"Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martín, Manuel Guevara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5514
Resumo: Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes
id RCAP_0a76c41189f735d203ebefacf71be107
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em SalamancaAno 0Ano 9Vias bus wayFrequênciaIntervaloMaterial circulanteLazarillo de TormesPeríodo corpo do diaPeríodo de descansoTempo de rotaçãoVelocidade médiaZona 30ZonamentoYear 0Year 9Bus waysFrequencyRangeRolling stockPark & rideMain periodResting periodCycle timeAverage speedZone 30ZonesTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e TransportesSalamanca é uma cidade localizada no interior da Espanha com 203.170 habitantes, conta com uma das universidades mais importantes ao nível europeu e o seu centro histórico foi declarado Património da Humanidade em 1988. As suas características fazem dela uma cidade em que o modo pedonal tem um grande peso na sua mobilidade. O modo ciclista não tem grande protagonismo em Salamanca mas seria mais utilizado se a rede de ciclovias existente fosse ligada ao centro da cidade. No desenvolvimento do projeto “Lazarillo de Tormes” considerou-se como objetivo propor uma série de medidas para melhorar a mobilidade dos modos suaves e com isso a qualidade ambiental e urbana de Salamanca. As medidas adotadas consistem em minimizar o uso de viaturas privadas no centro histórico pedonalizando grande parte do mesmo e criando ciclovias e zonas de uso misto para peões e ciclistas, assim como reorganizando a rede atual de transporte público com o objetivo de o tornar mais atrativo e captar um maior número de utentes. Foram propostos novos parques de estacionamento no centro com vista a não prejudicar os habitantes que utilizam a viatura privada nas suas viagens diárias. Para a concretização das medidas deste projeto foi estimado um investimento de 41.479.298,73 €, incluindo o ordenamento do viário, a ampliação da rede de ciclovias, a construção de novos parques de estacionamento e a adquisição de novos autocarros para a melhoria do sistema de transporte público.Abstract: Salamanca is a Spanish city located in North Western Spain with 203.170 inhabitants, it holds one of the most important universities in Europe and its historical city center was declared a World Heritage Site in 1988. The pedestrian mode has a very important role in the mobility because of the special features of this city. The cyclist mode is not so significant, but it would be more used if the existent cycling network were properly linked to the city center. The main target of the project “Lazarillo de Tormes” was to propose a package of actions to improve the mobility of the soft modes and with this, to improve also the environmental and urban quality of Salamanca. The actions taken consist in minimizing the utilization of private vehicles in the historical city center, pedestrianizing a big part of it and making new bikeways and mixed-use streets, as well as reorganizing the existing network of public transport with the main target of making it more attractive and getting more users. It was proposed new parkings in the city center in order not to prejudice the inhabitants who use the private vehicle in their daily journeys. The cost of the implementation of the package of actions proposed in this project will be about 41.479.298,73 €, including the reorganization of the network of the city center, the extension of the cycling network, the construction of new parkings and the acquisition of new buses for the improvement of the public transport system.Instituto Superior de Engenharia de LisboaQuaresma, António Carlos PinheiroRCIPLMartín, Manuel Guevara2016-01-07T12:24:19Z2015-112015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5514TID:201223988porMARTÍN, Manuel Guevara - "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:02ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca
title "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca
spellingShingle "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca
Martín, Manuel Guevara
Ano 0
Ano 9
Vias bus way
Frequência
Intervalo
Material circulante
Lazarillo de Tormes
Período corpo do dia
Período de descanso
Tempo de rotação
Velocidade média
Zona 30
Zonamento
Year 0
Year 9
Bus ways
Frequency
Range
Rolling stock
Park & ride
Main period
Resting period
Cycle time
Average speed
Zone 30
Zones
title_short "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca
title_full "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca
title_fullStr "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca
title_full_unstemmed "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca
title_sort "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca
author Martín, Manuel Guevara
author_facet Martín, Manuel Guevara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quaresma, António Carlos Pinheiro
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Martín, Manuel Guevara
dc.subject.por.fl_str_mv Ano 0
Ano 9
Vias bus way
Frequência
Intervalo
Material circulante
Lazarillo de Tormes
Período corpo do dia
Período de descanso
Tempo de rotação
Velocidade média
Zona 30
Zonamento
Year 0
Year 9
Bus ways
Frequency
Range
Rolling stock
Park & ride
Main period
Resting period
Cycle time
Average speed
Zone 30
Zones
topic Ano 0
Ano 9
Vias bus way
Frequência
Intervalo
Material circulante
Lazarillo de Tormes
Período corpo do dia
Período de descanso
Tempo de rotação
Velocidade média
Zona 30
Zonamento
Year 0
Year 9
Bus ways
Frequency
Range
Rolling stock
Park & ride
Main period
Resting period
Cycle time
Average speed
Zone 30
Zones
description Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
2015-11-01T00:00:00Z
2016-01-07T12:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5514
TID:201223988
url http://hdl.handle.net/10400.21/5514
identifier_str_mv TID:201223988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTÍN, Manuel Guevara - "Lazarillo de Tormes": melhoria da mobilidade em Salamanca. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304517086281728