Pátio : uma visão conceptual e bioclimática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Saulo Rui Gonçalves da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/329
Resumo: O pátio compromete-se a responder a inevitável correlação entre os espaços e as condições sociais, culturais e funcionais que, ao longo do tempo, vão sofrendo mutações, originando reinterpretações da sua ideia base. A ideia essencial é a de um espaço com carácter distinto e identidade própria, de acordo com os seus princípios, materializações e desempenho conceptual e bioclimático no objecto arquitectónico. O principal objectivo a atingir relaciona-se com a importância que o elemento pátio, enquanto espaço conceptual e bioclimático, desempenha no estímulo de tomada de consciência e manipulação de um pensamento projectual. O pátio adquire na conjugação conceptual e bioclimática uma significação interpretativa da sua aplicação num objecto de arquitectura. A importância do pátio, e o seu entendimento como um conceito que vai além da estrutura formal, assume um papel primordial na estrutura humana e vivencial do espaço, incutindo uma visão bioclimática e valorizando a relação e conforto entre objecto arquitectónico e meio ambiente. Esta investigação é proporcionada para melhor entender a interacção entre o pátio e o objecto arquitectónico, enquanto espaço conceptual e bioclimático, demonstrando a capacidade que este elemento possui na articulação e conjugação em diferentes contextos e realidades. Trata-se de uma abordagem que envolve a ideia de pátio numa vertente conceptual e a relaciona com os pressupostos bioclimáticos inerentes ás suas características funcionais.
id RCAP_0b55092c8a707a687e3fb2d129fb02b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/329
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Pátio : uma visão conceptual e bioclimáticaArquitectura bioclimáticaPátiosO pátio compromete-se a responder a inevitável correlação entre os espaços e as condições sociais, culturais e funcionais que, ao longo do tempo, vão sofrendo mutações, originando reinterpretações da sua ideia base. A ideia essencial é a de um espaço com carácter distinto e identidade própria, de acordo com os seus princípios, materializações e desempenho conceptual e bioclimático no objecto arquitectónico. O principal objectivo a atingir relaciona-se com a importância que o elemento pátio, enquanto espaço conceptual e bioclimático, desempenha no estímulo de tomada de consciência e manipulação de um pensamento projectual. O pátio adquire na conjugação conceptual e bioclimática uma significação interpretativa da sua aplicação num objecto de arquitectura. A importância do pátio, e o seu entendimento como um conceito que vai além da estrutura formal, assume um papel primordial na estrutura humana e vivencial do espaço, incutindo uma visão bioclimática e valorizando a relação e conforto entre objecto arquitectónico e meio ambiente. Esta investigação é proporcionada para melhor entender a interacção entre o pátio e o objecto arquitectónico, enquanto espaço conceptual e bioclimático, demonstrando a capacidade que este elemento possui na articulação e conjugação em diferentes contextos e realidades. Trata-se de uma abordagem que envolve a ideia de pátio numa vertente conceptual e a relaciona com os pressupostos bioclimáticos inerentes ás suas características funcionais.2013-09-12T11:44:09Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/329porCruz, Saulo Rui Gonçalves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T10:03:42ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Pátio : uma visão conceptual e bioclimática
title Pátio : uma visão conceptual e bioclimática
spellingShingle Pátio : uma visão conceptual e bioclimática
Cruz, Saulo Rui Gonçalves da
Arquitectura bioclimática
Pátios
title_short Pátio : uma visão conceptual e bioclimática
title_full Pátio : uma visão conceptual e bioclimática
title_fullStr Pátio : uma visão conceptual e bioclimática
title_full_unstemmed Pátio : uma visão conceptual e bioclimática
title_sort Pátio : uma visão conceptual e bioclimática
author Cruz, Saulo Rui Gonçalves da
author_facet Cruz, Saulo Rui Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Saulo Rui Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitectura bioclimática
Pátios
topic Arquitectura bioclimática
Pátios
description O pátio compromete-se a responder a inevitável correlação entre os espaços e as condições sociais, culturais e funcionais que, ao longo do tempo, vão sofrendo mutações, originando reinterpretações da sua ideia base. A ideia essencial é a de um espaço com carácter distinto e identidade própria, de acordo com os seus princípios, materializações e desempenho conceptual e bioclimático no objecto arquitectónico. O principal objectivo a atingir relaciona-se com a importância que o elemento pátio, enquanto espaço conceptual e bioclimático, desempenha no estímulo de tomada de consciência e manipulação de um pensamento projectual. O pátio adquire na conjugação conceptual e bioclimática uma significação interpretativa da sua aplicação num objecto de arquitectura. A importância do pátio, e o seu entendimento como um conceito que vai além da estrutura formal, assume um papel primordial na estrutura humana e vivencial do espaço, incutindo uma visão bioclimática e valorizando a relação e conforto entre objecto arquitectónico e meio ambiente. Esta investigação é proporcionada para melhor entender a interacção entre o pátio e o objecto arquitectónico, enquanto espaço conceptual e bioclimático, demonstrando a capacidade que este elemento possui na articulação e conjugação em diferentes contextos e realidades. Trata-se de uma abordagem que envolve a ideia de pátio numa vertente conceptual e a relaciona com os pressupostos bioclimáticos inerentes ás suas características funcionais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2013-09-12T11:44:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/329
url http://hdl.handle.net/11067/329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304057933725696