O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Isabel Margarida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marques, Aldina, Pinto, Alexandra Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202
Resumo: O discurso publicitário é simultaneamente um reflexo do contexto em que é produzido e um agente de mudança sobre o mesmo. No presente estudo, analisamos o discurso publicitário na revista Mundo Gráfico com o propósito de identificar alguns aspetos da identidade portuguesa no tempo do Estado Novo, nomeadamente da identidade nacional e da identidade individual, do homem e da mulher portugueses de então. Simultaneamente, foi nosso propósito identificar as estratégias discursivas envolvidas na construção destas identidades, em particular as estratégias de natureza enunciativo-pragmática, tais como a identificação das vozes enunciativas em diálogo nos anúncios. Ainda, olhamos para os anúncios como manifestações textuais de um género, identificando sumariamente algumas das suas características.
id RCAP_0af8d840c144521370afbd1d0bec7581
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo GráficoO discurso publicitário é simultaneamente um reflexo do contexto em que é produzido e um agente de mudança sobre o mesmo. No presente estudo, analisamos o discurso publicitário na revista Mundo Gráfico com o propósito de identificar alguns aspetos da identidade portuguesa no tempo do Estado Novo, nomeadamente da identidade nacional e da identidade individual, do homem e da mulher portugueses de então. Simultaneamente, foi nosso propósito identificar as estratégias discursivas envolvidas na construção destas identidades, em particular as estratégias de natureza enunciativo-pragmática, tais como a identificação das vozes enunciativas em diálogo nos anúncios. Ainda, olhamos para os anúncios como manifestações textuais de um género, identificando sumariamente algumas das suas características.Redis: Revista de Estudos do discurso2017-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3202Redis: Revista de Estudos do discurso; N.º 6 (2017): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 97-1172183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202/2908Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Isabel MargaridaMarques, AldinaPinto, Alexandra Guedes2022-09-22T10:26:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:13.859642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico
title O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico
spellingShingle O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico
Duarte, Isabel Margarida
title_short O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico
title_full O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico
title_fullStr O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico
title_full_unstemmed O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico
title_sort O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico
author Duarte, Isabel Margarida
author_facet Duarte, Isabel Margarida
Marques, Aldina
Pinto, Alexandra Guedes
author_role author
author2 Marques, Aldina
Pinto, Alexandra Guedes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Isabel Margarida
Marques, Aldina
Pinto, Alexandra Guedes
description O discurso publicitário é simultaneamente um reflexo do contexto em que é produzido e um agente de mudança sobre o mesmo. No presente estudo, analisamos o discurso publicitário na revista Mundo Gráfico com o propósito de identificar alguns aspetos da identidade portuguesa no tempo do Estado Novo, nomeadamente da identidade nacional e da identidade individual, do homem e da mulher portugueses de então. Simultaneamente, foi nosso propósito identificar as estratégias discursivas envolvidas na construção destas identidades, em particular as estratégias de natureza enunciativo-pragmática, tais como a identificação das vozes enunciativas em diálogo nos anúncios. Ainda, olhamos para os anúncios como manifestações textuais de um género, identificando sumariamente algumas das suas características.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3202
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202/2908
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do discurso
publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do discurso
dc.source.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do discurso; N.º 6 (2017): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 97-117
2183-3958
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130450175721472