Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19913 |
Resumo: | Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências podem fomentar um ensino orientado para a ABRP. Neste texto, descrever-se-á o processo de construção e validação de uma grelha de análise de questões incluídas em manuais escolares de Ciências com essa finalidade, apresentando-se não só essa grelha, mas também, a título ilustrativo, uma aplicação da mesma a um tópico de Ciências, 8º ano, abordado nas duas disciplinas desta área. |
id |
RCAP_0b945ea2faaeada24fa64dc0367e7828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19913 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análiseQuestions in Science textbooks: development and validation of a checklistQuestionamentoManuais escolaresGrelha de análiseAprendizagem baseada na resolução de problemasQuestioningSchool textbooksChecklistProblem-based learningSocial SciencesQuestões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências podem fomentar um ensino orientado para a ABRP. Neste texto, descrever-se-á o processo de construção e validação de uma grelha de análise de questões incluídas em manuais escolares de Ciências com essa finalidade, apresentando-se não só essa grelha, mas também, a título ilustrativo, uma aplicação da mesma a um tópico de Ciências, 8º ano, abordado nas duas disciplinas desta área.Questions require a thoughtful answer and can play diverse educational roles, such as stimulating the learning of new knowledge, as is the case in Problem-Based Learning (PBL) contexts. In this context, the student is placed at the center of the teaching and learning processes and plays an active role in the learning of new knowledge. Bearing in mind the influence that textbooks exert on teaching practices, it is worthwhile questioning to which extent questions included in school science textbooks promote a PBL oriented teaching approach. This paper describes the development and validation of a checklist for analyzing the questions included in science textbooks. After introducing the checklist, an example of its application to a science unit assigned to two junior high school science courses (8th grade) is given, approaching the two disciplines in the area.Universidade Federal do Paraná (UFPR)Universidade do MinhoLeite, LaurindaDourado, Luís Gonzaga PereiraMorgado, SofiaVilaça, TeresaVasconcelos, ClaraPedrosa, Maria ArmindaAfonso, Ana Sofia20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19913por0104-406010.1590/S0104-40602012000200009http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200009info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:07ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise Questions in Science textbooks: development and validation of a checklist |
title |
Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise |
spellingShingle |
Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise Leite, Laurinda Questionamento Manuais escolares Grelha de análise Aprendizagem baseada na resolução de problemas Questioning School textbooks Checklist Problem-based learning Social Sciences |
title_short |
Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise |
title_full |
Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise |
title_fullStr |
Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise |
title_full_unstemmed |
Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise |
title_sort |
Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise |
author |
Leite, Laurinda |
author_facet |
Leite, Laurinda Dourado, Luís Gonzaga Pereira Morgado, Sofia Vilaça, Teresa Vasconcelos, Clara Pedrosa, Maria Arminda Afonso, Ana Sofia |
author_role |
author |
author2 |
Dourado, Luís Gonzaga Pereira Morgado, Sofia Vilaça, Teresa Vasconcelos, Clara Pedrosa, Maria Arminda Afonso, Ana Sofia |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Laurinda Dourado, Luís Gonzaga Pereira Morgado, Sofia Vilaça, Teresa Vasconcelos, Clara Pedrosa, Maria Arminda Afonso, Ana Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questionamento Manuais escolares Grelha de análise Aprendizagem baseada na resolução de problemas Questioning School textbooks Checklist Problem-based learning Social Sciences |
topic |
Questionamento Manuais escolares Grelha de análise Aprendizagem baseada na resolução de problemas Questioning School textbooks Checklist Problem-based learning Social Sciences |
description |
Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências podem fomentar um ensino orientado para a ABRP. Neste texto, descrever-se-á o processo de construção e validação de uma grelha de análise de questões incluídas em manuais escolares de Ciências com essa finalidade, apresentando-se não só essa grelha, mas também, a título ilustrativo, uma aplicação da mesma a um tópico de Ciências, 8º ano, abordado nas duas disciplinas desta área. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19913 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0104-4060 10.1590/S0104-40602012000200009 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303692749307904 |