Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/13797 |
Resumo: | O problema central destes projectos surgiu com uma curiosidade relativa ao ranking das escolas apresentado em 2009 pelo Ministério da Educação, onde, dos três colégios da Companhia de Jesus, o Colégio São João de Brito em Lisboa aparece como o melhor, conseguindo a 7ª posição a nível nacional, enquanto o Colégio da Imaculada Conceição em Cernache (Coimbra) se encontra em 96º lugar e o Instituto Nun‟Alvres em Santo Tirso em 214º lugar. Decidimos então, no Projecto de Investigação Educacional II da Química procurar investigar as razões de resultados tão díspares em instituições que à partida teriam características semelhantes e o mesmo projecto educativo, procurando uma possível ligação com a influência geográfica e cultural dos diferentes meios. Posteriormente, o Projecto de Investigação Educacional I da Física dá seguimento a esta problemática, estendendo a pesquisa ao ensino público, em quatro escolas também com diferentes localizações geográficas: Escola Secundária Quinta das Flores e Escola EB 2,3 de Eugénio de Castro, ambas de Coimbra, Escola Secundária Miguel Torga, de Bragança e Escola EB 2,3 Padre João Rodrigues de Sernancelhe (Viseu). Direccionou-se os projectos da Química e da Física para o 3º Ciclo do Ensino Básico, especificamente para o 9ºAno e foram envolvidos 523 alunos. Quanto às componentes científica e didáctica, comparou-se o comportamento e a aprendizagem de diferentes alunos, provenientes de estratos socioeconómicos e contextos culturais distintos, face à mesma aula, com o mesmo professor. Foram ensaiadas diferentes estratégias de ensino, de forma a analisar a sua eficácia com alunos de diferentes proveniências. Em ambos os projectos a componente teórica da aula foi complementada com uma componente prática. No Projecto de Química a componente prática consistia em demonstrações, ou seja, experiências realizadas pelo professor. No projecto de Física, os alunos tiveram a oportunidade de montar e executar com as suas próprias mãos as experiências, aumentando a sua autonomia e participação activa na aula. Foram também realizadas demonstrações pelo professor e foi comparado o impacto das demonstrações com o das experiências “mãos na massa”, quer no que diz respeito ao interesse que despertou nos alunos, quer na eficácia da aprendizagem. Comparou-se também a aprendizagem nos alunos que já tinham tido contacto com a componente científica em termos de conceitos teóricos e nos que não a tinham. Os resultados sugerem que a utilização de experiências “mãos na massa” favorece a aprendizagem, nomeadamente em alunos provenientes de meios desfavorecidos. Os alunos de Sernancelhe, por exemplo, apresentaram uma excelente prestação e atitude perante as experiências. Alguns alunos das aldeias destacaram-se pela destreza na montagem e execução das experiências. A apreensão de conceitos abstractos a partir da realidade concreta e próxima do seu contexto cultural revela-se mais eficaz. PALAVRAS-CHAVE: Demonstrações, experiências de electromagnetismo “mãos na massa”, nível socioeconómico, localização geográfica, literacia científica, instituições de ensino |
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