Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho,Isabel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moresi,Eduardo Amadeu Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200075
Resumo: Resumo: Nos últimos anos a Análise da Aprendizagem tem atraído crescente atenção por investigadores, práticos e instituições. O ponto de partida deste estudo é a questão: Como realizar uma análise do estado da arte sobre análise de aprendizagem? Para responder a esta questão desenhamos um estudo exploratório de modo a obter uma visão geral do tema. Definimos a expressão de busca e as unidades de análise para recolher informação a partir da Web of Science. A análise dos dados teve o apoio VOSviewer (para gerar as redes de coocorrência de palavra-chave e de cocitações de referências citadas) e do Gephi (para o cálculo das métricas de análise, da identificação dos termos mais relevantes e das referências estruturantes do tema). Os resultados obtidos, para além de uma panorâmica geral, permitem gerar novas questões que irão estruturar a revisão da literatura baseada num modelo conceptual sólido. Este método permite evoluir da descrição dos artigos seminais e relevantes para uma análise mais estruturada e interligada.
id RCAP_0b7c364d4240636e973910f16b9a6222
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702021000200075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de aprendizagem: um estudo bibliométricoAnálise de AprendizagemAvaliação EducacionalBibliometriaAnálise de Redes de DocumentosMétodos mistos.Resumo: Nos últimos anos a Análise da Aprendizagem tem atraído crescente atenção por investigadores, práticos e instituições. O ponto de partida deste estudo é a questão: Como realizar uma análise do estado da arte sobre análise de aprendizagem? Para responder a esta questão desenhamos um estudo exploratório de modo a obter uma visão geral do tema. Definimos a expressão de busca e as unidades de análise para recolher informação a partir da Web of Science. A análise dos dados teve o apoio VOSviewer (para gerar as redes de coocorrência de palavra-chave e de cocitações de referências citadas) e do Gephi (para o cálculo das métricas de análise, da identificação dos termos mais relevantes e das referências estruturantes do tema). Os resultados obtidos, para além de uma panorâmica geral, permitem gerar novas questões que irão estruturar a revisão da literatura baseada num modelo conceptual sólido. Este método permite evoluir da descrição dos artigos seminais e relevantes para uma análise mais estruturada e interligada.Ludomedia2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200075New Trends in Qualitative Research v.7 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200075Pinho,IsabelMoresi,Eduardo Amadeu Dutrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:04Zoai:scielo:S2184-77702021000200075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:31.800115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico
title Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico
spellingShingle Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico
Pinho,Isabel
Análise de Aprendizagem
Avaliação Educacional
Bibliometria
Análise de Redes de Documentos
Métodos mistos.
title_short Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico
title_full Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico
title_fullStr Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico
title_full_unstemmed Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico
title_sort Análise de aprendizagem: um estudo bibliométrico
author Pinho,Isabel
author_facet Pinho,Isabel
Moresi,Eduardo Amadeu Dutra
author_role author
author2 Moresi,Eduardo Amadeu Dutra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho,Isabel
Moresi,Eduardo Amadeu Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Aprendizagem
Avaliação Educacional
Bibliometria
Análise de Redes de Documentos
Métodos mistos.
topic Análise de Aprendizagem
Avaliação Educacional
Bibliometria
Análise de Redes de Documentos
Métodos mistos.
description Resumo: Nos últimos anos a Análise da Aprendizagem tem atraído crescente atenção por investigadores, práticos e instituições. O ponto de partida deste estudo é a questão: Como realizar uma análise do estado da arte sobre análise de aprendizagem? Para responder a esta questão desenhamos um estudo exploratório de modo a obter uma visão geral do tema. Definimos a expressão de busca e as unidades de análise para recolher informação a partir da Web of Science. A análise dos dados teve o apoio VOSviewer (para gerar as redes de coocorrência de palavra-chave e de cocitações de referências citadas) e do Gephi (para o cálculo das métricas de análise, da identificação dos termos mais relevantes e das referências estruturantes do tema). Os resultados obtidos, para além de uma panorâmica geral, permitem gerar novas questões que irão estruturar a revisão da literatura baseada num modelo conceptual sólido. Este método permite evoluir da descrição dos artigos seminais e relevantes para uma análise mais estruturada e interligada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200075
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.7 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137409115357184