Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Laurinda
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dourado, Luís Gonzaga Pereira, Morgado, Sofia, Vilaça, Teresa, Vasconcelos, Clara, Pedrosa, Maria Arminda, Afonso, Ana Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19913
Resumo: Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências podem fomentar um ensino orientado para a ABRP. Neste texto, descrever-se-á o processo de construção e validação de uma grelha de análise de questões incluídas em manuais escolares de Ciências com essa finalidade, apresentando-se não só essa grelha, mas também, a título ilustrativo, uma aplicação da mesma a um tópico de Ciências, 8º ano, abordado nas duas disciplinas desta área.
id RCAP_0b945ea2faaeada24fa64dc0367e7828
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análiseQuestions in Science textbooks: development and validation of a checklistQuestionamentoManuais escolaresGrelha de análiseAprendizagem baseada na resolução de problemasQuestioningSchool textbooksChecklistProblem-based learningSocial SciencesQuestões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências podem fomentar um ensino orientado para a ABRP. Neste texto, descrever-se-á o processo de construção e validação de uma grelha de análise de questões incluídas em manuais escolares de Ciências com essa finalidade, apresentando-se não só essa grelha, mas também, a título ilustrativo, uma aplicação da mesma a um tópico de Ciências, 8º ano, abordado nas duas disciplinas desta área.Questions require a thoughtful answer and can play diverse educational roles, such as stimulating the learning of new knowledge, as is the case in Problem-Based Learning (PBL) contexts. In this context, the student is placed at the center of the teaching and learning processes and plays an active role in the learning of new knowledge. Bearing in mind the influence that textbooks exert on teaching practices, it is worthwhile questioning to which extent questions included in school science textbooks promote a PBL oriented teaching approach. This paper describes the development and validation of a checklist for analyzing the questions included in science textbooks. After introducing the checklist, an example of its application to a science unit assigned to two junior high school science courses (8th grade) is given, approaching the two disciplines in the area.Universidade Federal do Paraná (UFPR)Universidade do MinhoLeite, LaurindaDourado, Luís Gonzaga PereiraMorgado, SofiaVilaça, TeresaVasconcelos, ClaraPedrosa, Maria ArmindaAfonso, Ana Sofia20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19913por0104-406010.1590/S0104-40602012000200009http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200009info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise
Questions in Science textbooks: development and validation of a checklist
title Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise
spellingShingle Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise
Leite, Laurinda
Questionamento
Manuais escolares
Grelha de análise
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Questioning
School textbooks
Checklist
Problem-based learning
Social Sciences
title_short Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise
title_full Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise
title_fullStr Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise
title_full_unstemmed Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise
title_sort Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise
author Leite, Laurinda
author_facet Leite, Laurinda
Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Morgado, Sofia
Vilaça, Teresa
Vasconcelos, Clara
Pedrosa, Maria Arminda
Afonso, Ana Sofia
author_role author
author2 Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Morgado, Sofia
Vilaça, Teresa
Vasconcelos, Clara
Pedrosa, Maria Arminda
Afonso, Ana Sofia
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Laurinda
Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Morgado, Sofia
Vilaça, Teresa
Vasconcelos, Clara
Pedrosa, Maria Arminda
Afonso, Ana Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Questionamento
Manuais escolares
Grelha de análise
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Questioning
School textbooks
Checklist
Problem-based learning
Social Sciences
topic Questionamento
Manuais escolares
Grelha de análise
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Questioning
School textbooks
Checklist
Problem-based learning
Social Sciences
description Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecimento. Atendendo à influência que os manuais exercem nas práticas de ensino, a questão que se coloca é a de saber em que medida as questões incluídas nos manuais escolares de Ciências podem fomentar um ensino orientado para a ABRP. Neste texto, descrever-se-á o processo de construção e validação de uma grelha de análise de questões incluídas em manuais escolares de Ciências com essa finalidade, apresentando-se não só essa grelha, mas também, a título ilustrativo, uma aplicação da mesma a um tópico de Ciências, 8º ano, abordado nas duas disciplinas desta área.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19913
url http://hdl.handle.net/1822/19913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0104-4060
10.1590/S0104-40602012000200009
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (UFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (UFPR)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303692749307904