O melhor do mundo são as crianças ou o valor de uma criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Orlanda Maria Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11871
Resumo: O conceito de criança é uma construção social, dos adultos, que tem que ser analisado nos contextos históricos e sócioeconómicos em que um estudo deste tema se insere. É às gerações mais velhas que cabe a tarefa de construir e moldar as gerações para se tornarem membros das respectivas sociedades. O adulto define o que quer fazer das suas crianças e assim lhe atribui um valor. Valor que está sempre directamente relacionado com as necessidades materiais, sociais e afectivas dos ascendentes e por isso a infância tem que ser olhada no tempo e no espaço das relações familiares e sociais em que decorre. Com a presente dissertação, a partir de uma história de vida, pretendo compreender se, ao longo da vida de um indivíduo, o processo de construção de um determinado conceito, neste caso o conceito de criança, é determinado pela interacção, pela influência/pressão do grupo social de origem, o seu grupo de pertença, ou, mais directamente pela socialização primária dentro do constrangimento do lar, sendo esse processo tão poderoso e determinante que o conceito se internaliza ao longo da vida do indivíduo. Ou se, num sentido diferente, o processo de conceptualização vai sendo redefinido e remoldado pela aproximação, intervenção e interacção com outros grupos sociais e processos culturais distintos do grupo identitário de origem.
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