade de Artes e HumanidadesO objetivo deste estudo é apresentar as vantagens e os contributos em contexto escolar do Teste de Compreensão Emocional (TEC) para a população portuguesa, desenvolvido a partir da versão brasileira, que tem por base o instrumento desenvolvido por Harris, Pons e seus colaboradores. No nosso estudo participaram 766 crianças (381 raparigas), com idades compreendidas entre 3 e 13 anos (M = 7.21, DP = 1.95), de diferentes extratos socioeconómicos. Os resultados mostram que o instrumento tem consistência interna aceitável e que é possível isolar as diferentes fases de desenvolvimento emocional propostas pelos autores. Os componentes que medem relacionam-se com diferentes variáveis importantes em contexto escolar (idade, estatuto socioeconómico, inteligência fluída), e explicam uma parte do rendimento académico e da retenção escolar.The aim of this study was to present the advantages and contributions of the Emotional Comprehension Test (ECT) - Brazil ian version, based on the instrument developed by Harris, Pons et al., in the school context of the Portuguese population. The sample comprises 766 children (381 girls), aged between 3 to 13 years (M = 7.21, SD = 1.95), from different socioeconomic backgrounds. The results show that the instrument has acceptable internal consistency and that it is possible to identify the different stages of emotional understanding proposed by the authors. The components measured relate to different important variables in school context (age, socioeconomic status, fluid intelligence), and explain part of the academic performance and school retention.Universidade de São FranciscoDigitUMaGlória, FrancoRoazzi, AntonioSantos, Natalie Nóbrega2021-06-29T10:16:42Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3496porFranco, M. D. G., Roazzi, A., & Santos, N. N. (2020). O Teste de compreensão emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa. Psico-USF, 25(2), 247-260. https://doi.org/10.1590/1413-8271202025020410.1590/1413-82712020250204info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:28Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:41.339189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa
The Test of Emotional Comprehension (TEC): psychometric studies in a portuguese population
title O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa
spellingShingle O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa
Glória, Franco
Inteligência emocional
Desenvolvimento emocional
Rendimento académico
Ensino fundamental
Psicometria
Emotional intelligence
Emotional development
Academic performance
Elementary education
Psychometrics
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa
title_full O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa
title_fullStr O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa
title_full_unstemmed O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa
title_sort O Teste de Compreensão Emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa
author Glória, Franco
author_facet Glória, Franco
Roazzi, Antonio
Santos, Natalie Nóbrega
author_role author
author2 Roazzi, Antonio
Santos, Natalie Nóbrega
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Glória, Franco
Roazzi, Antonio
Santos, Natalie Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Desenvolvimento emocional
Rendimento académico
Ensino fundamental
Psicometria
Emotional intelligence
Emotional development
Academic performance
Elementary education
Psychometrics
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Inteligência emocional
Desenvolvimento emocional
Rendimento académico
Ensino fundamental
Psicometria
Emotional intelligence
Emotional development
Academic performance
Elementary education
Psychometrics
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description O objetivo deste estudo é apresentar as vantagens e os contributos em contexto escolar do Teste de Compreensão Emocional (TEC) para a população portuguesa, desenvolvido a partir da versão brasileira, que tem por base o instrumento desenvolvido por Harris, Pons e seus colaboradores. No nosso estudo participaram 766 crianças (381 raparigas), com idades compreendidas entre 3 e 13 anos (M = 7.21, DP = 1.95), de diferentes extratos socioeconómicos. Os resultados mostram que o instrumento tem consistência interna aceitável e que é possível isolar as diferentes fases de desenvolvimento emocional propostas pelos autores. Os componentes que medem relacionam-se com diferentes variáveis importantes em contexto escolar (idade, estatuto socioeconómico, inteligência fluída), e explicam uma parte do rendimento académico e da retenção escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2021-06-29T10:16:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3496
url http://hdl.handle.net/10400.13/3496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Franco, M. D. G., Roazzi, A., & Santos, N. N. (2020). O Teste de compreensão emocional (TEC): estudos psicométricos numa população portuguesa. Psico-USF, 25(2), 247-260. https://doi.org/10.1590/1413-82712020250204
10.1590/1413-82712020250204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129937405280256