O Estudo de caso em geografia e o desenvolvimento de competências gerais e específicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Inês Patrícia Fernandes Pereira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/31405
Resumo: O presente relatório incide sobre uma experiência letiva junto de uma turma do 11º ano de escolaridade, na disciplina de Geografia A. No programa de Geografia A, nomeadamente no 11º ano, consta, como tarefa a realizar, o Estudo de Caso. Tratando-se de uma unidade didática obrigatória, mas totalmente livre do ponto de vista dos conteúdos substantivos, levou-me a questionar o seu interesse do ponto de vista da aquisição de competências gerais e específicas, associadas à investigação, ao trabalho em equipa, à recolha de informação, tratamento estatístico, gráfico e cartográfico, ou ainda associadas à comunicação e argumentação. Tendo em vista a avaliação do interesse do Estudo de Caso para a aprendizagem dos alunos do ensino secundário, e atendendo ao contexto geográfico em que se insere a escola, decidi ancorar a lecionação do Estudo de Caso na temática dos problemas urbanos, algo, à partida, mais próximo da realidade dos alunos, favorecendo o desenvolvimento de experiências de aprendizagem significativas e o desenvolvimento de competências geográficas e transversais, na formação dos jovens. Ao longo de catorze aulas, foi acompanhado o desenvolvimento dos projetos e a apresentação dos resultados pelos alunos, para além de uma breve abordagem dos problemas urbanos. Foi ainda efetuada, de forma sistemática, a observação dos alunos, e recolhidas as opiniões que os mesmos tinham do projeto, mediante o preenchimento de um inquérito elaborado para o efeito. A partir deste, concluiu-se que os alunos consideram que Estudo de Caso contribui para as suas aprendizagens, para a compreensão e aquisição de competências como técnicas geográficas e tratamento de dados, para a sensibilização aos problemas urbanos e destacam a importância de aprender fazendo.
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