As instituições de ensino superior portuguesas no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Joana de Faria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/77160
Resumo: Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
id RCAP_0c14dc2a2a504f8912c131892d08c7a0
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/77160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As instituições de ensino superior portuguesas no InstagramMarketing de ConteúdoMarketing EducacionalWeb 2.0Media SociaisInstagramIESContent MarketingEducational MarketingSocial MediaHigher Education InstitutionsDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business IntelligenceA presente investigação de Mestrado tem o objetivo de avaliar de que forma as IES em Portugal utilizam o conteúdo visual para se comunicarem com o público no Instagram. Tivemos como ponto de partida a seguinte questão: “O conteúdo publicado pelas IES no Instagram vai de encontro às recomendações encontradas na literatura?” O estudo tem o seu foco na presença das IES portuguesas na rede social Instagram, bem como as vantagens que esta rede social proporciona no mercado do ensino superior, cada vez mais competitivo. Este trabalho faz uma revisão bibliográfica aos conceitos de media social, marketing de conteúdo e marketing educacional, à luz do contexto da web 2.0. A investigação desenvolveu-se a partir de uma abordagem netnográfica, com o propósito de realizar uma pesquisa qualitativa através da observação das interações online entre as IES e os alunos. Assim, cumpriu-se o objetivo de avaliar as publicações das páginas de Instagram em estudo e, analisar as diferenças de comunicação entre as IES, verificando se estas seguem as recomendações presentes na Literatura para uma presença eficaz nesta rede social. O estudo, permitiu uma visão sobre a utilização do Instagram pelas IES, revelando os aspetos positivos e negativos das suas práticas assim como as ameaças que as instituições devem enfrentar para otimizar e melhorar a sua comunicação nos media sociais.The present master's investigation aims to evaluate the way Higher Education Institutions in Portugal use visual content to communicate with the public on Instagram. Our starting point was the following question: “Does the content posted by the Higher Education Institutions on Instagram meet the recommendations found in literature?” The study focuses on the presence of the Portuguese Higher Education Institutions on the social network Instagram, as well as the advantages that this social network provides the higher education market, which is increasingly competitive. The present work makes a bibliographic review of the concepts of social media, content marketing and educational marketing, considering the web 2.0 context. The investigation developed from a netnography approach, with the purpose of conducting a qualitative research through the observation of online interactions between the Higher Education Institutions and the students. Therefore, the objective of evaluating the Instagram page posts under study and analyzing the differences in communication between the Higher Education Institutions is fulfilled, by verifying if they follow the recommendations present in the literature for an effective presence on this social network. The study allowed a vision on the use of Instagram by the Higher Education Institutions, revealing the positive and negative aspects of their practices as well as the threats the Higher Education Institutions must face to optimize and improve their communication on social media.Marreiros, Cristina Isabel Galamba de Oliveira de CostaRUNGonçalves, Joana de Faria2019-08-01T14:42:34Z2019-06-252019-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/77160TID:202269710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:35:05Zoai:run.unl.pt:10362/77160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:44.988145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As instituições de ensino superior portuguesas no Instagram
title As instituições de ensino superior portuguesas no Instagram
spellingShingle As instituições de ensino superior portuguesas no Instagram
Gonçalves, Joana de Faria
Marketing de Conteúdo
Marketing Educacional
Web 2.0
Media Sociais
Instagram
IES
Content Marketing
Educational Marketing
Social Media
Higher Education Institutions
title_short As instituições de ensino superior portuguesas no Instagram
title_full As instituições de ensino superior portuguesas no Instagram
title_fullStr As instituições de ensino superior portuguesas no Instagram
title_full_unstemmed As instituições de ensino superior portuguesas no Instagram
title_sort As instituições de ensino superior portuguesas no Instagram
author Gonçalves, Joana de Faria
author_facet Gonçalves, Joana de Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marreiros, Cristina Isabel Galamba de Oliveira de Costa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Joana de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de Conteúdo
Marketing Educacional
Web 2.0
Media Sociais
Instagram
IES
Content Marketing
Educational Marketing
Social Media
Higher Education Institutions
topic Marketing de Conteúdo
Marketing Educacional
Web 2.0
Media Sociais
Instagram
IES
Content Marketing
Educational Marketing
Social Media
Higher Education Institutions
description Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01T14:42:34Z
2019-06-25
2019-06-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/77160
TID:202269710
url http://hdl.handle.net/10362/77160
identifier_str_mv TID:202269710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137977732956160