Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1829
Resumo: O presente estudo tem como principal propósito perspectivar a Educação Pela Arte, de modo a analisar a pertinência do Clube de Artes, como desenvolvimento integral, promotor das competências da Educação Artística ao nível do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico como uma mais-valia para o enriquecimento artístico na formação do aluno e no desenvolvimento da Expressão e Educação Plástico – Artística. Com esta finalidade, desenhou-se uma investigação qualitativa, tipo estudo de caso, com uma amostra constituída por 24 sujeitos, do 5º ao 9ºano de escolaridade do Ensino Básico. Dos instrumentos utilizados para a recolha de dados, destacam-se uma grelha de observação e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões e as motivações que levam os alunos a frequentar este clube, entre outras, o reconhecimento do clube de artes como um espaço de aprendizagem pela via da liberdade de acção e expressão, assim como, um território de prazer, capaz de proporcionar uma ambiência afectiva, espontânea e auto-expressiva. Permitem igualmente tecer algumas analogias com o Ensino Artístico e com o desenvolvimento de competências específicas dos três eixos estruturantes do domínio da Educação Plástica e Educação Visual, a saber: fruiçãocontemplação, produção-criação e reflexão-interpretação, contribuindo para a formação global e integral do aluno.
id RCAP_09f46eb6e3537161b83adbc2d9d76201
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plásticaExpressão PlásticaEducação pela ArteEducação ArtísticaClube de ArtesO presente estudo tem como principal propósito perspectivar a Educação Pela Arte, de modo a analisar a pertinência do Clube de Artes, como desenvolvimento integral, promotor das competências da Educação Artística ao nível do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico como uma mais-valia para o enriquecimento artístico na formação do aluno e no desenvolvimento da Expressão e Educação Plástico – Artística. Com esta finalidade, desenhou-se uma investigação qualitativa, tipo estudo de caso, com uma amostra constituída por 24 sujeitos, do 5º ao 9ºano de escolaridade do Ensino Básico. Dos instrumentos utilizados para a recolha de dados, destacam-se uma grelha de observação e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões e as motivações que levam os alunos a frequentar este clube, entre outras, o reconhecimento do clube de artes como um espaço de aprendizagem pela via da liberdade de acção e expressão, assim como, um território de prazer, capaz de proporcionar uma ambiência afectiva, espontânea e auto-expressiva. Permitem igualmente tecer algumas analogias com o Ensino Artístico e com o desenvolvimento de competências específicas dos três eixos estruturantes do domínio da Educação Plástica e Educação Visual, a saber: fruiçãocontemplação, produção-criação e reflexão-interpretação, contribuindo para a formação global e integral do aluno.The current study aims to perceive Education through Art, in order to analyze the relevance of the Arts Club both as vital development in promoting the Arts Education skills at the 2nd and 3rd cycles of basic education and as an added value to the artistic enhancement in the students‟ educational process and in the development of Artistic Plastic Expression and Education. Bearing in mind this purpose, a qualitative research was developed based on a case-study layout in which it was considered a sample of 24 individuals from 5th to 9th grade of basic school. From all the instruments and methodologies used for collecting data, the observation grid and the semi-structured interview were the most relevant. The results allow to understand the opinions and motivations that lead students to attend this club, as for example the recognition of the Arts Club as a place of learning through the freedom of action and expression, as well as a space of pleasure able to provide an emotional, spontaneous and self-expressive ambience. It is also possible to make some similarities with the Artistic Education and the specific skills development of the three main pillars in the field of Plastic and Visual Education, namely: enjoyment-contemplation, production-creation and reflection-interpretation, contributing to the student‟s overall formation.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaPereira, JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques2013-10-15T08:32:25Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1829porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:08.122194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica
title Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica
spellingShingle Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica
Marcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques
Expressão Plástica
Educação pela Arte
Educação Artística
Clube de Artes
title_short Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica
title_full Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica
title_fullStr Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica
title_full_unstemmed Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica
title_sort Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica
author Marcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques
author_facet Marcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Ana Paula
Pereira, José
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão Plástica
Educação pela Arte
Educação Artística
Clube de Artes
topic Expressão Plástica
Educação pela Arte
Educação Artística
Clube de Artes
description O presente estudo tem como principal propósito perspectivar a Educação Pela Arte, de modo a analisar a pertinência do Clube de Artes, como desenvolvimento integral, promotor das competências da Educação Artística ao nível do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico como uma mais-valia para o enriquecimento artístico na formação do aluno e no desenvolvimento da Expressão e Educação Plástico – Artística. Com esta finalidade, desenhou-se uma investigação qualitativa, tipo estudo de caso, com uma amostra constituída por 24 sujeitos, do 5º ao 9ºano de escolaridade do Ensino Básico. Dos instrumentos utilizados para a recolha de dados, destacam-se uma grelha de observação e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões e as motivações que levam os alunos a frequentar este clube, entre outras, o reconhecimento do clube de artes como um espaço de aprendizagem pela via da liberdade de acção e expressão, assim como, um território de prazer, capaz de proporcionar uma ambiência afectiva, espontânea e auto-expressiva. Permitem igualmente tecer algumas analogias com o Ensino Artístico e com o desenvolvimento de competências específicas dos três eixos estruturantes do domínio da Educação Plástica e Educação Visual, a saber: fruiçãocontemplação, produção-criação e reflexão-interpretação, contribuindo para a formação global e integral do aluno.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02
2011-02-01T00:00:00Z
2013-10-15T08:32:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1829
url http://hdl.handle.net/10400.19/1829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876418719744