A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Inês
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bracons, Hélia, Carichas, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13443
Resumo: Atualmente, existem em Portugal sete Escolas de Segunda Oportunidade (E2O), surgindo a primeira em Lisboa em 2021, onde recai um estudo inicial sobre o perfil dos jovens e um estudo posterior sobre o impacto que esta valência teve nos mesmos, tendo como intuito a análise da caracterização dos jovens da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com recurso à técnica de análise de processos e de entrevistas estruturadas. Evidenciou-se que, no arranque do ano letivo, dos 25 jovens, todos eles se encontravam desmotivados com a escola, sendo que 14 já se encontravam em situação absentista e 6 em abandono escolar. No final do ano letivo, a maioria dos jovens relatou que esta resposta socioeducativa, será uma mais-valia para o futuro e que pretendem continuar a estudar. É de salientar o grande contributo dos técnicos de intervenção social que acompanham sistematicamente os jovens e que através da resiliência adotam sempre estratégias diferentes, de forma a cativar os jovens no seu percurso educativo.
id RCAP_0b74a4326fbd8cd5a31d606f60d26896
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativaThe second school - educating and training to insert - Lisbon : an analysis socio-educational interventionSERVIÇO SOCIALABANDONO ESCOLARABSENTISMOINTERVENÇÃO SOCIALAPOIO EDUCATIVOESTUDOS DE CASOSOCIAL WORKDROPPING OUTABSENTEEISMSOCIAL INTERVENTIONEDUCATIONAL SUPPORTCASE STUDIESAtualmente, existem em Portugal sete Escolas de Segunda Oportunidade (E2O), surgindo a primeira em Lisboa em 2021, onde recai um estudo inicial sobre o perfil dos jovens e um estudo posterior sobre o impacto que esta valência teve nos mesmos, tendo como intuito a análise da caracterização dos jovens da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com recurso à técnica de análise de processos e de entrevistas estruturadas. Evidenciou-se que, no arranque do ano letivo, dos 25 jovens, todos eles se encontravam desmotivados com a escola, sendo que 14 já se encontravam em situação absentista e 6 em abandono escolar. No final do ano letivo, a maioria dos jovens relatou que esta resposta socioeducativa, será uma mais-valia para o futuro e que pretendem continuar a estudar. É de salientar o grande contributo dos técnicos de intervenção social que acompanham sistematicamente os jovens e que através da resiliência adotam sempre estratégias diferentes, de forma a cativar os jovens no seu percurso educativo.Currently, there are seven Second Chance Schools (E2O – Escolas de Segunda Oportunidade) in Portugal, with the first one appearing in Lisbon in 2021, where an initial study on the profile of young people and a subsequent study on the impact that this service had on them were conducted, with the purpose of analyzing the characterization of young people from the Second Chance School – Educar e Formar para Inserir – Lisbon. The use of a qualitative methodology, process analysis technique and structured interviews concluded that at the beginning of the school year, all of the 25 teenagers were unmotivated with school, 14 were already absent and 6 were dropping out at the end of the school year, most of the teens reported that this socio-educational response will be an asset for the future and that they intend to continue studying. It is worth highlighting the great contribution of the social intervention technicians who systematically monitored them and, through resilience, always adopted different strategies in order to attract these teenagers to the educational path.Edições Universitárias Lusófonas2023-01-04T19:39:55Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13443porPereira, InêsBracons, HéliaCarichas, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:01ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa
The second school - educating and training to insert - Lisbon : an analysis socio-educational intervention
title A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa
spellingShingle A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa
Pereira, Inês
SERVIÇO SOCIAL
ABANDONO ESCOLAR
ABSENTISMO
INTERVENÇÃO SOCIAL
APOIO EDUCATIVO
ESTUDOS DE CASO
SOCIAL WORK
DROPPING OUT
ABSENTEEISM
SOCIAL INTERVENTION
EDUCATIONAL SUPPORT
CASE STUDIES
title_short A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa
title_full A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa
title_fullStr A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa
title_full_unstemmed A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa
title_sort A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa
author Pereira, Inês
author_facet Pereira, Inês
Bracons, Hélia
Carichas, Ana Isabel
author_role author
author2 Bracons, Hélia
Carichas, Ana Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Inês
Bracons, Hélia
Carichas, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv SERVIÇO SOCIAL
ABANDONO ESCOLAR
ABSENTISMO
INTERVENÇÃO SOCIAL
APOIO EDUCATIVO
ESTUDOS DE CASO
SOCIAL WORK
DROPPING OUT
ABSENTEEISM
SOCIAL INTERVENTION
EDUCATIONAL SUPPORT
CASE STUDIES
topic SERVIÇO SOCIAL
ABANDONO ESCOLAR
ABSENTISMO
INTERVENÇÃO SOCIAL
APOIO EDUCATIVO
ESTUDOS DE CASO
SOCIAL WORK
DROPPING OUT
ABSENTEEISM
SOCIAL INTERVENTION
EDUCATIONAL SUPPORT
CASE STUDIES
description Atualmente, existem em Portugal sete Escolas de Segunda Oportunidade (E2O), surgindo a primeira em Lisboa em 2021, onde recai um estudo inicial sobre o perfil dos jovens e um estudo posterior sobre o impacto que esta valência teve nos mesmos, tendo como intuito a análise da caracterização dos jovens da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com recurso à técnica de análise de processos e de entrevistas estruturadas. Evidenciou-se que, no arranque do ano letivo, dos 25 jovens, todos eles se encontravam desmotivados com a escola, sendo que 14 já se encontravam em situação absentista e 6 em abandono escolar. No final do ano letivo, a maioria dos jovens relatou que esta resposta socioeducativa, será uma mais-valia para o futuro e que pretendem continuar a estudar. É de salientar o grande contributo dos técnicos de intervenção social que acompanham sistematicamente os jovens e que através da resiliência adotam sempre estratégias diferentes, de forma a cativar os jovens no seu percurso educativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-01-04T19:39:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13443
url http://hdl.handle.net/10437/13443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302233675726848