Benefícios e riscos percebidos pelos consumidores online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez Rico, Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1690
Resumo: Nos últimos anos, o do volume de negócio realizado através da Internet aumentou substancialmente e esta tendência deve manter-se no curto prazo, muito provavelmente com incrementos ainda maiores. No entanto, no “e-commerce” não é fácil conseguir consumidores habituais, isto é, não é fácilconseguir a lealdade do cliente. Por isso, os responsáveis pelas empresas e os marketeers necessitam de conhecimentos profundos acerca do cliente, nomeadamente, acerca das suas atitudes para com a compra pela Internet e das suas percepções acerca dos benefícios e dos riscos que a compra virtual acarreta. Desta forma, poderão actuar no sentido de aumentar as vantagens e de reduzir as desvantagens percebidas. Como pequena contribuição neste campo do conhecimento, desenvolveu-se o trabalho que aqui se apresenta. O estudo de campo envolve a aplicação de um questionário em dois países europeus, Espanha e Escócia. Os resultados mostram que a percepção dos benefícios e dos riscos por parte dos compradores online varia de um país para outro. ABSTRACT: The importance the Internet on volume of business has incresed in the latter years. However, this influence will grow in the future. The most difficult issue is to get a regular customer, in other words, to get a loyal client. For this reasons companies´ managers need to have a deep knowledge about markets of the Internet. If they understand the percived risk and benefits they will be capable of improving advantages and decreasing disadvantages. As a small contribution to this field of knowledge I have developed a research on the percived advantages and disadvantages of buying through the Internet in two different countries: Spain and Scotland. The results show that perceptions of advantages and disadvantages change from one country to another. The Internet retailers must consider this fact because they could get more profits and loyalty. Moreover, the expected benefits could enable companies´ managers to make improvements of this type of services.
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