Vinculação paterna :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Manuel Pereira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43760
Resumo: O presente trabalho consiste num Relatório de Estágio, que visa uma análise reflexiva, acerca do processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista Em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO) no âmbito da realização do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia. Este decorreu durante um período atípico em Portugal e nos restantes países, uma vez que o mundo foi afetado por uma pandemia, causada pelo vírus SARS-Cov-2. Esta pandemia veio alterar a vida em sociedade, impondo regras e restrições em todos os contactos sociais. A rápida propagação da doença, veio sobrecarregar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), alterar protocolos e procedimentos, nomeadamente no que diz respeito ao âmbito da saúde materna, vigilância da grávida e acompanhamento pré natal. Relativamente ao processo de transição para a parentalidade, este é diferente no que diz respeito à maternidade e paternidade. O homem, não sentindo as transformações físicas associadas à gravidez, acaba por vivenciar este processo no plano imaginativo. Com as alterações provocadas pela pandemia, muitos progenitores foram impedidos de acompanhar a mulher grávida durante os procedimentos associados à vigilância pré natal, sendo assim impedidos de participar ativamente nesta vertente da gravidez. Assim, este Relatório de Estágio tem como objetivo responder à seguinte questão de investigação: De que forma a ausência do pai no acompanhamento pré natal irá influenciar a vinculação paterna? Todo o percurso formativo, bem como o desenvolvimento deste projeto foram sustentados pela Teoria dos Cuidados de Kristen Swanson. A nível metodológico, seguiu-se a Prática Baseada na Evidência, bem como a metodologia da Scoping Review segundo as orientações do Joanna Briggs Institute (JBI). Para além disso, foi aplicado um questionário a 54 participantes que vivenciaram o processo da paternidade no contexto acima referido, de forma a perceber quais as suas experiências e de que forma o seu acesso aos cuidados e por consequência o processo de vinculação com o feto foram afetados. Após a análise de conteúdo, emergiram categorias que vão de encontro à evidência científica encontrada, em que através da possibilidade de acompanhar consultas e exames, nomeadamente da observação da ecografia, o pai vai interiorizando mental e emocionalmente o seu novo papel, construindo uma imagem tanto do bebé, como das suas novas responsabilidades, influenciando positivamente o processo de vinculação com o bebé.
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