O Estudo de caso em geografia e o desenvolvimento de competências gerais e específicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/31405 |
Resumo: | O presente relatório incide sobre uma experiência letiva junto de uma turma do 11º ano de escolaridade, na disciplina de Geografia A. No programa de Geografia A, nomeadamente no 11º ano, consta, como tarefa a realizar, o Estudo de Caso. Tratando-se de uma unidade didática obrigatória, mas totalmente livre do ponto de vista dos conteúdos substantivos, levou-me a questionar o seu interesse do ponto de vista da aquisição de competências gerais e específicas, associadas à investigação, ao trabalho em equipa, à recolha de informação, tratamento estatístico, gráfico e cartográfico, ou ainda associadas à comunicação e argumentação. Tendo em vista a avaliação do interesse do Estudo de Caso para a aprendizagem dos alunos do ensino secundário, e atendendo ao contexto geográfico em que se insere a escola, decidi ancorar a lecionação do Estudo de Caso na temática dos problemas urbanos, algo, à partida, mais próximo da realidade dos alunos, favorecendo o desenvolvimento de experiências de aprendizagem significativas e o desenvolvimento de competências geográficas e transversais, na formação dos jovens. Ao longo de catorze aulas, foi acompanhado o desenvolvimento dos projetos e a apresentação dos resultados pelos alunos, para além de uma breve abordagem dos problemas urbanos. Foi ainda efetuada, de forma sistemática, a observação dos alunos, e recolhidas as opiniões que os mesmos tinham do projeto, mediante o preenchimento de um inquérito elaborado para o efeito. A partir deste, concluiu-se que os alunos consideram que Estudo de Caso contribui para as suas aprendizagens, para a compreensão e aquisição de competências como técnicas geográficas e tratamento de dados, para a sensibilização aos problemas urbanos e destacam a importância de aprender fazendo. |
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O Estudo de caso em geografia e o desenvolvimento de competências gerais e específicasAlunosCompetênciasEstudo de CasoEnsino da GeografiaPrática SupervisionadaGeografiaO presente relatório incide sobre uma experiência letiva junto de uma turma do 11º ano de escolaridade, na disciplina de Geografia A. No programa de Geografia A, nomeadamente no 11º ano, consta, como tarefa a realizar, o Estudo de Caso. Tratando-se de uma unidade didática obrigatória, mas totalmente livre do ponto de vista dos conteúdos substantivos, levou-me a questionar o seu interesse do ponto de vista da aquisição de competências gerais e específicas, associadas à investigação, ao trabalho em equipa, à recolha de informação, tratamento estatístico, gráfico e cartográfico, ou ainda associadas à comunicação e argumentação. Tendo em vista a avaliação do interesse do Estudo de Caso para a aprendizagem dos alunos do ensino secundário, e atendendo ao contexto geográfico em que se insere a escola, decidi ancorar a lecionação do Estudo de Caso na temática dos problemas urbanos, algo, à partida, mais próximo da realidade dos alunos, favorecendo o desenvolvimento de experiências de aprendizagem significativas e o desenvolvimento de competências geográficas e transversais, na formação dos jovens. Ao longo de catorze aulas, foi acompanhado o desenvolvimento dos projetos e a apresentação dos resultados pelos alunos, para além de uma breve abordagem dos problemas urbanos. Foi ainda efetuada, de forma sistemática, a observação dos alunos, e recolhidas as opiniões que os mesmos tinham do projeto, mediante o preenchimento de um inquérito elaborado para o efeito. A partir deste, concluiu-se que os alunos consideram que Estudo de Caso contribui para as suas aprendizagens, para a compreensão e aquisição de competências como técnicas geográficas e tratamento de dados, para a sensibilização aos problemas urbanos e destacam a importância de aprender fazendo.The present report gives an account of the teaching experiment/ teaching-learning experiment carried out with a 11th grade Geography (Geografia A) class. The Geography curriculum in secondary education, namely for 11th grade students, comprises a case study research. Although the teaching unit is compulsory, it is elective as far as the substantive contents are concerned. My main concern in defining these contents was their importance considering the general and specific competencies and skills that students are supposed to acquire and develop regarding investigation, team work, collecting information, statistics, graphical and cartographic data analysis, as well as communication and argument techniques. Having in mind the role and the importance of the case study research in the secondary students’ learning, as well as the geographical context of the school, I decided to have the case study research focused on the subject area Urban Issues, once this is a subject area more in touch with their very own reality, which is likely to promote the development of significant learning experiences and also of geographic and transversal skills. Through each of the fourteen lessons taught the students‘ projects development and results were monitored, and a brief overview of urban problems was also given. The students‘ work was sistematically monitored and assessed and the students gave their opinion on the project by answering a survey drawn up for this specific purpose. The results of this survey lead us to conclude that the students regard the case study research as an important method in their learning process, by enhancing and improving their knowledge and skills, namely those related to geographic techniques and data handling and processing, and also by raising their awareness of urban problems. The students also emphasise the importance of learning by doing and of collaborative working.Cachinho, HerculanoRepositório da Universidade de LisboaSousa, Inês Patrícia Fernandes Pereira de2018-02-05T14:23:50Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31405TID:201841207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:25:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:56.149646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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