"Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5514 |
Resumo: | Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes |
id |
RCAP_0a76c41189f735d203ebefacf71be107 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5514 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em SalamancaAno 0Ano 9Vias bus wayFrequênciaIntervaloMaterial circulanteLazarillo de TormesPeríodo corpo do diaPeríodo de descansoTempo de rotaçãoVelocidade médiaZona 30ZonamentoYear 0Year 9Bus waysFrequencyRangeRolling stockPark & rideMain periodResting periodCycle timeAverage speedZone 30ZonesTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e TransportesSalamanca é uma cidade localizada no interior da Espanha com 203.170 habitantes, conta com uma das universidades mais importantes ao nível europeu e o seu centro histórico foi declarado Património da Humanidade em 1988. As suas características fazem dela uma cidade em que o modo pedonal tem um grande peso na sua mobilidade. O modo ciclista não tem grande protagonismo em Salamanca mas seria mais utilizado se a rede de ciclovias existente fosse ligada ao centro da cidade. No desenvolvimento do projeto “Lazarillo de Tormes” considerou-se como objetivo propor uma série de medidas para melhorar a mobilidade dos modos suaves e com isso a qualidade ambiental e urbana de Salamanca. As medidas adotadas consistem em minimizar o uso de viaturas privadas no centro histórico pedonalizando grande parte do mesmo e criando ciclovias e zonas de uso misto para peões e ciclistas, assim como reorganizando a rede atual de transporte público com o objetivo de o tornar mais atrativo e captar um maior número de utentes. Foram propostos novos parques de estacionamento no centro com vista a não prejudicar os habitantes que utilizam a viatura privada nas suas viagens diárias. Para a concretização das medidas deste projeto foi estimado um investimento de 41.479.298,73 €, incluindo o ordenamento do viário, a ampliação da rede de ciclovias, a construção de novos parques de estacionamento e a adquisição de novos autocarros para a melhoria do sistema de transporte público.Abstract: Salamanca is a Spanish city located in North Western Spain with 203.170 inhabitants, it holds one of the most important universities in Europe and its historical city center was declared a World Heritage Site in 1988. The pedestrian mode has a very important role in the mobility because of the special features of this city. The cyclist mode is not so significant, but it would be more used if the existent cycling network were properly linked to the city center. The main target of the project “Lazarillo de Tormes” was to propose a package of actions to improve the mobility of the soft modes and with this, to improve also the environmental and urban quality of Salamanca. The actions taken consist in minimizing the utilization of private vehicles in the historical city center, pedestrianizing a big part of it and making new bikeways and mixed-use streets, as well as reorganizing the existing network of public transport with the main target of making it more attractive and getting more users. It was proposed new parkings in the city center in order not to prejudice the inhabitants who use the private vehicle in their daily journeys. The cost of the implementation of the package of actions proposed in this project will be about 41.479.298,73 €, including the reorganization of the network of the city center, the extension of the cycling network, the construction of new parkings and the acquisition of new buses for the improvement of the public transport system.Instituto Superior de Engenharia de LisboaQuaresma, António Carlos PinheiroRCIPLMartín, Manuel Guevara2016-01-07T12:24:19Z2015-112015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5514TID:201223988porMARTÍN, Manuel Guevara - "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:02ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca |
title |
"Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca |
spellingShingle |
"Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca Martín, Manuel Guevara Ano 0 Ano 9 Vias bus way Frequência Intervalo Material circulante Lazarillo de Tormes Período corpo do dia Período de descanso Tempo de rotação Velocidade média Zona 30 Zonamento Year 0 Year 9 Bus ways Frequency Range Rolling stock Park & ride Main period Resting period Cycle time Average speed Zone 30 Zones |
title_short |
"Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca |
title_full |
"Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca |
title_fullStr |
"Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca |
title_full_unstemmed |
"Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca |
title_sort |
"Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca |
author |
Martín, Manuel Guevara |
author_facet |
Martín, Manuel Guevara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quaresma, António Carlos Pinheiro RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martín, Manuel Guevara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ano 0 Ano 9 Vias bus way Frequência Intervalo Material circulante Lazarillo de Tormes Período corpo do dia Período de descanso Tempo de rotação Velocidade média Zona 30 Zonamento Year 0 Year 9 Bus ways Frequency Range Rolling stock Park & ride Main period Resting period Cycle time Average speed Zone 30 Zones |
topic |
Ano 0 Ano 9 Vias bus way Frequência Intervalo Material circulante Lazarillo de Tormes Período corpo do dia Período de descanso Tempo de rotação Velocidade média Zona 30 Zonamento Year 0 Year 9 Bus ways Frequency Range Rolling stock Park & ride Main period Resting period Cycle time Average speed Zone 30 Zones |
description |
Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11 2015-11-01T00:00:00Z 2016-01-07T12:24:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5514 TID:201223988 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5514 |
identifier_str_mv |
TID:201223988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTÍN, Manuel Guevara - "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777304517086281728 |