Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1829 |
Resumo: | O presente estudo tem como principal propósito perspectivar a Educação Pela Arte, de modo a analisar a pertinência do Clube de Artes, como desenvolvimento integral, promotor das competências da Educação Artística ao nível do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico como uma mais-valia para o enriquecimento artístico na formação do aluno e no desenvolvimento da Expressão e Educação Plástico – Artística. Com esta finalidade, desenhou-se uma investigação qualitativa, tipo estudo de caso, com uma amostra constituída por 24 sujeitos, do 5º ao 9ºano de escolaridade do Ensino Básico. Dos instrumentos utilizados para a recolha de dados, destacam-se uma grelha de observação e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões e as motivações que levam os alunos a frequentar este clube, entre outras, o reconhecimento do clube de artes como um espaço de aprendizagem pela via da liberdade de acção e expressão, assim como, um território de prazer, capaz de proporcionar uma ambiência afectiva, espontânea e auto-expressiva. Permitem igualmente tecer algumas analogias com o Ensino Artístico e com o desenvolvimento de competências específicas dos três eixos estruturantes do domínio da Educação Plástica e Educação Visual, a saber: fruiçãocontemplação, produção-criação e reflexão-interpretação, contribuindo para a formação global e integral do aluno. |
id |
RCAP_09f46eb6e3537161b83adbc2d9d76201 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1829 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plásticaExpressão PlásticaEducação pela ArteEducação ArtísticaClube de ArtesO presente estudo tem como principal propósito perspectivar a Educação Pela Arte, de modo a analisar a pertinência do Clube de Artes, como desenvolvimento integral, promotor das competências da Educação Artística ao nível do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico como uma mais-valia para o enriquecimento artístico na formação do aluno e no desenvolvimento da Expressão e Educação Plástico – Artística. Com esta finalidade, desenhou-se uma investigação qualitativa, tipo estudo de caso, com uma amostra constituída por 24 sujeitos, do 5º ao 9ºano de escolaridade do Ensino Básico. Dos instrumentos utilizados para a recolha de dados, destacam-se uma grelha de observação e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões e as motivações que levam os alunos a frequentar este clube, entre outras, o reconhecimento do clube de artes como um espaço de aprendizagem pela via da liberdade de acção e expressão, assim como, um território de prazer, capaz de proporcionar uma ambiência afectiva, espontânea e auto-expressiva. Permitem igualmente tecer algumas analogias com o Ensino Artístico e com o desenvolvimento de competências específicas dos três eixos estruturantes do domínio da Educação Plástica e Educação Visual, a saber: fruiçãocontemplação, produção-criação e reflexão-interpretação, contribuindo para a formação global e integral do aluno.The current study aims to perceive Education through Art, in order to analyze the relevance of the Arts Club both as vital development in promoting the Arts Education skills at the 2nd and 3rd cycles of basic education and as an added value to the artistic enhancement in the students‟ educational process and in the development of Artistic Plastic Expression and Education. Bearing in mind this purpose, a qualitative research was developed based on a case-study layout in which it was considered a sample of 24 individuals from 5th to 9th grade of basic school. From all the instruments and methodologies used for collecting data, the observation grid and the semi-structured interview were the most relevant. The results allow to understand the opinions and motivations that lead students to attend this club, as for example the recognition of the Arts Club as a place of learning through the freedom of action and expression, as well as a space of pleasure able to provide an emotional, spontaneous and self-expressive ambience. It is also possible to make some similarities with the Artistic Education and the specific skills development of the three main pillars in the field of Plastic and Visual Education, namely: enjoyment-contemplation, production-creation and reflection-interpretation, contributing to the student‟s overall formation.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaPereira, JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques2013-10-15T08:32:25Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1829porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:08.122194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica |
title |
Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica |
spellingShingle |
Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica Marcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques Expressão Plástica Educação pela Arte Educação Artística Clube de Artes |
title_short |
Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica |
title_full |
Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica |
title_fullStr |
Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica |
title_full_unstemmed |
Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica |
title_sort |
Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plástica |
author |
Marcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques |
author_facet |
Marcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Paula Pereira, José Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão Plástica Educação pela Arte Educação Artística Clube de Artes |
topic |
Expressão Plástica Educação pela Arte Educação Artística Clube de Artes |
description |
O presente estudo tem como principal propósito perspectivar a Educação Pela Arte, de modo a analisar a pertinência do Clube de Artes, como desenvolvimento integral, promotor das competências da Educação Artística ao nível do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico como uma mais-valia para o enriquecimento artístico na formação do aluno e no desenvolvimento da Expressão e Educação Plástico – Artística. Com esta finalidade, desenhou-se uma investigação qualitativa, tipo estudo de caso, com uma amostra constituída por 24 sujeitos, do 5º ao 9ºano de escolaridade do Ensino Básico. Dos instrumentos utilizados para a recolha de dados, destacam-se uma grelha de observação e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões e as motivações que levam os alunos a frequentar este clube, entre outras, o reconhecimento do clube de artes como um espaço de aprendizagem pela via da liberdade de acção e expressão, assim como, um território de prazer, capaz de proporcionar uma ambiência afectiva, espontânea e auto-expressiva. Permitem igualmente tecer algumas analogias com o Ensino Artístico e com o desenvolvimento de competências específicas dos três eixos estruturantes do domínio da Educação Plástica e Educação Visual, a saber: fruiçãocontemplação, produção-criação e reflexão-interpretação, contribuindo para a formação global e integral do aluno. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02 2011-02-01T00:00:00Z 2013-10-15T08:32:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1829 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130876418719744 |